English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

Assim nos ensinou Leão XIII:
“Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil. Então a Religião instituída por Jesus Cristo, solidamente estabelecida no grau de dignidade que lhe é devido, em toda parte era florescente, graças ao favor dos Príncipes e à proteção legítima dos Magistrados. Então o Sacerdócio e o Império estavam ligados entre si por uma feliz concórdia e pela permuta amistosa de bons ofícios. Organizada assim, a sociedade civil deu frutos superiores a toda expectativa, cuja memória subsiste e subsistirá, consignada como está em inúmeros documentos que artifício algum dos adversários poderá corromper ou obscurecer” (1).


Paulo VI, referente ao papel do Papado na Itália medieval diz: “Não esquecemos os séculos durante os quais o Papado viveu sua História [da Itália], defendeu suas fronteiras, guardou seu patrimônio cultural e espiritual, educou as suas gerações para a civilização, para a polidez, para a virtude moral e social, e associou sua consciência romana e seus melhores filhos à própria missão universal [do Papado]” (2).


Assim, a civilização cristã não é uma utopia. É algo de realizável, e que em determinada época se realizou efetivamente. Algo, enfim, que durou de certo modo mesmo depois da Idade Média, a tal ponto que o Papa São Pio X pôde escrever: “A civilização não mais está para ser inventada, nem a cidade nova para ser construída nas nuvens. Ela existiu, ela existe: é a civilização cristã, é a cidade católica. Trata-se apenas de instaurá-la e restaurá-la sem cessar sobre seus fundamentos naturais e divinos contra os ataques sempre renascentes da utopia malsã, da revolta e da impiedade” (3).

2006-10-18 03:12:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

sempre
veja onde sao baseadas as leis
conhece a frase "Deus abençoe a America"
"jura dizer a verdade nada mais que a verdade"
a frase no dinheiro "Deus seja louvado"
isso tudo é relevante é baseado no evangelho

2006-10-18 09:38:49 · answer #2 · answered by yaveyeshua 2 · 1 0

Voce ja ouviu falar em Martinho Lutero?
O evangelho foi de muita importancia na historia da Alemanha.
E o que voce acha dos paises de doutrina evangelica?
Não sou evangelica mas sei que paises evangelicos se encontram em situação melhor de que paises catolicos como ´o caso do Brasil Paraguai etc
Isso sem falar da inquisicão catolica na Espanha, Italia onde pessoas eram queimadas vivas torturadas ate a morte como os templarios, Joana Darc etc

2006-10-18 10:02:23 · answer #3 · answered by jo lupo 1 · 0 0

Faz cerca de duzentos anos apenas que o evangelho deixou de ter papel relevante na sociedade. E lembre-se foi a FÉ que criou a Inquisição

2006-10-18 09:44:54 · answer #4 · answered by Cida 6 · 0 0

Se as pessoas seguissem a Bíblia, os evangelhos, não haveria necessidade de cadeias, juizes, advogados, etc... Esse dinheiro seria usado para se construir escolas, hospitais, etc.... A bíblia contém tudo que um ser humano precisa saber para ser uma pessoa correta, digna, responsável, útil à sociedade e ao mundo. Na verdade a bíblia é uma Constituição Universal.

2006-10-18 09:44:52 · answer #5 · answered by marppelli 5 · 0 0

Certamente meu caro amigo!

Basta procurar nos anais da história, como por exemplo na Roma antiga, onde Justiniano consolidou a religião católica como oficial, O período do Renascimento cultural, destacou detalhes do cristianismo seja em escultura, pintura e literatura, o próprio comunismo foi inspirado nos ensinamentos de Jesus Cristo(compare seus traços e verás inúmeras semelhanças), a Revolução Francesa foi consolidada através dos ideais de Fraternidade, Liberdade e Igualdade, bastante difundidas pelo evangelho, enfim, existem inúmeros vestígios que o evangelho contribuiu para evolução da História da humanidade.

2006-10-18 09:42:40 · answer #6 · answered by Apocallypse 5 · 0 0

Não sei se você sabe, mas, a história da humanidade é contada como Antes de Cristo e Depois de Cristo.

2006-10-18 09:39:26 · answer #7 · answered by Gabriel V 1 · 0 0

A sociedade somos nós e por isso, te digo, o evangelho é indispensável na vida de qualquer ser humano, pois é preciso, é necessário conhecê-lo.
A verdade que liberta está no evangelho, pena que alguns não forão libertos ainda, mas eu creio que muita gente ainda o será.
Todos os dias existem pessoas que se convertem, que se renovam, que se fortificam, que se edificam, que se abrem para uma nova vida cheia de misericórdia e amor.
Olhe para Jesus, deixe ele entrar em seu coração, ai depois vc me diz se o evangelho tem ou não relevância na sociedade.

2006-10-18 09:38:37 · answer #8 · answered by Daila 2 · 0 0

Tão e tão relevante que dividiu o tempo em AC- antes de Cristo- e DC-depois de Cristo. O que foram as Cruzadas, a Reforma Protestante, a separaçã da Irlanda? Tudo isso se deu graças ao Evangelho. Veja bem que não entro no mérito- se a causa era justa ou não, mas todos esses eventos foram motivadas pela fé no Evangelho de Cristo, seja qual for a interpretação que fizera-se da sua mensagem.

2006-10-18 09:38:10 · answer #9 · answered by Claudia V. P 3 · 0 0

atualmente esta contagiando

2006-10-18 09:37:38 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers