Em dias santos e em festas, a imagem do santo é colocada no andor e venerada como guia à frente da procissão.
Quiseram fazer o mesmo com Paulo, por causa dos milagres realizados através dele.
A Bíblia responde mostrando que na verdade, Paulo não aceitou. Ao contrário, indignado com tal atitude, severamente os proibiu, dizendo: "Gente, que estais fazendo ? Nós também somos homens mortais como vós, vos estamos anunciando a Boa-Nova. Abandonai esses ídolos inúteis, para vos converterdes ao Deus vivo.
2006-10-19
05:23:55
·
13 respostas
·
perguntado por
Moreno
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Não é a toa que Jesus icomodou tanto os fariseus, denunciando a hipocrisia dos mesmos, que apenas se preucupavam com o seu próprio prestígio, deixando os interesses de Deus p/segundo plano.
Sou pecador como todos vocês, e pela graça de Cristo me separei de uma vida de pecado e de uma condenação certa no dia do juízo do senhor.
Vale a pena defender com tanto ódio, uma prática condenada pelo próprio Deus ? Se desagrada a Deus porque fazê-lo ?
Onde está a razão de fazer algo errado ?
Se há algo que justifique a idolatria peço provas bíblicas. Se a defendem sem provas então isso sim é que é fanatismo.
2006-10-19
07:01:54 ·
update #1
conhecereis a verdade e verdade vos libertará...
2006-10-19 05:25:50
·
answer #1
·
answered by carla f 3
·
2⤊
1⤋
Olha eu sei que vc nao concorda com isso até entendo, mas acho que certos assuntos devem ser tratados com mais respeito, se vc nao acredita blz, agora ir contra ficar questionando acho sacanagem da sua parte, agora que esta acabando a febre da politica aki no YR vai começar a religiosa?!?!?!??!?! vai ficar muito sem graça :(
FICA NA PAZ, FIQUE COM DEUS.
2006-10-19 12:44:57
·
answer #2
·
answered by Srtª lillY* 3
·
3⤊
0⤋
Porque quando o Império Romano adotou o cristianismo como religião oficial teve que submeter os povos que havia dominado a essa nova religião. Antes disso, os romanos jamais interferiam com a fé dos povos conquistados por eles. Acontece que a maioria das religiões desses povos eram politeístas, com vários deuses e divindades, sendo assim a religião católica foi adaptada para se encaixar e ser melhor assimilada por esses novos fiéis, e nesse processo foi criado o conceito de "santo". Esse é o mesmo motivo pelo qual criaram coisas como "Nossas Senhoras" ao redor do mundo. Elas são representações das divindades femininas das antigas religiões pré-cristãs. Durante a Idade Média, líderes religiosos que eram contra essa deturpação do conceito original do cristianismo criaram o movimento protestante.
Essa é a explicação histórica, agora, se você está esperando uma resposta como: "é assim porque Deus Todo Poderoso quer e ele é bom e etc, etc, etc", então sua pergunta é retórica.
2006-10-19 12:40:47
·
answer #3
·
answered by Chaka 3
·
1⤊
0⤋
Não é uma pergunta fácil de responder, porquanto não costumamos falar do procedimento de qualquer igreja, denominação e/ou seita. A forma procedimental é um direito constitucional previsto na Carta Magna dos Direitos Humanos. Liberdade de culto para todos e em todas as suas formas de adoração - até para o satanismo. Não é incrível isso?
2. Por conseguinte, compete a cada um de nós investigarmos à luz da Palavra de Deus aonde encontramos o fundamento básico para solidificar a nossa fé. Entendemos que é exatamente isso que você está fazendo.
3. O contexto de todas as religiões é um contexto histórico. Você tem que ir na fonte. No começo. Aonde começou a idolatraria? Se analisarmos direitinho, ela começou no início, com a antropolatria de Lúcifer. A adoração de si mesmo. Você encontra isso lendo a história dele em Isaías 14: 12-16. Presunção de divindade. Em Ezequiel 28:11-19 encontramos um relato sucinto e diagnóstico da deficiência do caráter desse anjo que ocupava no Céu, depois do Filho de Deus, o mais importante lugar.
4. Toda e qualquer forma ou manifestação de adoração da personalidade humana ou de si mesmo na presença (ou não) de objetos, entenda-se como idolatria. Todas as civilizações sempre tiveram um pendor pela iconezação (ícones e figuras). Foi assim com o Povo de Deus quando adorou o bezerro de ouro. Êxodo 32. A Bíblia está cheia de exemplos de idolatria. E nada é mais terrível para Deus do que ser deixado à margem, por filhos pelos quais Ele fez tudo para salvá-los.
