English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por que os incapazes de compreender o mundo que o cerca, seriam sempre do tipo: místico, do tipo supersticioso, do tipo que acreditaria em milagres ou do tipo que acha normal obedecer sem questionar?


É verdade que mesmo mobilizando bilhões de crentes, as superstições não resistem às análises reflexivas feitas pela ciência e a razão?
Se não existe prova arqueológica ou documentos oficiais, que confirme a lenda de Jesus. Como Jesus poderia ser um personagem histórico? Como Jesus pode deixar de ser um personagem místico? Ou como Jesus poderia passar de um “ deus virtual” para algum suposto deus vivo?

2006-10-17 02:29:35 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Uma resposta sem julgamentos:
As superstições e religiões são criadas para explicar o que o homem não consegue entender, dar a ele esperança de uma vida melhor algum dia, impor medo ou domínio.
A maior parte das superstições são derrubadas pela ciência, enquanto outras são confirmadas, apesar de que por razões diferentes das que se acredita.
É mais fácil acreditar em superstições ou no que os outros dizem no que pensar, buscar respostas. Além disso, as respostas das superstições são fáceis de entender, mais do que as respostas reais.
Por fim, sobre Jesus e religião, atualmente no nosso mundo ela é a base da esperança e crença de um mundo melhor. As vezes ocorre o fanatismo, que nega qualquer idéia ou evidência em contrário a Bíblia, mas nem sempre. Para Jesus passar a ser um personagem histórico, só achando evidência histórica, e não só da sua existência, mas dos seus milagres.

2006-10-17 02:50:15 · answer #1 · answered by Dani 3 · 0 0

Depende de que versão de "religião" você estiver se referindo. Àquela a qual pertenço simplesmente explica os fatos, de uma forma sábia e inteligente, tendo a Bíblia como referência, graças a Deus.

Quem dá crédito somente à "ciência e à razão" sem questioná-la é fanático, porque ignora o "background" da realidade do mundo que nos cerca e não admite que possa ser diferente daquela bitola que foi imposta em sua mente pela sociedade secular.

Caso você ainda não tenha se dado conta, o mundo é um verdadeiro milagre! ou você se dá à pretensão de achar que estaria à altura de criar este mundo com toda a vida que nele há. Sem comentários!

Humildade não faz mal a ninguém, e por suas palavras...; de arrogância, egoísmo, pretensão e prepotência o mundo está cheio, e é por isso que existe tanta desigualdade social.

A Bíblia é repleta de bons exemplos, e pessoas como você só dão maus exemplos. Aonde quer chegar com isso? Nem me interessa, é problema seu, mas na parte que me toca eu respondo e tá respondido. Sem mais.

2006-10-17 08:46:18 · answer #2 · answered by Carvalho-Tree 3 · 0 0

Lisandro,
não é irracional ser religioso, pelo contrário, não ser religioso é ser irracional. A verdadeira fé é racional, pois está apoiada em fatos incontestáveis. Se você está dizendo que existem pessoas que viajam nas suas idéias eu concordo com você, mas você não pode generalizar.
O questionamento é válido em qualquer setor da sociedade, até ao limite do convencimento. Por exemplo, você parece desacreditar no Jesus Histórico, mesmo com todas as provas da sua existência registrada até por pessoas que não acreditavam nEle. Ele dividiu a História em Ante de Cristo e Depois de Cristo, honra que não foi dada a nenhum outro. O Seu nascimento e a sua paixão são conhecidas e comemoradas em todos os países. Existem provas de que Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou, o que muitos acham que são apenas mito. Por qual razão? Quem prova que foi mesmo assim? Será que essa é a pergunta certa?
O que sabemos vem de fontes primárias escritas e arqueológicas. Não aceitar isso como evidência clara, e como prova incontestável, é beirar o cesticismo absoluto! E dessa forma qualquer coisa que não vimos (São Tomé) podemos rejeitar pelo mesmo argumento. Você sabe quem foram seus avós, ou bisavós, ou quem descobriu o Brasil, ou quem foi dom Pedro I, Tiradentes, se já existiam pessoas morando no futuro Brasil ná época da descoberta, e etc.?
Só podemos saber sobre essas coisas através de fontes documentais ou arqueológicas, ou tradição oral,... Será que devemos duvidar da existência daqueles que não conhecemos pessoalmente. Será que as imagens que vemos da China são verdadeiras, do homem na Lua, dos satélites artificiais no espaço, etc...
Será que é tudo superstição?
Tudo é uma questão de crença, de fé, acreditar na evolução, por exemplo.
Valeu, tchau.

2006-10-17 03:02:12 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Não existe nenhum dogma religiosa que realmente seja uma verdade absoluta. ;-)

2006-10-17 02:44:40 · answer #4 · answered by Jeanioz 5 · 0 0

Nossa...quanta filosofia!

2006-10-17 02:39:18 · answer #5 · answered by regina o 7 · 0 0

As religioes surgiram para alienar a populaçao, é uma forma de manter a igreja no poder, tudo não passa de jogo de interesses

2006-10-17 02:37:55 · answer #6 · answered by moni_teles 4 · 0 0

os fatos poem a existencia em evidencia

2006-10-17 02:36:44 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers