O Leone é o mais sensato daqui. Ninguém sabe o que aconteceu ainda. As suspeitas são muitas, claro.
- radar do controle de vôo com falha: é possível.
- comunicação entre o CENTRO DE CONTROLE (pelo amor de Deus, não é da TORRE de controle) e o Legacy com problemas: é possível.
- Legacy desligar transponder para fazer "piruetas" à lá vontè para testar a aeronave: é possível, considerando-se que é uma idéia completamente suicida.
- Boeing ter tido uma despressurização e iniciado uma descida de emergência: é estranho, mas possível.
- pilotos americanos - como sempre - entendendo só o que querem quando querem: é possível.
As possibilidades são muitas. Se o controle de vôo, por exemplo, vir a falhar, existe para isso o TCAS, que não foi útil visto que supostamente o Legacy estaria com o transponder desligado. Porquê? Porque talvez estivesse fazendo piruetas no ar (opção muito, muito remota). Ou talvez porque existem algumas teorias de alguns equipamentos transponder que, se acionados para mudar o código por mais de alguns segundos, desliga-se automaticamente. E por que o Legacy teria tentado mudar o código transponder? Pode ser que estivesse com problemas de comunicação com o Centro, e tivesse decidido acionar o código especial para falha de comunicações. Ou talvez simplesmente porque houve alguma falha no equipamento.
O controle de vôo no Brasil - nesses últimos dias - tem sido visto como fraco. Não é fraco. É muito bom, por sinal. Os equipamentos, sim, são fracos em muitas regiões do país.
O que deixa nós, brasileiros, irritados é o fato de americanos ou pessoas de outras nações especularem que por causa deste acidente, o controle de tráfego aéreo no Brasil é muito fraco. Então ninguém se lembra do acidente ocorrido em 2002, na Alemanha, onde dois jatos colidiram em pleno ar por "culpa" maior do controle de vôo suíço? (Coloquei culpa entre aspas pq depois foram verificados vários fatores que contribuíram para o acidente, inclusive manutenção de aparelhos no controle) E ninguém veio dizer que o controle de vôo europeu é fraco, ou falaram isso??? Claro que não. Europa. Primeiro mundo. Na Suíça, equipamentos fracos no controle de vôo? Nunca. Mas no Brasil, sim. O Brasil é uma terra de ninguém, terceiro mundo. E tem gente que vai na onda de gringo e diz que não acha mais seguro viajar de avião!
Infelizmente, um acidente nunca acontece por um motivo só. Sempre há uma sucessão de acontecimentos e falhas para se chegar a um acidente concretizado. E, infelizmente de novo, depois que se apurarem as causas deste acidente, podem ter certeza de que o controle de vôo se tornará mais seguro ainda, não só pelos controladores, mas pelos pilotos, pelas companhias aéreas, pelas instituições responsáveis pela segurança no espaço aéreo.
Continuo mostrando meu pesar pelo ocorrido com a aeronave da GOL, uma empresa nova no mercado, mas muito séria, que segue à risca todas as normas de segurança (claro que as outras companhias também, mas a GOL é um excelente exemplo), que preza sempre pela SEGURANÇA de seus passageiros.
Eu espero que as pessoas sensatas aguardem a conclusão das investigações, e que, independente do resultado, da "culpa", não deixem de acreditar no trabalho dos pilotos (brasileiros ou americanos), nas companhias aéreas e nos controladores de vôo.
2006-10-18 17:56:05
·
answer #1
·
answered by Jordan 4
·
0⤊
0⤋
deixem as acusações para serem feitas DEPOIS do inquérito e apuração de TODOS os fatos relacionados ao acidente.
2006-10-21 05:46:14
·
answer #2
·
answered by RAFAEL S 4
·
0⤊
0⤋
Os pilotos
2006-10-21 03:59:31
·
answer #3
·
answered by lionandosmz 2
·
0⤊
0⤋
pasra dar uma opinião tem que estar ciente do caso, e ninguem ainda tem conhecimento dos fatos.
2006-10-17 17:00:05
·
answer #4
·
answered by Leone 6
·
0⤊
0⤋
Os norte-americanos do jato. E se brincar vão sair do país na maior impunidade
2006-10-17 14:19:04
·
answer #5
·
answered by ZA / FA 5
·
0⤊
0⤋
Os pilotos do Legacy.
Da mesma forma que você quer sair fritando pneu e testando motor na estrada se for à loja e comprar um Golf GTI zero KM, os pilotos quiseram testar o "brinquedo novo", no caso o Legacy, mesmo não se importando com as normas de segurança, assim como o motorista do carro. Tanta gente morre devido à motoristas inconsequentes, por que essa irresponsabilidade não pode se aplicar aos pilotos? Só por que são americanos? Intocáveis?
2006-10-17 13:08:01
·
answer #6
·
answered by rogerio f 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que o piloto do legacy não entendeu as instruções dos controladores e do alto da prepotência americana imaginaram que estavam certos.
2006-10-17 11:59:56
·
answer #7
·
answered by José 1
·
0⤊
0⤋
Realmente acredito não importar muito, de quem é a culpa, me preocupo mais com os familiares, uma coisa é certa quem quer que tenha errado vivera com as mortes nas costas algo que não desejo a ninguém e que Deus poça intervir por essas pessoas, Vamos todos pedir para Deus confortar os familiares e que as vitimas possam ser auxiliado onde quer que estejam. Abraço.
2006-10-17 09:06:10
·
answer #8
·
answered by Montaro 3
·
0⤊
0⤋
A resposta é lógica... o controle aéreo brasileiro funciona muito bem.. a culpa toda é dos americanos do Legacy, que a toda hora se contradizem em suas versões ( a saber, piloto e co-piloto ). Esses americanos se desviaram do seu plano de vôo, sendo esta, em minha modesta opinião, a principal causa do destroçante vôo.
Inicialmente eles deveriam voar a 37.000 pés, depois voltariam para 36.000 e no local da colisão deveriam estar a 38.000..
No entanto, manteram a rota em 37.000 pés, que era a mesma rota do Vôo 1907 da Gol.
2006-10-17 08:57:00
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
talvez sejam os ZAGUEIROS e o GOLEIRO que não evitaram o GOL
para pessoal , agora vão ficar procurando pelo em ovo, acidentes acontecem vão tentar adivinhar culpados agora
e as familias das vitimas, ninguém esta preocupados com eles
2006-10-17 08:51:46
·
answer #10
·
answered by Dee_Dee 3
·
0⤊
0⤋