A Bahia orgulha-se de suas igrejas católicas, suntuosas, monumentos arquitetônicos realmente admiráveis, algumas muitos belas, outras muito ricas, várias marcadas por especial devoção popular. Diz a lenda que a cidade do Salvador conta com 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Dizem os amigos dos números exatos que entre igrejas e capelas elas não somam mais que 100, outros historiadores juram que o número de igrejas é bastante superior a 365. Pouco importa. Talvez os que falam em 365 computem igrejas já desaparecidas, mas que ainda vivem na memória do como a da Sé ou a antiga igreja da Ajuda, a mais velha da cidade. Ambas foram demolidas. Onde ficava a igreja da Ajuda construíram outra e nela guardaram o púlpito de onde Vieira falava. Agora a primazia de velhice é disputada por duas igrejas: a capela da Graça e a matriz da Vitória, que vivem em competição de datas. A visita às famosas e monumentais igrejas de Salvador é uma rotina dos que visitam a cidade. As igrejas são tantas, que não haverá aqui espaço para citá-las todas, mas segue um breve roteiro:
Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Situada ao fim do Corredor da Vitória, foi fundada em 1531. Dizem que aí casaram-se as filhas de Caramuru.
Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça. Localizada na Av. Princesa Leopoldina - Graça. Onde afirmam estar sepultado o governador Tomé de Souza, é de 1525, fundada, ao que também afirmam, por uma filha de Caramuru.
Igreja e Convento de São Francisco. Localizada na Praça Anchieta, Terreiro de Jesus. A mais célebre igreja da Bahia, de fama mundial, obrigação de visita para todo e qualquer turista, vaidade da cidade religiosa, embasbacamento para os olhos devido à quantidade de ouro espalhada pelas paredes, colunas, teto e altares, por isso é chamada de "Igreja do Ouro". É considerada o mais belo exemplar da arte barroca nas Américas. Inúmeros azulejos retratam nos corredores uma bíblia inteira: antigo e novo testamento.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Situada ao lado da igreja de São Francisco. Possui a mais bela fachada de todas as igrejas da Bahia, em alto relevo, toda esculpida em pedra de cantaria, única no Brasil.. Esta fachada esteve durante muitos anos coberta com uma camada de cal, e ninguém sabia da existência de tal preciosidade. Um eletricista que fora ali realizar alguns trabalhos foi quem revelou, casualmente, o segredo que a cal encobria. O eletricista estava bêbado e começou a dar marteladas sobre a parede descobrindo então a verdadeira fachada da igreja.
Catedral Basílica. Localizada no Terreiro de Jesus. Fachada em pedra lioz e interior com 13 altares da fase renascentista até o rococó. Antigamente era o Colégio dos Jesuítas.
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Situada no Largo do Bonfim. Sua construção foi iniciada em 1756. Em 1923 foi elevada a basílica. É a igreja mais popular da Bahia e local de devoção onde todos os anos é realizada a famosa lavagem das escadarias, a Lavagem do Bonfim, uma das mais autênticas e maiores manifestações do sincretismo religioso em Salvador.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Dedicada ao culto da Virgem, fica em frente ao Mercado Modelo, na Rua da Conceição da Praia. Famosa igreja com fachada em pedra lioz. Ponto de partida para o cortejo da Lavagem do Bonfim e início do ciclo de festas populares de Salvador.
Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Mont Serrat. Localizada na península de Itapagipe. Situada ante o mar, possui uma célebre imagem de Nossa Senhora e uma pintura de costumes do século XVII.
Igreja e Mosteiro de São Bento. Largo de São Bento. Belo conjunto arquitetônico restaurado, onde existem museu sacro e biblioteca.
Igreja e Convento da Soledade. Rua Augusto Guimarães. O convento foi fundado em 1739. Quando os exércitos libertadores da Independência entraram triunfantes na cidade as freiras da Soledade fizeram uma coroa de louros que colocaram na bandeira vitoriosa. Essas freiras parece que gostam das revoluções já que em 1930, quando da vitória tenentista, repetiram o gesto.
Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo. Rua do Carmo. Foi fundada em 1585. Neste convento foi assinada a rendição dos holandeses. A igreja possui a sacristia considerada a mais rica do Brasil.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Largo do Pelourinho. Construída à noite pelos escravos e negros livres; torres de estilo indiano. Padres negros são ordenados nesta igreja, num ritual que é exemplo do sincretismo religioso da Bahia.
Igreja do Santíssimo Sacramento. Rua do Passo. Nas escadarias desta igreja foi rodado o filme "O pagador de promessas".
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo. Largo de Santo Antônio Além do Carmo.
Igreja da Santa Casa de Misericórdia. Rua da Misericórdia.
Igreja das Mercês.
Igreja do Coração de Jesus. Av. Angélica.
Igreja de Santa Luzia. Av. Jequitibá.
Igreja e Convento de Nossa Senhora da Piedade. Largo da Piedade.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Largo do Pelourinho. Construída à noite pelos escravos e negros livres; torres de estilo indiano. Padres negros são ordenados nesta igreja, num ritual que é exemplo do sincretismo religioso da Bahia.
Igreja e Convento de Santa Tereza. Rua do Sodré.
Igreja de Senhora Santana. Ladeira de Santana.
Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória. Largo da Saúde.
Igreja e Convento da Lapa. Av. Joana Angélica.
Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Rua do Pilar.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão. Rua Joaquim Távora.
Igreja de Nossa Senhora da Barroquinha. Ladeira da Barroquinha - Sé.
Igreja de São Miguel. Rua Frei Vicente ou Ladeira de São Miguel.
Igreja de São Pedro dos Clérigos. Praça 15 de Novembro.
Igreja de Nossa Senhora de Brotas. Av. Dom João VI.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Rua da Ajuda.
Igreja do Senhor dos Aflitos. Largo dos Aflitos.
Igreja de Santo Antônio da Mouraria. Rua da Mouraria.
Igreja de São Lázaro. Alto de São Lázaro.
Igreja de Santo Antônio da Barra. Av. Sete de Setembro, Ladeira da Barra.
Igreja de Nossa Senhora da Penha. Rua da Penha.
Igreja de São Domingos. Praça 15 de Novembro.
Igreja e Convento do Desterro. Rua Santa Clara do Desterro.
Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Rua Luiz Viana.
Igreja da Santíssima Trindade. Av. Frederico Pontes.
Capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo. Rua do Corpo Santo.
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Largo de Nazaré.
Igreja de São Pedro. Praça da Piedade.
Igreja do Carmo. Largo do Carmo.
Igreja da Ordem Terceira de São Domingos. Terreiro de Jesus.
Igreja de São Joaquim. Praça São Joaquim.
Igreja da Ascensão. Centro Administrativo da Bahia.
Igreja da Boa Viagem. Largo da Boa Viagem.
Igreja e Convento da Palma. Largo da Palma.
Igrejas dos Quinze Mistérios. Santo Antônio.
Igreja dos Mares. Praça Padre Natividade.
Igreja Coração de Maria. Rua Democratas.
Igreja da Lapinha. Praça da Lapinha.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Av. Sete de Setembro.
Igreja de São Francisco de Paula. Rua São Francisco de Paula.
Igreja do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Praça Montezuma.
2006-10-16 17:49:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