EM GRANDE PARTE OCUPARÁ, SIM. ALIÁS, COMO TEM FEITO HÁ SÉCULOS.
COMPARANDO A CURA DE ENFERMIDADES ENTRE A CRENÇA FURADA EM DEMÔNIOS, ESPÍRITOS, VIA XAMANISMO E VIA MEDICINA, A MEDICINA GANHA DISPARADO EM QUALIDADE E EFICIÊNCIA, E TEM DESMONTADO MUITO PROCEDIMENTO EQUIVOCADO.
Como diz o Paulo Vanzolin, (autor de canções como Ronda e biólogo e pesquizador emérito da USP - Univ. de São Paulo) : "a medicina dos índios é uma porcaria".
Com todo o respeito que tenho pelos índios, mas a medicina deles é muito atrazada. Nada contra nossos irmãos índios, tão brasileiros quanto nós. Povo nobre e decente, mas tecnológicamente muito atrazados. Para muitos de seus problemas, só a medicina científica a qual volta e meia recorrem.
Agora, o Homem, tem necessidade de explicação para tudo o que o rodeia. E se não encontra solução, desde tempos imemoriais, ele inventa. (a religião é uma prova disso) É assim, com essa fantasia que suporta os medos daquilo que não entende. Isso é inato no homem. Por isso a tendencia a explicar e racionalizar (arrumar explicação semi racional para justificar seus argumentos, mas geralmente furada - engano involuntário que parece lógica)
Mas, só o pensamento acertado e a comprovação científica, (essa sim, totalmente democrática, sem donos da verdade, sempre evoluindo) desmonta essas fantasias e idéias errôneas. Por esse motivo, a séculos, vem desmontando essas besteiras demoníacas, e mostrando a realidade como é, e deve ter eliminado muita religião besta através da história.
Como a superstição e a explicação fantasiosa faz parte da psique do homem, sempre existirá margem para soluções exdrúxulas via sobrenatural, para coisas que com um pouquinho mais de uso da inteligência, seriam resolvidas a contento. ISSO, POR MAIS QUE A CIÊNCIA EVOLUA.
Em todo conhecimento sério, a ciência ocupará o lugar das religiões arcaicas, sim. Quanto ao lado supersticioso do homem, esse não tem muito como ser "eliminado" do homem, e nem o seria desejável, posto que o pensamento criativo e até científico muito se alimenta da fantasia. Einstein é um exemplo ao afirmar que a imaginação é mais importante que o conhecimento.
O pensamento científico serve para direcionar o pensamento fantasioso e criativo, não para eliminá-lo. A pô-lo no seu caminho certo. Serve para desmontar o pensamento mágico das religiões arcaicas. (todas as religiões, na minha opinião) DESMONTA AS BESTEIRAS, EXPLICA E DIRECIONA, MAS NÃO TIRA A FANTASIA DO HOMEM, QUE É O ESPAÇO "OCUPADO" PELAS RELIGIÕES.
2006-10-19 23:44:26
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
Apesar de acreditar em um mundo espiritual, rezo muito para que esse dia chegue! Não vejo a hora disso acontecer!
2006-10-19 12:18:46
·
answer #2
·
answered by Makoto 6
·
0⤊
0⤋
Sempre haverão teístas E ateístas, para a infelicidade de ambos dos lados.
Não há como um lado eliminar o outro, seja pela fé, pela razão, ou pela guerra. A solução seria a capacidade de conviver com pessoas que pensam diferente.
Espero ter ajudado.
2006-10-19 10:43:03
·
answer #3
·
answered by Jeanioz 5
·
0⤊
0⤋
Espero por isso! Penso que ainda vai demorar muito, talvez nesta humanidade ainda não se verifique isto pois as religiões ainda exercem grande força nas pessoas e instituições, seja esta influência direta ou indiretamente através do Estado (que no século XIX se tornou laico) mas ainda abriga grandes vestígios de cunho religioso nas suas próprias leis. NÃO EXISTE RELIGIÃO ALÉM DA VERDADE.
2006-10-19 09:09:53
·
answer #4
·
answered by masaju 6
·
0⤊
0⤋
Não. A ciência nunca ocupará o vazio infinito que o homem sem Deus sentirá, sentirá ao menos quando a morte se aproximar.
Por outro lado a ciência não é antoagônica à verdadeira religião, que é Jesus Cristo e a Palavra de Deus. Quando há alguma divergência, trata-se de algum equívoco, de um ou de outro lado. Pode haver antogonismo entre cientistas e teólgos, não entre a legítima ciência e a necessidade absoluta do ser humano de se "religar" ao Seu Criador.
2006-10-19 08:14:17
·
answer #5
·
answered by cfr_1951 3
·
0⤊
0⤋
E de preferência que a ciência venha acompanhada com o respeito pelos seres vivos do planeta, a tolerância entre os humanos, a compreensão, a solidariedade e a paz....
Tomara que esse dia chegue em breve!
2006-10-19 07:08:15
·
answer #6
·
answered by Monalisa 3
·
0⤊
0⤋
É verdade que a ciência vem desvendando alguns ''mistérios'' antes imaginados ocorrerem por um passo de mágica. Porém estamos caminhando a passos de tartaruga num universso infinito onde a evolução há por vir através dos tempos, e isso depende é claro das atitudes tomadas por nossa conciência, de forma à eliminar o orgulho e o egoísmo de nossos corações.
2006-10-19 06:29:32
·
answer #7
·
answered by químicoloco 2
·
0⤊
0⤋
Ciencia e ciencia.
E vc parece que nao sei, fala serio.
2006-10-19 05:55:32
·
answer #8
·
answered by Juninho 3
·
0⤊
0⤋
A Religião e a Ciência não são inimigas...
E a prova está no seguinte:
Quanto mais o homem aprende sobre a NATUREZA, mais descobre que ainda terá um INFINITO de COISAS para aprender...
A ESTE INFINITO , Você poderá chamar DEUS, ou aquilo para que TUDO tende, e donde TUDO veio !
As religiões é que terão de se adaptar aos NOVOS TEMPOS !
e não continuar a adoptar uma atitude antiquada e conservadora ...
...
2006-10-19 05:51:36
·
answer #9
·
answered by nuno vaz 4
·
0⤊
0⤋
Não misture as coisas! São pólos completamente opostos.
Ciência é coisa séria.
Religião é pura ignorância.
2006-10-19 05:51:07
·
answer #10
·
answered by Ledbird 3
·
0⤊
0⤋