Abraão (que significa “pai” ou líder de muitos) é um personagem bíblico citado no Livro do Gênesis (origem), o primeiro livro da Bíblia. Ele foi o primeiro escolhido por Deus para conduzir o povo de Deus. O termo “escrava” não deve ser entendido do modo como se entende o escravo, no processo de colonização do Brasil por exemplo. Escrava era aquela que servia e estava à disposição e não propriamente uma “empregada”. Sarah, esposa de Abrahão, era estéril, por isso ela permitiu que Abraão coabitasse com Agar, sua escrava particular, no sentido de gerar um herdeiro e nasceu Ismael. Isso não era errado...rs, pois tinha o consentimento e a "vigilância" de Deus (segundo a Bíblia Deus falava com seus escolhidos diretamente). Mas, quase aos 70 anos de idade, Deus concede à Sarah a graça de gerar seu próprio filho Izaac (o primogênito).
Moisés que quer dizer "o profeta" escreveu os primeiros 5 primeiros livros do Antigo Testamento da Bíblia chamados de "O Pentateuco". É tido como um dos principais líderes religiosos. Ele foi adotado pela filha do faraó egípcio e foi educado como príncipe do Egito. Aos 40 anos após ter matado um feitor egípcio tomado pela raiva,para fugir da morte ele foge e se exila na região de Midiã. Quarenta anos depois Abrahão foi escolhido por Deus para ser o libertador de Israel e conduzir o povo de Deus à terra prometida (Canaã). Para doutrinar seu povo Abrahão recebeu de Deus no Monte chamado Horebe os "Dez Mandamentos" escritos "pelo dedo de Deus". A condução do povo à Terra Prometida levou quarenta anos e Moisés não entra nela, mas a contempla de longe e morre aos 120 anos.
2006-10-19 00:25:44
·
answer #1
·
answered by kalía | K@ | 1
·
0⤊
0⤋
Francamente! Aquele povo era igual aos islamitas de hoje faziam um monte de barbaridades e diziam estar fazendo em nome de Deus. Poucos que escaparam de fazer atrocidades.
Um deles na minha opinião que foi bem íntegro foi Moisés, não vi nada que o desabonasse.
Alguém pode dizer que ele se revoltou quando bateu seu cajado para sair água e Deus até o castigou, mas é que não se puseram no lugar dele, um monte de anos vagando num deserto, guiando um povo chato do caramba só pentelhando a vida dele e ele comendo aquele maná sem graça, uma hora a paciência esgota.
Ah! na sua pergunta foi Abraão.
2006-10-18 23:42:13
·
answer #2
·
answered by magrão 7
·
1⤊
0⤋
no 10 mandamento abraaõ~vai se encontrar com moises porque os sodado pegam eles que vai acontecer se vai se encontrar com moises no deserto
2015-07-24 14:27:28
·
answer #3
·
answered by Cleuza Conti 1
·
0⤊
0⤋
Primeiramente ,estas informações não estão escondidas ,(até porque estão na Bíblia a alcance de quem queira lê-las).Quanto as suas questões:
1)Não era .Nesse momento da história ,parece que Deus optou por apenas corrigir e atenuar a escravidão (vede por exemplo Lv.22.11,12,10)em vez de eliminá-la.O AT. destaca-se como o livro do mundo que mais insiste que os escravos sejam tratados como seres humanos para o bem deles: o escravo tinha privilégios que os empregados e às vezes filhos não tinham.
É importante compreender a escravidão nesta época.As pessoas a consideravam fato natural,posição na sociedade, a classe inferior.Os escravos constituíam a coluna dorsal da força de trabalho em muitas regiões da época.Eram ,muitas vezes, "profissionais" como professores , médicos, e funcionários públicos .Por essa e outras razões a escravidão era considerada neutra moralmente falando.
É claro que ficamos indignados com os relatos sobre o tráfico de escravos nas Américas , no séc XIX. Ele destruía famílias e roubava das pessoas a liberdade e a dignidade. Muitos da época também se sentiam repugnados pela crueldade de alguns propietários de escravos,embora fossem uma minoria.
Embora o NT. não condene especificamente a instituição da escravidão ,claramente ensinou que a violência e a opressão eram erradas.A sociedade dava aos propietários o direito legal de espancar e até mesmo matar os escravos por pequenas infrações. Em contraposição, o NT. revogou a autorização que tinham os senhores de maltratar os escravos . Os senhores injustos prestariam contas de seus atos a DEUS.(v EF ¨6.9 que diz:"E vós senhores, de igual modo procedei para com eles(os servos), deixando as ameaças ,sabendo que o Senhor ,tanto deles como vosso,está nos céus e que para com ELE não há acepção de pessoas."