5. O princípio bíblico constitucional contra a idolatria se encontra nos 4(quatro) primeiros mandamentos da Santa Lei de Deus. Lei que Ele (Deus) se encarregou de escrever com os Seus próprios dedos. Veja na proibição o princípionos 3 primeiros mandamentos:
Mandamento - Proibição Princípio - Enunciado
I - Não terás outros deuses diante de Mim. Deus deseja ser adorado com EXCLUSIVIDADE. Não há outro.
II - Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; ... Deus deseja ser adorado ESPIRITUALMENTE. Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram, O adorem em espírito e em verdade. João 4:24
III - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; Deus deseja ser adorado com CONSCIÊNCIA, RESPEITO E REVERÊNCIA.
6. você há de convir que há todo um propósito na relação entre a proibição e o princípio que nortea a obrigação de fazer do crente. Agora diante destas preambulares considerações, estude e pesquise a formação da Igreja Católica desde os seus primórdios. Veja a sua evolução.
7. A título de exemplo, tenho algumas pequenas sugestões que são indicativos da constituição que hoje congrega mais de 3/5 de toda população mundo que pelos menos se confessa Católico.
8. Com o apedrejamento de Estevão no ano 34 d.C. praticamente tivemos a dispersão dos crentes de Jerusalém, membros da Igreja Primitiva e denominada Igreja Apostólica. Uma igreja incipiente, mas com o Poder que se lhe acompanhou após o Pentecostes. Com a prisão de Pedro e sua libertação inédita e miraculosa e a conseqüente morte de Tiago (foi decapitado) por Herodes Agripa no ano 44 d.C., a liderança da igreja passou a Tiago, o irmão do Senhor - Gálatas 1:19 e 2:9; Atos 21:18.
9. A catástrofe do ano 70 d.C. foi fatal para todas as comunidades cristãs da Palestina e o Imperador Adriano se encarregou de tornar ainda mais difícil a vida deles a partir de 132 a 135.
10. Até essa data a Igreja ainda não tinha sido organizada. Havia uma tentativa de sistematização. A liderança cristã era formalizada através dos bispos(anciãos), diáconos e membros. Somente no segundo Século a Igreja iniciou a sua incipiente tentativa de organização, sob o fogo cerrado das guerras e perseguições determinadas pelas diversos imperadores romanos.
11. Somente na última parte do Século II a Igreja viera a receber em seu patronímico a palavra Católica que por semântica significa Universal. Daí a Igreja ficou sendo conhecida como Igreja Católica Apostólica. Evidentemente começou a se distanciar dos princípios normativos constitucionais elaborados pelo Seu Fundador - Jesus Cristo.
12. Como a conversão no ano 300 d.C. do imperador Constantino, ai a coisa se complicou ainda mais. Na Carta que Cristo escreveu aos crentes da igreja de Éfeso, Ele (Cristo) registrou que os membros desse época já haviam deixado o seu primeiro amor, e faz um convite para que se arrependam e volte a praticar as primeiras obras (Apoc. 2:4-5).
13. As características distintivas dessa Igreja Católica desenvolveram-se no período de 160 e 190 d.C. As congregações até então independentes, agora se ligavam numa união efetiva. O poder dos bispos foi grandemente fortalecidos.
14. No tempo de Hipólito (mais ou menos 170-235) em Roma o Credo passara a incluir três perguntas feitas as candidatos dos batismos - esta é a reza do Credo hoje utilizada pela Igreja Católica Creio em Deus Pai, ... A preeminência do bispo de Roma cresceu rapidamente, ... e com esse crescimento veio a primeira declaração extensiva da autoridade do bispo de Roma nos negócios da Igreja em geral. Ai a igreja passou a se denominar Igreja Católica Apostólica Romana.
15. Daí a festa da Páscoa, cerimônia da velha dispensação abolida por Jesus com a instituição da Santa Ceia, veio a ser num domingo - o domingo de páscoa. O Sábado do Senhor, 4o Mandamento da Santa Lei de Deus foi substituí do pelo domingo., etc. etc.
16. A supremacia do papado aconteceu exatamente em 330 d.C. com a mudança da capital do Império de Roma para Bizâncio, fez do bispo de Roma o personagem mais importante da antiga capital, tendo ele em suas mãos o poder político e o poder religioso.
17. Daí, o resto da pesquisa fica por sua conta- você certamente fará as suas descobertas. As enciclopédias estão cheias de resenhas históricas dos conclaves, dos sínodos, das súmulas conciliares, e das deliberações clericais.
