English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-19 00:39:28 · 8 respostas · perguntado por AUREA P 6 em Negócios e Finanças Outras - Negócios e Finanças

8 respostas

O Rei Dario I da Persia provavelmente tenha sido o 1º governante a mandar cunhar metal para comércio 5 séculos antes de Cristo. Talvez seja a mais antiga referência.
No mais, vejamos o que nos traz a Wilkipédia:

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução.No início não havia moeda. praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. Assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor. Este é o caso, por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito. As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.

Ajudei, Escolha a melhor resposta.

2006-10-19 00:53:13 · answer #1 · answered by Gryphus 4 · 1 0

A China foi o primeiro país a utilizar o papel-moeda, no reinado do imperador Wu-Ti, no séc. II a.C. A partir do séc. VII, as notas de depósito, emitidas em troca de dinheiro depositado, eram o meio utilizado entre os comerciantes da dinastia Tang.

O dinheiro moeda não se sabe a origem, já antes de Cristo existia. E sabe-se que antes do surgimento do dinheiro, o homem utilizava a permuta

2006-10-19 07:49:42 · answer #2 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 1 0

Há muito, muito tempo atrás, ninguém precisava de dinheiro. Os grupos humanos produziam tudo aquilo de que precisavam para viver. Quando a sociedade começou a ficar mais complexa, o pessoal começou a dividir as tarefas: uns plantavam, outros construíam casas, outros faziam móveis etc... No começo, as pessoas começaram a trocar coisas: o cara que fazia móveis trocava com o cara que criava galinhas, por exemplo.

Mas o número de coisas a serem feitas e de pessoas que precisavam de coisas foi aumentando, e as trocas começaram a dar muito trabalho. Imagine o tempo que o camarada que fazia cadeiras levava, quando estava com fome, para descobrir alguém que plantasse e que justamente estivesse precisando de uma cadeira... Não dava muito certo. Foi necessário, então, segundo Fernando Cerqueira Lima, da Faculdade de Economia da UFRJ, criar uma coisa que pudesse ser trocada por outra coisa de que a pessoa estivesse precisando, ou seja, era preciso criar um dinheiro.

Após o uso de materiais como o sal para servir de dinheiro, logo se começou a usar, para cunhar as moedas, metais como ouro e prata, que tinham algumas vantagens: eram valiosos com relação a outros metais, tinham pouco peso, não estragavam e era possível dividi-los. Já pensou se o dinheiro fosse gado? Carregar um boi até o mercado e ainda por cima ficar esperando o troco?

Com medo de serem roubadas, as pessoas colocavam seu ouro na casa de indivíduos que eram especialistas em guardar dinheiro -- que hoje seriam os banqueiros. Ao receber esse ouro, os banqueiros escreviam um papel que dizia: "O senhor Fulano de Tal tem guardado junto ao senhor Sicrano de Qual tanta quantidade de ouro." Esse papel, logo chamado moeda-papel, era um recibo do ouro depositado. Com o tempo, as pessoas passaram a não pegar de volta este ouro. Elas simplesmente passavam adiante o recibo, que também era aceito pelos comerciantes.

Alguns banqueiros começaram a emitir mais moedas-papel do que o ouro que tinham guardado consigo. Isso não significa que eles fossem trambiqueiros, mas sim que as trocas cresciam e havia necessidade de mais dinheiro circulando para que os negócios se realizassem. Para controlar a emissão de recibos pelos banqueiros, o governou criou um órgão especial para emitir as notas, que só valiam se fossem emitidas por esse banco do governo. No começo, a quantidade de notas emitidas pelo banco do governo tinha que corresponder à quantidade de ouro existente no país. Mas depois, devido à escassez de ouro e à ganância dos governos, isso passou a não acontecer mais. Hoje em dia, nenhum país emite mais notas de acordo com sua reserva de ouro.

Atualmente já existe uma tendência a que o dinheiro -- notas e moedas -- deixe de existir. Já existem o cheque e o cartão de crédito, com os quais transferimos o dinheiro que está depositado em nossa conta do banco para a conta do dono da loja em que fazemos nossas compras. Com o computador e a internet, então, tudo ficou diferente: muitos já fazem compras on-line, sem sair de casa ou pôr a mão no bolso... Imagine o que achariam disso as pessoas que trocavam mercadorias muitos séculos atrás!

2006-10-19 07:53:37 · answer #3 · answered by nic 4 · 0 0

se vc me mandá seu email vc vai entendddddddd

2006-10-19 07:46:47 · answer #4 · answered by Marciano D 4 · 0 0

No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
Moeda-Mercadoria

Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras.

Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias.

Moedas Antigas

Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais. É pelas impressões encontradas nas moedas que conhecemos, hoje, a efígie de personalidades que viveram há muitos séculos. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua efígie registrada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C.

São cunhadas na Grécia moedas de prata e, na Lídia, são utilizados pequenos lingotes ovais de uma liga de ouro e prata chamada eletro.

2006-10-19 07:44:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

vc e loira.

2006-10-19 07:50:30 · answer #6 · answered by Luiz Felipe 1 · 0 2

Um tal de Ciro... um rei Persa... há milhares de anos...

Porquê?

Porque recebia tantos impostos em gado, cerreais, etc.. que logo começou a ter problemas com o armazenamento e a alimentação dos animais que lhe davam (geralmente eram animais e cereais, além de ouro, prata , metais e pedras preciosas)...

Com a invenção dodinheiro, ele não necessitava tanta despesa, perdas e tinha menos perdas ( os animais morriam, os ratos roiam os cereais) ....

Foi assim... só isso....

Um abraço
............

2006-10-19 07:45:17 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

'alguns" seculos atras antes resolvia na troca ai teve uma necessidade de cunhar moedas em seguinha veio o dinheiro de papel

2006-10-19 07:41:01 · answer #8 · answered by wendell a 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers