Estes cinco artigos tratam desse tema, e expressam minha opinião. Para mais informações, mande-me uma mensagem.
‘Sem sacerdotes — sem Igreja’
O clero católico na França enfrenta um problema grave: a velhice. Com pouquíssimos novos sacerdotes para ocupar as vagas deixadas pela perda de clérigos de mais idade devido à morte ou aposentadoria, o número de sacerdotes na França diminui constantemente. O jornal Ouest-France diz que na Bretanha, reduto tradicionalmente católico no oeste da França, o número de sacerdotes caiu para apenas 2.207. Somente 180 sacerdotes têm menos de 50 anos, 900 têm entre 50 e 70 anos, e mais da metade tem mais de 70 anos. Prevendo que essa tendência pode significar uma crise para a Igreja, o arcebispo de Rennes, Jacques Jullien, lamentou: “A falta de sacerdotes é nosso problema número um. . . . Sem sacerdotes não há Igreja.”
Sacerdotes importados
A Igreja Católica, preocupada com a falta de padres nos países desenvolvidos, começou a importar sacerdotes, segundo a revista italiana L’Espresso. “Na Europa, inclusive na Itália, e na América do Norte, os seminários não estão formando novos sacerdotes em número suficiente e nas dioceses não há sacerdotes para substituir os que saem ou morrem”, diz a revista. Para preencher essas vagas, a Igreja está importando sacerdotes do Brasil, das Filipinas e da Índia. “Isso é algo novo”, relata a revista, “e representa uma grande mudança nas diretrizes da Igreja. . . . Na Itália, há no momento 1.131 sacerdotes de países de fora da União Européia na lista de pagamento do Episcopado, o que representa 3% do total”. Com isso, a Itália está se tornando um ‘território que precisa de missionários’, observa a revista.
‘Religião está num plano secundário’
Uma pesquisa recente entre a população urbana carente no Brasil revelou que, entre os 67% de adultos que dizem ser católicos, apenas 35% professam crer em Jesus, em Maria e nas doutrinas da Igreja. E apenas uns 30% vão à missa toda semana. Esse estudo patrocinado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil mostra também que muitos discordam da postura da Igreja sobre o sexo pré-marital (44%), o divórcio (59%), um novo casamento (63%) e o uso de métodos contraceptivos (73%). Segundo o teólogo Severino Vicente, a Igreja está perdendo terreno devido à falta de sacerdotes, à participação cada vez menor no sistema educacional do Brasil e ao ensino superficial de doutrinas. Ele declarou: “A nova geração de católicos foi educada no relativismo e colocou a religião num plano secundário.”
O sacerdócio já não atrai como antes
Os pais católicos hoje “não sentem mais aquele orgulho de dizer ‘meu filho é padre’ ”, comenta The New York Times. “Os líderes eclesiásticos . . . estão bem cientes de que a principal causa da falta de sacerdotes é que há poucos pais católicos que animam os filhos a desenvolver a vocação para o sacerdócio.” Uma das causas apresentadas é que hoje as famílias católicas são pequenas, tornando “mais difícil aceitar que um filho único se torne sacerdote e conseqüentemente celibatário”, acrescenta o artigo. “Além disso, alguns pais que foram entrevistados comentaram que nessa última década o sacerdócio perdeu muito do prestígio que tinha. Isso devido a constantes casos que aparecem nas notícias sobre padres que abusam de crianças.” Um estudo entre católicos bem ativos na Igreja, feito a pedido da Conferência Nacional de Bispos Católicos, revelou que dois terços dos pais não encorajam seus filhos a seguir uma carreira religiosa, isto é, de ser padre ou freira. Edward J. Burns, padre e representante do grupo, comentou que em uma reunião de família, se um rapaz e uma moça anunciarem que estão vivendo juntos, ninguém vai desaprovar. Mas se um rapaz estiver contemplando o sacerdócio, membros da família na certa o chamarão para um canto e lhe farão a pergunta: “Você tem certeza de que é isso que quer da vida?”
Por Que Católicos Deixam a Igreja
Que motivos apresentaram os cardeais para a chamada vulnerabilidade de seus rebanhos? Um motivo, diz o Cardeal Vidal, “é a falta de sacerdotes para ministrar, de forma pessoal, às necessidades dos fiéis católicos. Não é de admirar, portanto, que muitas de nossas dioceses sejam campos bem abertos para o proselitismo das seitas”. Mas por que faltam sacerdotes? Um dos principais motivos é o requisito não-bíblico do celibato imposto aos sacerdotes de toda a Igreja latina desde o século 12. Até a Bíblia de Jerusalém, católica, declara em 1 Timóteo 4, versículos 1 e 3: “O Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns renegarão a fé . . . ; proibirão o casamento.” — Compare com 1 Coríntios 9:5; 1 Timóteo 3:1, 2.
