O diabo não é uma criação cristã. É uma figura presente na mitologia das religiões abrâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo). Tem elementos de várias religiões e crenças mais antigas. Os pés de cabra do capeta, por exemplo, são dos faunos e sátiros da mitologia grega. O conceito de bem e mal também está presente em muitas religiões. No zoroastrismo, por exemplo, o bem é associado à luz, ao sol, e o mal à noite, às trevas. O próprio cristianismo recebeu influências do zoroastrismo, como o próprio ritual da missa católica. Não por acaso, o filósofo Nietzsche escolheu Zoroastro (Zaratustra) como personagem de sua obra Also Sprach Zarathustra (Assim falava zaratustra), o que pretendeu foi uma crítica à moral judaico-cristã.
2006-10-16 18:02:25
·
answer #1
·
answered by nj.camargo 2
·
0⤊
0⤋
Vendo Deus como onipotente e de eterno amor, não cabe aí a existência do diabo.
Se o diabo existe é porquê Deus o quer, e dessa forma não é de eterno amor, deixa o diabo por aí fazendo o que ele bem quer, matando e influenciando, e os mais fracos Deus enfia num fogo eterno sem chances nem para argumentação.
Se o diabo existe e Deus não quer isso, o diabo ou é mais ou tão poderoso quanto Deus, logo, ele não é onipotente.
As vezes parece isso mesmo, que Deus é fichinha perto do poder do capeta... pelo menos é isso que os evangélicos passam.
Acreditar verdadeiramente em Deus anula a crença ao diabo. O diabo não passa de um comodismo religioso, uma forma de passar para um terceiro um erro totalmente seu. Toda a maldade tem raíz unicamente humana na Terra.
2006-10-17 02:23:03
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
TANTO o demônio quanto os deuses são criações humanas para controlar os povos desde a antiguidade.
não pense que isso é privilégio das religiões modernas.
o povo deveria temer alguma coisa para não se tornar tão rebelde quanto as leis dos homens, então criaram seres mitológicos para amedrontá-los e fazê-los cumprirem certas regras.
nada demais.
lembre-se:
deus NÃO existe!
2006-10-17 02:00:38
·
answer #3
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
0⤊
0⤋
Penso que é a mais pura verdade.
Isso é até uma coisa feia de se acreditar...
2006-10-17 01:43:38
·
answer #4
·
answered by Jeanioz 5
·
0⤊
0⤋
Cabeção o diabo ñ é uma invenção cristã,cabeça de melão.
Sua crença é absurda,pois te deixa bitolado,Satanás é o anjo caido Lúcifer,ele era um anjo de luz,que se rebelou usurpando o lugar de Deus.
Cuidado pois vc esta fazendo o mesmo questionando a palavra do Deus vivo.
Só que o diabo ñ tem mais concerto,mas você tem,Deixa Jesus entrar no seu coração
2006-10-17 01:06:32
·
answer #5
·
answered by kra12que12faz 2
·
0⤊
0⤋
A primeira atitude a esclarecer para si mesmo e para seus filhos é sobre a inexistência de vida eterna. A vida é um fenômeno já extensamente estudado e a conclusão geral da comunidade cientÃfica é que não existem espÃritos nem vida após a morte.
EspÃritos são fantasmas e a ciência nunca analisou nenhum fantasma simplesmente porque isso não existe mesmo, são lendas originadas pelos homens primitivos que nada entendiam e viam relâmpagos, raios e trovões nos céus durante as tempestades e diziam entre eles serem manifestações de “espÃritos de deuses” no ar e foi assim que essa lenda começou. No Brasil os Ãndios chamavam Tupã o Deus dos Trovões, outras religiões que nunca viram o Brasil chamavam de Thor o Deus do trovão da mitologia nórdica fazendo seus raios com o seu martelo Mjolnir. Thor é considerado o filho de Odin, o Deus Supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a Deusa de Midgard (a Terra). Pura imaginação: Thor (nórtico arcaico: Ãórr, inglês arcaico: Ãunor, alto alemão arcaico: Donar) é um deus de cabelos vermelhos e barba, representando a força da natureza reconhecido pela sua manifestação o trovão!!!
