esse fenomeno é chamado "Déjà vu" e é usualmente pensado como uma impressão de já ter visto ou experimentado algo antes, que aparentemente está a ser experimentado pela primeira vez. Se assumimos que a experiência é na verdade uma recordação, então o déjà vu ocorre provavelmente porque uma experiência original não foi completamente codificada. Nesse caso parece provável que a situação presente dispare a recordação de um fragmento do passado que se baseia numa experiência real mas de que temos apenas uma memória vaga. A experiência pode ser perturbadora, principalmente se a memória está tão fragmentada que não há conexões fortes entre esse fragmento e outras memórias ou nenhuma conexão consciente pode ser feita entre a situação actual e a memória implicita. O termo foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um homem com forte interesse em fenómenos psiquicos. O termo de Boirac dirige a nossa atenção para o passado. Contudo, uma pequena reflexão revela que o que é unico no déjà vu não é algo no passado mas algo no presente, nomeadamente, a estranha sensação que temos quando experimentamos o déjà vu. Temos muitas vezes experiências em que a novidade não é clara que nos levam a levantar questões como, Já li este livro? Isto é um episódio que já vi o mês passado? Este lugar é-me familiar, será que já cá estive? Mas isto não é acompanhado de sensações estranhas. Podemos sentir-nos confundidos, mas a sensação associada a déjà vu não é de confusão mas de estranheza. Não há nada de estranho acerca de não nos lembrarmos se já leu um livro antes se tem cinquenta anos e já leu milhares de livros. Quando isso acontece não se sente estranho. Mas com o déjà vu sentimo-nos estranhos porque não pensamos que devamos sentir-nos familiares a essa percepção.
Portanto, é possivel que a tentativa de explicar o déjà vu em termos de memória perdida, inatenção, vidas passadas, clarividência, etc, possa ser completamente errada. Deviamos falar da sensação de déjà vu. Essa sensação pode ser causada por um estado do cérebro, por factores neuroquimicos durante a percepção. A sensação de déjà vu é comum entre pacientes psiquiátricos. Tambem precede ataques de epilepsia do lóbulo temporal. E, em 1955, quando Wilder Penfield fez a sua famosa experiência na qual estimulava electricamente lóbulos temporais, encontrou um bom numero de experiências de déjà vu
2006-10-16 14:15:01
·
answer #1
·
answered by Verunna 2
·
0⤊
0⤋
Sim, já .Existem dois tipos de sonhos os reais ou seja São verdadeiras viagens astrais São muito reais e lógicos na maioria das vezes nos lembramos nitidamente quando acordamos e sempre nos trazem um pensamento que nos ajuda alguma idéia etc. Já o outro e o sonho devido ao cotidiano este e devido a nossa vida cotidiana na maioria das vezes ilógico . Muita luz
2006-10-20 21:03:47
·
answer #2
·
answered by Vilma 4
·
0⤊
0⤋
Já sonhei o mesmo sonho de forma idêntica....porém; com a diferença de uns 20 anos.
2006-10-20 20:44:44
·
answer #3
·
answered by Lock 2
·
0⤊
0⤋
JA , E NORMAL POIS VC TEM UM ESPIRITO QUE ANTECEDE OS SEUS MOVIMENTOS E TE PROTEGE A CADA DIA, QUANDO VC PENSA EM IR A ALGUM LUGAR O ESPIRITO DE DEUS JA FOI LA PARA VER SE E SEGURO
2006-10-20 09:02:14
·
answer #4
·
answered by mauro_cbs 2
·
0⤊
0⤋
Isso acontece por causa do nossos genes que estavam em nossos pais, avós, bisavós, tataravós, etc... A semente está no homem, e nós viemos de Adão... Provavelmente algum antepassado teu esteve nestes lugares que você sonha ou até às vezes vê na tv ou em revistas e parece que já esteve ali, Busque sua árvore genealógica e você entenderá melhor isso.
2006-10-17 08:42:48
·
answer #5
·
answered by Alfredo J 2
·
0⤊
0⤋
sim varias vezes, uma delas foi em uma estrada e paramos pra tirar foto, eu minha filha e meu marido, quando eles passaram pro outro lado da estrada em um campo lindo de plantação, eu me vi nitidamente naquela situação, como se já estivesse ali tirando aquela foto., o mais importante é que esta foto so esta foto queimou no filme, isso tem 7 anos e hoje estou separada.
2006-10-16 22:54:41
·
answer #6
·
answered by lobinhaF 3
·
0⤊
0⤋
com certeza. e achei muito normal, pois acredito que vivemos outras vidas e por isso nos recordamos de lugares, que ainda não conhecíamos nesta.
foi interessante você abordar essa questão, pois a muito tempo, isso não tem mais acontecido nem mesmo em sonho.
então me dei conta de que isso só aconteceu em um período, onde me encontrava em um estado de espírito privilegiado, sem a correria do dia a dia que vivo hoje, e com muita paz.
espero que desfrute deste momento e que se alongue por muito tempo, pois para mim foi muito bom.
felicidades, abraços e beijos de seu amigo, ete.
2006-10-16 21:27:55
·
answer #7
·
answered by ete 5
·
0⤊
0⤋
Perfeitamente normal. Nós, os seres humanos, temos capacidades que não aceitamos. Mas, algumas pessoas têm estas capacidades mais desenvolvidas e as aceitam melhor.
2006-10-16 21:25:53
·
answer #8
·
answered by Olifa d 1
·
0⤊
0⤋
Já tive sonhos que impressionou muito, por ter sonhado mais vezes com o mesmo lugar, lugar esse parecer muito familiar, parecia já ter morado naquele lugar mas não sei onde fica. Não tenho nenhum argumento para explicar tal sonho, gostaria de ter algumas respostas sobre esses sonhos.
2006-10-16 21:23:38
·
answer #9
·
answered by Jorge Horacio Bastista 1
·
0⤊
0⤋
O homem possui uma espécie de antena psico-sensorial no cérebro que pode ser usada em desdobramentos tanto nos sonhos como em vigília. O que acontece com vc não tem nada de anormal, todo ser humano ao menos uma vez na vida já experimentou uma situação dessas. Somos seres imperfeitos presos num mundo de sonhos, permanentemente ligados ao nosso eu extrafísico que tem ligações com aquela antena citada acima, e pode sim "viajar" através do tempo, e nos avisar com antecedência de certos acontecimentos, quando estes podem interferir na nossa existência.
2006-10-16 21:23:21
·
answer #10
·
answered by Moisés 1
·
0⤊
0⤋
Sensação de "dejá vu"? Eu também tenho. Só não é normal ficar com dor de cabeçla de tanta preocupação de querer saber se vc está enlouquecendo...
2006-10-16 21:22:26
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