Bom, quanto ao argumento do canibalismo que alguns citaram, foi o mesmo argumento que Nero, Diocleciano e tantos outros Imperadores de Roma, usaram para mandar para as bocas dos leões, ou para os postes incendiados os nossos martires e nossos santos, que morreram exatamente por proclamarem a sua fé na eucarisitia e confessarem a sua fé em Cristo Jesus que nos mandou celebrar esses mistérios.
Portanto temos aqui entre esses crentes fanatizados, muitos seguidores de Nero, de Caligula, de Diocleciano e de outros perseguidores de Cristãos...mas isto eu ja sabia...
Mas qto a hostia e o vinho serem o corpo e o sangue de Cristo, além dos inumeros relatos dos evangelhos sobre a instituição da eucaristia na ultima ceia, temos o máximo que é de Jesus mesmo,com as palavras Dele, dizendo: ISTO É o meu corpo e o meu sangue, note bem ele não disse, ISTO SIMBOLIZA, Ele disse ISTO É ( não a revista)
"Tomai e comei ISTO É o meu corpo (...) ISTO É é o meu sangue" ( Mt 26, 26-28);
"ISTO É o meu corpo (...) ISTO É o meu sangue" (Mc 14,22-24)
(Detalhe, essas citações eu busquei e colei são de uma biblia evangelica, pra não dizer q não falei de flores..`)
E isto nem o herege Lutero contestou!
Sobre o dogma da transubstanciação, afirmava que era real a presença do corpo e do sangue do Cristo na eucaristia, mas rechaçava o ensinamento de que a eucaristia era o sacrifício oferecido por Deus.
Rebatido o ataque do SIMBOLISMO, vamos ver o q diz São Paulo sobre o sacramento instituído:
pois aquele que come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação. Eis por que há entre vós tantos doentes e aleijados, e vários morreram" ( I Cor 11, 29-30 ).
Seria por isso q no meio dessa gente evangelica existam tantos cegos de alma, surdos de coração e pirado de mentes.
E varios morreram e nem se aperceberam?
2006-10-18 12:17:59
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
1⤋
não tenho a menor dúvida
Jesus Cristo NUNCA MENTIU
se Ele disse que o Seu Corpo era verdadeira comida e Seu Sangue verdadeira bebida, não há porque duvidar ou deturpar Sua Palavra
quem deturpou a Palavra e disse que é representação foram os protestantes.
Até o herege Lutero não tinha dúvida quanto à presença real de Cristo na Eucaristia
2006-10-18 20:41:12
·
answer #2
·
answered by verita 4
·
1⤊
0⤋
Nós católicos acreditamos que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Jesus Cristo! Essa transformação é conhecida como transubstanciação. Isso quer dizer que apesar do gosto ser de pão e vinho, a matéria foi transformada em Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Há na história da Igreja vários milagres em que pão e vinho se transformam realmente em Corpo e Sangue. O mais notável ocorreu em Lanciano, Itália. Um padre orou antes da missa pedindo a Deus um sinal da verdade sobre a transformação de pão e vinho no Corpo e Sangue de Jesus. Milagrosamente, as espécies se transformaram durante a consagração em carne e sangue de fato. A alguns anos, cientistas fizeram estudos sobre as relíquias para assegurar que não fosse uma fraude e os resultados foram incríveis. Descobriram que a carne pertencia ao miocárdio do coração, o sangue era do tipo AB (muito comum entre judeus), dentre outros fenômenos pouco comuns ou extraordinários. Inclusive, uma das festas celebradas no catolicismo surgiu de um milagre desses: A festa de Corpus Christi. Se alguém lhe disse que o pão e o vinho representam o Corpo e Sangue de Cristo, essa pessoa está muito mal informada. Peça a ela que estude mais sobre o assunto e melhore sua fé! Espero tê-lo ajudado! Abraços!
2006-10-18 19:34:39
·
answer #3
·
answered by minerin 3
·
1⤊
0⤋
Sim eu acredito que é real...
ou melhor tenhu certeza...
e se vc não acredita leia sobre o milagre de lanciano...