2006-10-16 15:17:53
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
1⤊
0⤋
Bom, isto pode ser uma coisa localizada na sua cidade, q eu nem sei qual é.
Pelo contrario, o numero de vocações aumentou muito nos ultimos tempos, os seminarios estão cheios, os cursos de fislosofia e teologia idem, penso mesmo q a Igreja está vivendo um grande momento vocacional.
Mas logico, que temos de rezar muito por novas vocações:
“Jesus percorria todas as cidades e aldeias, e ali ensinava em suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do reino e curando toda doença e toda enfermidade. Vendo as multidões, tomou-se de compaixão por elas, porque estavam exaustas e prostradas como ovelhas sem pastor. Então diz aos seus discípulos: ‘A messe é abundante, mas os operários, pouco numerosos; pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe’ ” (Mt 9, 35-38).
2006-10-16 15:37:24
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
Realmente como você mesmo disse a igreja precisa de renovação e rever valores. Acho que como está afasta muitos do sacerdócio.
2006-10-16 15:13:42
·
answer #3
·
answered by Luigi Scrofa 7
·
2⤊
0⤋
Os padres têm que se casar p/ haver + motivação e menos escândalos de pedofelia.
2006-10-16 15:06:36
·
answer #4
·
answered by Servo 4
·
2⤊
0⤋
As leis celibatárias etc... tornam o caminho do sacerdócio difícil para muitos.
Fora a igreja já não ter mais o mesmo respeito.
Tudo isso faz ela correr este risco sim.
2006-10-17 02:42:38
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Seguir a filosofia de vida que Jesus Cristo ensinou é ótimo é formidável é extremamete moral e benéfico para a evolução do comportamento do Ser Humano e suas 27 raças.
Tudo o que Jesus disse e ensinou resume-se numa só frase:
Amar ao próximo como a ti mesmo.
Se todos cumprirem esse único mandamento o mundo estará salvo!
A filosofia de vida de Jesus Cristo é boa e não tem nenhum problema.
Os problemas causados são com os "representantes" dessa filosofia os que transformaram o cristianismo em forças políticas que governaram os países da Europa por mais de mil anos.
Só a inquisição durou seis séculos imagine! As cruzadas ou sejam, os exércitos da religião Católica Romana, lutaram contra Judeus e Muçulmanos por séculos. A fé foi imposta a ferro e fogo. Houve de tudo, desde perseguições a genocídeos a expulsão dos territórios ou execução sumária de quem permanecesse em determinados locais e países, a história das religiões é cruel, sangrenta, malígna, magia negra do obscurantismo.
A fé vai bem obrigado.
O que está errado são as empresas da exploração da fé alheia.
A fé é uma relação direta entre você e seu Deus elimine intermediários nisso Jesus Cristo deixou bem claro:
Não fui Eu que te curei, foi a sua fé em Mim quem te curou!
Monte em sua casa um altar Ame a seu Deus à vontade dentro da sua própria casa, se gosta de agradar a Deus ofertando oferendas lhe dê oferendas em seu altar dentro de seu próprio lar, enfeite o altar com flores frutos e doces, acenda velas lá, e deposite os dízimos todos os meses numa conta de poupança em seu nome mas o dono da conta mesmo é Deus, ninguém sabe se no dia de amanhã você precisar de dinheiro urgente, se precisar você simplesmente pede esse dinheiro emprestado para Deus e saca da poupança que fez em nome de Deus, depois você devolve, deposita mais e mais, deixe seu Deus sempre com algum dinheiro para poder lhe ajudar quando você mais precisar da ajuda Dele. A palavra de Jesus está na bíblia, compre uma e leia, você não precisa ir a templos para ouvir a palavra de Jesus porque nos templos dizem só o que interessa dizer e na maioria das vezes o que dizem são só mentiras e o interesse deles é só o seu dinheiro.
Leia a bíblia e interprete só com sua própria inteligência, afinal você não é burro certo!
Siga o que Jesus ensinou mas desconfie de quem o está representando, não receberam procuração de Jesus para fazer isso e nem encaminham a Jesus toda a fortuna arrecadada com todos os dízimos que vocês pagaram. Pense nisso!!!
2006-10-16 15:59:05
·
answer #6
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
1⤊
0⤋
Neste mundo tem gente para tudo e ser padre não é a pior coisa a se fazer por ai.A vocação sempre será o ponto de inicio e se for preciso tenho certeza que valores que não forem basicos serão revistos.Por exemplo o casamento de padres,os leigos poderem celebrar a missa,talvez até sacerdotizas quem sabe....