*Portanto NÃO existem “espÃritos”, “deuses”, “Deus”, “anjos”, “demônios”, “Diabo”, “fadas”, “gnomos”, “poderes sobrenaturais”, “paraÃso”, “inferno” tudo relacionado a essas idéias, nada disso é real são só lendas da fértil imaginação humana primitiva, tudo isso é pura ilusão, fantasia, imaginação das mentes que foram doutrinadas a crer.
Se existissem poderes sobrenaturais, esses poderes seriam utilizados como armas nas guerras, nunca foram porque nunca existiram tais "poderes". Se existissem esses poderes não existiriam as doenças, a medicina os utilizariam para curar os enfermos.
Quem utiliza fé na medicina é chamado charlatão.
Quem reconhece essas verdades nunca mais ficará assombrado com medo de fantasmas, com medo de ser castigado por “Deus”, não terás mais medo de feitiços, nem de feiticeiros não terá mais medo nem do “Diabo”, nada mais vai ter “poderes” sobre você! Você vai progredir na vida porque tem a certeza de que não tem tempo a perder e se não produzir obras sua vida passa vazia e você não deixa nada aqui, vai passar a produzir muito mais, mais arte, mais ciência, mais literatura, porque você passa a ter mais responsabilidade com a sua própria vida, sabe que ela é única e por ser única passa a se cuidar muito mais, não vai deixar para realizar as suas obras na próxima vida porque reconhece que vida você só tem esta a que está vivendo agora, e também não vai se matar á toa, sua auto-estima sobe ao máximo enfim você acorda para a realidade. Lembre:
A única forma de você atingir o futuro é através de seus filhos que transmitirão para as gerações futuras os seus genes.” Reproduza-se!
A única forma de seus pensamentos estarem presentes no futuro é através de suas obras artÃsticas, cientÃficas ou literárias.” Crie-as!
A sua vida é uma só, jamais existiu nem jamais existirá alguém como você, aproveite a oportunidade de estar existindo e vivendo para deixar aqui boas e belas obras para que você seja lembrado(a) porque após sua morte, você nem vai saber que morreu, você vai desligar completamente e a seguir será enterrado ou cremado mas não vai assistir ao seu enterro nem sentir o calor das chamas calcinando seus ossos ou ver as larvas de môscas comerem seu cadáver. Para se ter alguma religião é necessário ter cérebro pensando nisso, cérebro de carniça não pensa mais nada e fantasmas não existem.
Morte é o fim.
_A questão de imaginar, supor, existir vida eterna tem origem no próprio psiquismo vaidoso e ambicioso do ser humano. Primeiro ele imaginou um “Deus Eterno” e depois quis imitar o “Deus” que ele mesmo imaginou e se tornar eterno também e se imaginou possuidor de um espÃrito eterno, quiz se assemelhar ao “Deus” que ele mesmo criou em sua imaginação!
à o caso de uma ilusão produzindo outra ilusão.
Lembre sempre disso: EspÃritos não existem!
2006-10-17 00:52:26
·
answer #6
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
Primeiramente o diabo não é criação cristã, na verdade satanás cujo nome é Lúcifer era um anjo de Deus (Anjo de luz) o responsável pelo louvor a Deus, que se rebelionou e quis tomar o lugar de Deus. Quando você fala de encarnação, precisamos ter bastante cuidado, pois não existe segundo a bíblia que é a palavra de Deus, pois relata que ao homem é determinado nascer e morrer apenas uma vez, precisamos estudar um pouquinho mais a bíblia porque as vezes somos levados a acreditar em evangelhos que não foram inspirados por Deus e ficamos acreditando em coisas que não pertencem a Deus.
Abraços.
Cristiano.
