Pq é mais fácil manipular pessoas que não tem o conhecimento da verdade, afinal a verdade está na bíblia. Assim era mais fácil, né! Agora hoje eles tem que ralar mais pra continuar a enganar os fiéis.
2006-10-19 03:08:41
·
answer #1
·
answered by Yapheh 3
·
1⤊
1⤋
Ano 1229, Gregorio IX, pela Bula Dominice Gregis, declara: "Como tenha mostrado a experiência, que se as versões da Sagrada Bíblia em língua vulgar se permite a cada passo e em diferença de pessoa, mais é o dano que daí resulta, do que a totalidade: esteja-se nesta parte pelo juiz do bispo ou do inquisidor, a fim de que com o conselho do pároco ou do confessor possam conceder licença de ler a Bíblia vertida em vulgar por autores católicos, aqueles, de quem entenderem que esta lição podem receber não danos, mas sim aumento da fé e piedade. A qual licença deverá ser dada, por escrito.
Este é o texto do docuemnto do papa da época ar espeito da leitura indiscrimanada biblia.
Aos nossos olhos do sec. 21 isto pode parecer uma absurdo, uma ataque aos direitos das pessoas etc..
Mas era o ano de 1229, a europa ainda dominada em grande parte pelos mulçumanos, as hereseias soltas em todo lugar, principalmente a dos cátaros.
Os cátaros acreditavam que o homem na sua origem havia sido um ser espiritual e para adquirir consciência e liberdade, precisaria de um corpo material, sendo necessário várias reencarnações para se libertar. Eram dualistas acreditavam na existência de dois deuses, um do bem (Deus) e outro do mal (Satã), que teria criado o mundo material e mal. Não concebiam a idéia de inferno, pois no fim o deus do Bem triunfará sobre o deus do Mal e todos serão salvos.
Acredito q se vivessem hj os cataros seriam as vitimas preferidas dos crentes fanáticos...
Note bem q não era proibido ler a biblia, era permitod ler com a assistencia do padre ou do bispo, para que não se gerasse as heresias, tais como as vemos hj soltas por ai....
2006-10-19 10:24:13
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
Quanto à leitura da Bíblia, observe´se quanto vai dito no artigo de PR 451/1999, págs. 547´549: [Ouve´se, por vezes, dizer que a Igreja Católica proibiu a leitura da Bíblia. A resposta há de ser deduzida de um percurso da história. Ora, está averiguado que, nos primeiros séculos, muito se recomendava a leitura do texto sagrado. Na Idade Média e em épocas posteriores (especialmente no século XVI) surgiram hereges (cátaros, valdenses, wycliff, reformadores protestantes) que traduziam a Bíblia do latim para o vernáculo instilando no livro sagrado idéias contrárias à reta fé. Daí proibições, formuladas por Concílios, de se utilizar a Bíblia em língua vernácula, a não ser que o leitor recebesse especial autorização para fazê´lo. As restrições foram impostas não ao texto latino, mas às traduções vernáculas, em virtude de fatores contingentes; a Igreja, como Mãe e Mestra, sente o dever de zelar pela conservação incólume da fé a Ela entregue por Cristo e ameaçada pelas interpretações pessoais dos inovadores da pregação; eis por que lhe pareceu oportuno reservar o uso da Bíblia a pessoas de sólida formação cristã nos séculos em que as heresias pretendiam apoiar no texto sagrado as suas proposições perturbadoras. Ainda no século XIX a Igreja via nas traduções vernáculas da Bíblia (patrocinadas pelas Sociedades Bíblicas protestantes) o canal de concepções heréticas. Todavia, a partir do papa S. Pio X (+1903), deu´se uma volta às fontes, que incluiu a recomendação da leitura da Bíblia, por parte de todos os fiéis, em língua vernácula. No momento presente, dado que existem boas edições da Escritura nas línguas vivas, a Igreja fomenta o recurso assíduo à Palavra de Deus escrita e lida no concerto da Tradição da Igreja.]
2006-10-19 10:09:37
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pois é, infelizmente, leitura excessiva da Bíblia não faz bem para a cabeça de certas pessoas, que começam a se achar donas da verdade... ou melhor, da Verdade...
Você acha que no tempo dos antigos judeus era todo mundo que conhecia as Escrituras?
E o Anticristo, na minha opinião, é o autor da pergunta... que parece querer semear somente a discórdia, ao invés de colaborar para a paz.
2006-10-19 14:07:04
·
answer #4
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
1⤋
Não tenho,infelizmente,conhecimento do assunto.
2006-10-19 10:02:33
·
answer #5
·
answered by Di Sousa 3
·
0⤊
0⤋
Realmente vc tem toda razão, só q Deus é maior e a palavra de Deus não fica escondida, ela é um escudo para todos aqueles que confiam em Deus.
"Graças te dou o Pai, por esconder essas coisas dos sábios e entendidos e revelastes aos pequeninos".
2006-10-19 10:32:03
·
answer #6
·
answered by Thadeu 4
·
0⤊
1⤋
Alguns concílios da Igreja decidiram muitos ensinamentos não bíblicos, por isso usar a Bíblia faria com que o povo desacreditasse na Igreja. Veja alguns ensinamentos decididos nesses concílios (alguns adotados também pelos protestantes):
CONCÍLIO DE CARTAGO (253) - Batismo de bebês;
CONCÍLIO DE TRENTO (1545) - Celibato, Proibido o divórcio;
CONCÍLIO DE LIÃO (1274) - Inferno de fogo;
CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA (730) - Imagens rejeitadas;
CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA (842) - Imagens reintegradas;
CONCÍLIO DE AVINHÃO (1457) - Imaculada Conceição;
CONCÍLIO DE NICÉIA (325) - Encarnação de Cristo;
CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA (681) - Leigos não podem pregar do púlpito;
CONCÍLIO DE FLORENÇA (1573) - Purgatório;
CONCÍLIO DE NICÉIA - e outros (325) - Trindade.
2006-10-19 10:11:41
·
answer #7
·
answered by ? 3
·
0⤊
1⤋