2)Vendo o texto em questão,temos o caso de um casal(Abraão e Sara)que era avançado de Idade, eram pessoas com posses e esperavam uma promessa de Deus para suas vidas( Deus lhes prometera que teriam um filho que seria a semente de uma grande nação)que ainda não se cumprira .Sara (Gn16.1-4)incentivou a Abraãoa ter um caso com sua escrava-Agar.Pergunto: por quê? Porque os costumes da época o exigiam.O principal objetivo do matrimônio era a geração de filhos.Se a esposa fosse estéril,tinha por responsabilidade dar uma das servas ao marido para que o nome da família tivesse continuidade.Sarai(na época era esse o seu nome)estava simplesmente cumprindo o seu dever,de acordo com a CULTURA da época.Aliás ,um antigo sistema de leis,o Código de Hamurabi(já ouviram falar nele?????),fornecia as normas para o procedimento de Sara .Ela ,depois do desprezo que sentiu que Agar lhe deu(atitude essa que era prevista no Código de Hamurabi ,e prescrevia ,que se ocorresse da serva desprezar a sua senhora, deveria ser punida) ,após o nascimento da criança(Ismael) sentiu-se ferida(Gn16.5)e começou a culpar a Abaão.Ela desabafou.Poderia ter -se queixado do sistema ;poderia ter culpado a Deus por tardar a cumprir a promessa em sua vida;poderia ter culpado a sua impaciência .Mas em vez disso culpou ao marido.Até porque ele era o chefe da família ,responsável por tudo que nela acontecia.Ou seja ,ela incentivou o caso de seu marido com sua serva , e dpois se arrependeu. Deus não é o responsável por nossos atos , muitos dos quais Ele não concorda.Devemos assumir nossos erros , e não procurar culpados por eles.
2006-10-19 02:15:05
·
answer #4
·
answered by carl.7 5
·
0⤊
0⤋
Abraão teve um filho com sua escrava, não era errado ter escravos, os escravos daquela época não eram como os negros escravos, eles recebiam salário, era pequeno, mas recebia, e depois de sete anos eram libertados. ter filhos com empregadas eram normais, porque sua esposa era estéril, então lhe deu sua escrava para poder dar um filho a Abraão, pela lei mosaica, o homem poderia ter quantas mulheres quisesse, o adultério só era considerado se o homem tivesse a mulher de outro israelense, este filho de Abraão com sua empregada custou muito caro aos israelenses, ele formou outro povo que mais tarde foi chamado de filisteus e hoje são chamados de palestinos, vc já leu esta passagem na Bíblia, senão leia, ela é muito interessante, como toda a Bíblia.
Jesus te ama
abraços.
2006-10-19 02:10:38
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Foi Abraão que teve filho com sua escrava.
O motivo foi que Jeova tinha prometido que ele teria uma descendencia tão nunerosa quanto a areia do mar e como ele ficou idoso e a promessa não se concretizou, sua esposa teve a ideia de dar uma ajuda para Deus e lhe ofereceu a escrava para que ele tivasse um filho.
A consequencia foi que apos um tempo sua esposa engravidou, teve o filho da promessa.
A empregadfa e seu filho começaram a se desfazer do filho legitimo e Abraão por pedido da esposa e ordem de Deus mandou o menino e sua mãe embora com a promessa divina que desta criança nasceria uma grande nação.
Dessa criança nasceu o povo arabe que ate hoje luta com Israel.
Voce sabe que Maome, fundador do islamimo se diz descendente desta criança e descendente de Abraão.
O filho da esposa é Isaque e o filho da escrava é Ismael
2006-10-19 01:13:02
·
answer #6
·
answered by jo lupo 1
·
0⤊
0⤋
Era permitido sim, pelos conceitos morais da época.
E está escrito explicitamente na bíblia, que você pode possuir escravos, desde que não sejam da sua região.
Levíticos 25:44 - Quanto aos escravos ou escravas que tiverdes, virão das nações ao vosso derredor; delas comprareis escravos e escravas.
Como a bíblia é a palavra de Deus, e Deus é imutável........ já sabe né... Estou pensando em comprar uma colombiana bem bonita e um argentino só pra zoar com ele..
Falando sério, isso é apenas mais uma mostra que a bíblia deve ser melhor interpretada e tomar cuidado com o tempo históricos, entre outras coisas.. Essa de palavra de Deus e irrefutável é um discurso poético, mas muito idiota..
2006-10-19 01:02:59
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na época nao, como disse o cara ai de cima, e os escravos, não eram escravos exatamente como nos dias de hoje, eram mais "servidores" do escravos. Eram tao servidores que deviam obedecer os seus senhores em tudo e respeita-los. E como falou o cara anterior, foi Sara que ofereceu a oportunidade a Abraao de fazer um descendente com a sua serva, pois ela ja era idosa para ter um filho, e Deus havia prometido a Abraao uma numerosa descendencia, ela queria, na verdade era cumprir a vontade de Deus a sua maneira. Esse é o problema da gente em querer fazer as coisas a nossa maneira, sem esperar a verdadeira providencia divina.
2006-10-18 23:53:07
·
answer #8
·
answered by paulorafael007 1
·
0⤊
0⤋
Errado no conceito de ética moral de hoje.
Sara, mulher de Abraão, por ser estéril e já contar com 90 anos, deu-lhe Agar por esposa de forma que Abrãao perpetuasse sua descendência.
Nada de errado nisto pelos padrões daquela época.
Depois, se você analisar bem, verá que nisto houve certamente um planejamento de Deus para que da descendência de Abraão saíssem 2 povos.
2006-10-18 23:44:51
·
answer #9
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
è um fato que os protestantes omitem
2006-10-18 23:46:36
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