18. A introdução e adoração de imagens não foi uma das mais recentes. Veja algumas principais: 1). 300 d.C - oração pelos mortos; 2). 320 d.C. - Velas de cera do mitraismo medo persa; 3). 375 d.C. - veneração aos anjos, santos mortos e o uso das imagens; 4). 709 d.C. - beijar os pés do papa, começando com o papa Constantino; 5). 786 d.C. - culto à Cruz, imagens e relíquias; 6). 927 - o Colégio de Cardeais; 7). 1090 d.C. - O rosário, oração mecânica de contas; 8). em 1184 d.C. - a Inquisição instituída pelo Concílio de Verona; 9). em 1190 d.C. - a vendas das Indulgências.
19. Tudo isso não tem nenhum apoio das Sagradas Escrituras. Falando disso Jesus disse:
Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: ' este povo me hora com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens.' Mateus 15: 7-9 e Isaías 29:13.
20. se você aceitasse um estudo das cadeias proféticas do Livro de Daniel e o Apocalipse você ia ter as respostas para essas e outras perguntas, como também penetrar no mundo das revelações que Deus fez para que tivéssemos o verdadeiro conhecimento do nosso futuro promissor ideado por Ele. A depender de você estamos a disposição. Ai vai um pequena mostrar do que você poderá compreender. Leia Amós 3:7.
2006-10-19 12:36:50
·
answer #4
·
answered by jovem10 5
·
1⤊
0⤋
É por isso que não gosto de religião
uns agredindo os outros em nome de Deus!
Daki a pouco vão se matar como acontece na Inglaterra
2006-10-19 12:31:26
·
answer #5
·
answered by santonome 2
·
1⤊
0⤋
Olha... vcs evangélicos são muito manipulados... tanto que não conseguem entender que não idolatramos ninguem além de Jesus, apenas admiramos pessoas que dedicaram sua vida a ele, as imagens são simbólicas, só mais uma forma de chegar a Jesus!
Entendam isso, ou não, mas nos deixem em paz ou também começaremos a colocar em discussão aqui as coisas que não concordamos a respeito de vcs.
Pq ao invés de estar nos criticando não vão ajudar alguem que precisa já que são tão crentes assim???????????!!!!!
2006-10-19 12:50:53
·
answer #6
·
answered by • ŋןήڶд • 6
·
1⤊
1⤋
Meu amigo vc está lendo de mais a biblia e está a fazer má interpretação adorar e hidolatrar são coisas diferentes de devoção procura um parde e lhe explicará melhor
2006-10-19 12:33:28
·
answer #7
·
answered by Kalandula10 2
·
1⤊
1⤋
Primeiramente: não adoramos imagens, certo? Deveria ter se informado melhor, pois foi infeliz a respeito disso. Do jeito que você explicou, deu a entender que adoramos Santos porque eles realizaram milagres, e blá blá blá. Mas, nós os adoramos porque seus milagres são apenas Deus agindo, se manifestando!! E se não fosse por Deus milagres não aconteceriam...... e também se você não é católico nunca poderá compreender a devoção das pessoas pelos Santos!! Eles foram pessoas abençoadas por Deus!! Pessoas de fé, que acreditaram e conseguiram!!!!
Abraços e procure saber sobre isso, melhor.
2006-10-19 12:31:45
·
answer #8
·
answered by __ Eu?! __ 4
·
1⤊
1⤋
Olha o histórico de perguntas deste cara:
Por quê a Igreja Católica incentiva a fabricação de imagens, se a própria Bíblia católica ...?
Enviada por isaithii - 2 respostas - Religião e Espiritualidade - 3 minutos atrás - Aberto
Por que a Igreja Católica incentiva a idolatria, dedicando devoção aos santos e padroeiros ?
Enviada por isaithii - 10 respostas - Religião e Espiritualidade - 15 minutos atrás - Aberto
Por quê a Igreja Católica proibiu o uso da Bíblia em 1229 no Concílio de Tolosa ?
Enviada por isaithii - 6 respostas - Religião e Espiritualidade - 3 horas atrás - Aberto
Porquê a tradição da Igreja Católica teria o mesmo peso que as Escrituras Sagradas ?
Enviada por isaithii - 4 respostas - Religião e Espiritualidade - 1 dias atrás - Respondida
Porquê os Católicos afirmam que a Igreja Católica é a mais antiga, se a história ... ?
2006-10-19 12:39:08
·
answer #9
·
answered by Carranca 7
·
0⤊
1⤋
Respeito todas as religiões e acho que você deveria fazer o mesmo. Preocupe-se em buscar a Deus sobre todas as coisas e não em criticar outras religiões e tentar abater as crenças das pessoas. Tenho certeza que Deus não aprova essa atitude.
2006-10-19 12:37:45
·
answer #10
·
answered by ? 4
·
0⤊
1⤋