A pequena cidade Italiana de Lanciano nos Abrozzes encontra-se a 4 km da estrada de rodagem Pescara-Bari, que contorna o Adriático, um pouco ao sul da Pescara e de Chies. Em uma igrejinha desta cidade, igreja dedicada a S. Legoziano ( que se identifica com S. Longiano, o soldado que transpassou o coração de Cristo com a lança na cruz), no VIII século, um monge basiliano durante a celebração da Missa, depois de ter realizado a dupla consagração do pão e do vinho, começou a duvidar da presença na hóstia e no cálice, do Corpo e do Sangue do Salvador. Foi então que se realizou o milagre: diante dos olhos do Padre, a hóstia se tornou um pedaço de carne viva; e no cálice o vinho consagrado torna-se verdadeiro sangue, coagulando-se em cinco pedrinhas irregulares de formas e tamanhos diferentes. Conservaram se esta carne e este sangue milagrosos, e no correr dos séculos várias pesquisas eclesiásticas foram realizadas.
Quiseram, em nossos dias, verificar a autenticidade do milagre, e 18 de novembro de 1970, os Frades Menores Conventuais que têm a seu cuidado a igreja do Milagre decidiram, com a autorização de Roma, a confiar a um grupo de peritos a análise científica daquelas relíquias, datadas de doze séculos.As pesquisas foram feitas em laboratório, com estrito rigor, pelos professores Linoli e Bertelli, este último da Universidade de Siena. A 4 de março de 1971, estes cientistas davam suas conclusões, que em inúmeras revistas de ciência, do mundo inteiro divulgaram em seguida.
Ei-las:
"A Carne é verdadeiramente carne. O Sangue é verdadeiro sangue. Um e outro são carne e sangue humanos. A carne e o sangue são do mesmo grupo sangüíneo (AB). A carne e o sangue são de uma pessoa VIVA. O diagrama deste sangue corresponde a de um sangue homano que tenha sido retirado de um corpo humano NAQUELE DIA MESMO. A Carne é constituída de tecido muscular do CORAÇÃO (miocárdio). A conservação destas relíquias, deixadas em estado natural durante séculos e expostas à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário".
2006-10-19 16:32:22
·
answer #4
·
answered by Sandra Angel 2
·
0⤊
0⤋
Há uma teoria que diz que o nosso pensamento influi na matéria em nível subatômico. Foram realizadas experiências com garrafas d´água em que as moléculas de H2O foram reorganizadas com a força do pensamento das pessoas (você viu o filme "Quem Somos Nós?")? Em feitiçaria, nas suas diversas formas, e em rituais xamânicos, pelos índios, e sempre se utilizou essa prática de transmitir, com o pensamento, uma idéia a uma comida ou bebida, antes de consumi-la, como forma de que aquela idéia passasse a fazer parte da pessoa que a consome. A eucaristia segue o mesmo princípio.
2006-10-18 23:25:24
·
answer #5
·
answered by cassio 2
·
0⤊
0⤋
Os dois estão dentro do princípio do toteísmo que é a substituição do Divino pelo material.
2006-10-18 23:05:51
·
answer #6
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Oi Bárbara
Acredito sim
Não para mim, mas para os católicos, sem dúvida, se transformam.
Sagrado e profano são duas categorias utilizadas pelos Atropólogos para analisar símbolos sociais. O sagrado seria anormal, especial, do outro mundo, real e tabu. O profano seria normal, quotidiano, deste mundo, plebeu e permitido. Num ritual religioso como a consagração da hóstia (ou pão) e do vinho, o sacerdote, através do rito de sacralização transforma-os simbolicamente no corpo e no sangue de Cristo.
Note que para receber o corpo e o sangue de Cristo o fiel se submete a um processo de purificação que começa com a confissão dos pecados, passa pela penitência só para depois de purificado poder receber a dádiva do corpo e do sangue de Cristo para com ele fazer a comunhão.
Todo esse processo está descrito nas três obras que lhe recomendo para estudo.
Bjs
2006-10-18 19:28:22
·
answer #7
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
leia 1cor 10,16-17; 11,17-34; Jo17,1s; At 2,42-16; Lc 24,30-35;
Jo 6; Mt 26,26-28; Mc 14,22-24; Lc 22,19-20; 1cor 11,23-25
Leia depois as respostas recebidas e tire as suas conclusões
depois vote na melhor resposta.
2006-10-18 19:12:12
·
answer #8
·
answered by AFRANIO B 3
·
0⤊
0⤋
Não, porém a simbologia pode nos confortar numa hora difícil e ela acaba se tornando muito real e satisfatória.
2006-10-18 18:56:52
·
answer #9
·
answered by Rodrigo C 1
·
0⤊
0⤋
Eu acredito. Além disso há ai uns caras equivocados. Comungar não significar comer e beber. Significa partilhar, participar. Significa que todos fazemos o corpo e sangue de Cristo ao comungar. Nada de vampirismos...
2006-10-18 18:52:48
·
answer #10
·
answered by Catarina J 3
·
0⤊
0⤋