2006-10-17 00:50:27
·
answer #7
·
answered by CRIS... 4
·
0⤊
0⤋
Mircea Eliade em suas obras trabalha bem esse tema... como esse atribuição de culpa sobre um bode espiatório ocorre nas diversas sociedades....Acredito que o Cristianismo tenha criado a idéia de inferno - terra - céu... o diabo ou a personificação do mal não é uma criação cristã...
Também creio que a realidade vai além "do bem e do mal"... não existe um limiar de bondade e maldade extremas... são coisas relativas... às vezes pensamos que estamos fazendo o bem a alguém e na verdade o que fizemos pode causar mal à pessoa que recebeu o favor ...
O que é legal em algumas religiões como o Camdomblé e religiões greco-romanas é a não divisão extremista entre o BEM e o MAL... Os deuses nessas crenças possuem os dois elementos... coexistem em um único ser ora a possibilidade de bondade e ora a possibilidade de serem maus... como na guerra de Troia a Deusa Atenas era "boa" para os gregos e "má" para os troianos, o inverso acontecia com o deus apolo que estava do lado dos troianos e nem por isso eram entitulados como deuses bons ou maus... nem Hades (deus do mundo inferior) recebe o rótulo de Deus Mau
O bem pode ser mal, dependendo do prisma em que é analisado...
Paz e bem
2006-10-16 18:28:11
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vou me deter por algum tempo para responder a essa sua colocação, já que não foi uma pergunta. Você está tremendamente enganado! O diabo é tão real quanto eu e você. Não pense que a presença dele é tão sutil quanto as obras de Deus; não é nada disso. É um ser espiritual que vive entre os homens encarnados, isto é, vivos. Mesmo sendo, ele, espiritualizado, a sua presença é tão forte entre os homens (generalizados) que em certos casos se materializa. Posso garantir que você não sabe do que está falando! Ardiloso e dominador, tem fortes interesses de continuar despercebido. Não acreditar em Deus é aceitável pela sutileza de suas obras, e não pode ser diferente; já o diabo é justamente o contrario, ele deseja ser ignorado e as suas obras não são sutis. É importante mencionar que quem mais se preocupou com as obras maligna do diabo foi Jesus Cristo. Ele mais dos que os outros entendeu completamente o poder destrutivo do diabo. Aliás, a necessidade de lutar contra o diabo, foi o que ele deixou de mais importante para nós. O desaparecimento de muita gente tem a ver com a existência do diabo, meu amigo. O meu conselho é: façamos como Cristo ensinou; oremos e vigiemos. Não existe outra saída.
2006-10-16 18:27:01
·
answer #9
·
answered by Doutor Satille 5
·
0⤊
0⤋
O icone Diabo pode ser ciação cristã, mas o mal vem de muito tempo atrás, no começo da nossa raça, quando começamos a viver em sociedade e dar nome nas coisas precisávamos "nomear" um sentimento estranho, que causa algo em nosso interior, cada religião nomeou com um nome algo que todos concordam, Diabo é sinônimo de coissa ruim, que prejudica, que te leva par um caminho sem volta, medo.
2006-10-16 18:19:59
·
answer #10
·
answered by sgtdacunha 2
·
0⤊
0⤋
a minha visão, não religiosa, mais antropológica. Desde que o mundo o mundo existe esta dicotomia, os dois polos, o certo e o errado, Deus e o Diabo. Sim Diabo é o anjo rebaixado, LUcifer na visão cristã, também aquele que implanta o mau na terra, mas nada mais nada menos, ele serve para explicar o inexplicável da maldade se tudo que é bom vem de Deus, e o que é de ruim? entendem...então por isso acredito que somos criaturas onde somos também desta dicotomia, temos muito de Deus e pouco do demo, e assim com isso acirrando ainda mais estes pólos que nos é mostrado em nossas vidas...o ruim e o bom, o certo e o errado, o lindo e o horrivel...
enfim o Diabo, lucifer, coisa feia, nada mais nada menos serve para o homem explicar o que os leva a fazer coisas ruins maléficas perante a uma sociedade.
2006-10-16 18:08:31
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