2006-10-16 15:20:57
·
answer #7
·
answered by AFRANIO B 3
·
1⤊
0⤋
Matematicamente falando... Se a cada dia surgem centenas de novas denominaçôes de igrejas só aqui no Brasil E que apenas centenas de pessoas sigam essas novas denominações, não vai sobrar padres e nem católicos daqui uns tempos! Apenas evangélicos e ateus!
Vai ser um caos geral!
2006-10-23 02:58:18
·
answer #8
·
answered by SATELLITE 7
·
0⤊
0⤋
Não há esse risco. Os seminários estão cheios de jovens vocacionados que serão futuros sacerdotes. É certo que a população aumenta mas acredito que já esteve pior. Na minha paróquia antigamente todos os padres eram estrangeiros (italianos). Hoje uma minoria, uns dois ou três o resto brasileiros e ocupam posições de destaque como vigário coisa que não acontecia no passado.
2006-10-21 13:05:51
·
answer #9
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
ACREDITO QUE NÃO.
COMO NÃO EXISTE NA BÍBLIA TODA, NENHUMA PROIBIÇÃO CONTRA O CASAMENTO DOS PADRES, (vamos tomas isto como exemplo) VAI CHEGAR UMA HORA QUE PARA NÃO PERDEREM FIEIS E PASTORES, VÃO TER QUE ABRIR MÃO DESSE "DOGMA" MILENAR.
(este é só um exemplo, têm que mudar muita coisa, mas todos nessa mesma linha)
A proibição de casamento dos padres é uma das maiores sacanagens da História religiosa.
No tempo em que a Igreja recebia pelas indulgências, vendia o caminho´ para o Céu, (ou você pensa que isto começou com o Edir Macedo ?) muitos fieis ricos deixavam sua fortuna para a Igreja ou para o Padre, que nessa época podia ter fortuna própria. Para "cortar esse barato" e a Igreja (católica) se fortalecer economicamente, a proibição do padre se casar e quando morrer deixar toda sua grana para a Igreja, (pois se não tinha filhos, não tinha decendentes para deixar herança) veio solucionar essa sede pecuniária.
Celibato, de virtude não tem nada. Só serve para ser quebrada pelos padres espertinhos que dizem uma coisa e fazem outra, e para criar uma série de pessoas desajustadas sexualmente, em sua maioria. Um ou outro raro, ainda escapa dessa sina. E serviu para aumentar brutalmente a grana da igreja.
(Nessa época , muitos Papa geralmente tinha filhos, todos bastardos não assumidos. Tinha exército próprio, e alguns foram guerrear pessoalmente comandando-as como Generais -- um absurdo, tendo em vista as idéias pregadas pelo Cristo)
Com idéias absurdas, se vista pela ótica de hoje, mas coerentes com a mentalidade MedievaL, A Igreja sempre foi se adaptando às necessidades de seu público consumidor.
Hoje não será diferente. É a necessidade que gera a mudança. Enquanto o time esta ganhando, não se mexe. Por isso a Igreja ainda consegue criminalizar o uso da camisinha, do sexo antes do casamento, etc. Se perder essas bandeiras, hoje, perde sua identidade. Seu público fiel que ainda acredita nisso, e de quem precisam economicamente.
(Veja, estou separando a Igreja de Cristo. - Cristo é um herói da Humanidade. As Igrejas, quase todas, um simulacro de virtudes, todas violadas nos bastidores - fariseus, que pregam o certo, mas não seguem o que pregam; e ainda usam o nome de Cristo para esconderem a sacanagem) (existem raros religiosos que não se comportam assim - mas é uma heróica minoria)
Como a indústria produtiva têm que se adaptar ao novo gosto dos consumidores, com certeza a Igreja vai se adaptar para os novos tempos.
O celibato, hoje não é mais necessário. A Igreja têm outros meios de ganhar dinheiro. Para manter sua identidade, esse absurdo ainda tem valor.
E FRIZO NOVAMENTE ESTE CONCEITO: SÓ PARA MANTER SUA IDENTIDADE, ( O QUE NÃO É POUCO) AINDA MANTEM ESSAS TRADIÇÕES.
Mas, um dia isso cai. Com certeza isso cai.
Os pilantras que se escondem atrás da imagem de Cristo, não
vão deixar grana e poder se extinguirem de bobeira.
Só gostaria de saber qual será a desculpa dada, nesse dia.
2006-10-16 15:45:16
·
answer #10
·
answered by ClaiX 6
·
1⤊
1⤋