“QUE é verdade?” (João 18:38) Essa pergunta, feita em tom de descrença por Pôncio Pilatos há cerca de 2.000 anos, sugere que é impossível encontrar a verdade. Muitos concordariam hoje com isso. A própria natureza da verdade está sendo atacada. Talvez já tenha ouvido alguém falar que cada um cria a sua própria verdade, ou que a verdade é relativa, ou que ela está sempre mudando. Tal raciocínio é falho. O próprio objetivo da pesquisa e da educação é aprender os fatos, a verdade, a respeito do mundo em que vivemos. A verdade não é questão de opinião pessoal. Por exemplo, ou a alma humana é imortal ou não é. Ou Satanás existe ou não existe. Ou a vida tem um objetivo ou não tem. Em cada caso, só há uma resposta correta. Uma é verdadeira, e a outra é falsa; ambas não podem ser verdadeiras.
Os sofistas eram um grupo importante de instrutores gregos do quinto século AEC. Eles ensinavam que a opinião popular determinava as normas do que é certo e do que é errado. Um desses instrutores disse: “Aquilo que parece certo e aceitável para uma cidade, continuará sendo certo e aceitável naquele lugar enquanto os que moram ali pensarem assim.”
Immanuel Kant, famoso filósofo do século 18, expressou um conceito diferente. O periódico Issues in Ethics diz: “Immanuel Kant, e outros como ele, . . . dava ênfase ao direito que a pessoa tem de decidir por si mesma.” Segundo a filosofia de Kant, desde que Jodie não interferisse nos direitos dos outros, o que ele decidisse fazer caberia inteiramente a ele. Ele não deveria permitir que a opinião da maioria ditasse seus padrões.
A opinião popular não é um guia confiável. Por exemplo, se você fizesse parte de uma sociedade onde a maioria acreditasse que o sacrifício de crianças é aceitável, como foi o caso de algumas sociedades no passado, isso tornaria essa prática certa? (2 Reis 16:3) E se tivesse nascido numa sociedade onde as pessoas achassem que o canibalismo é uma virtude? Significaria isso que comer carne humana não seria realmente errado? A popularidade de uma prática não a torna certa. Há muito tempo, a Bíblia advertiu contra essa armadilha, dizendo: “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos.” — Êxodo 23:2.
Jesus Cristo identificou outro motivo para tomarmos cuidado com a influência que as opiniões populares sobre o que é certo e o que é errado podem ter em nós. Ele expôs Satanás como “o governante do mundo”. ( João 14:30; Lucas 4:6) Satanás usa sua posição para desencaminhar “toda a terra habitada”. (Revelação 12:9) Portanto, se você estabelecer as suas próprias normas do que é certo e do que é errado à base daquilo que é popular, poderá estar adotando o que Satanás considera ser moral, e isso obviamente seria desastroso.
Então existe sim o certo e o errado. Jeová Deus, por ser o Criador, tem o direito de decidir o que é certo e o que é errado. E ele sabe melhor do que nós mesmos o que é bom e o que é ruim para a nossa vida.
2006-10-16 09:20:30
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
2⤊
0⤋
Existe os mandamentos de Jesus que são básicos para podermos nos referenciar, só que os homens modificaram os princípios e perderam a referência.
2006-10-16 16:54:13
·
answer #2
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
EXISTE. O CERTO E O ERRADO SÃO DEFINIÇÕES MORAIS DETERMINADAS PELO DISCERNIMENTO.
A RELAÇÃO COM OS GRUPOS QUE FEZ TEM RELEVÂNCIA TÃO SOMENTE CULTURAL.
A RAZÃO ENCAMINHA PARA O DISCERNIMENTO, PARA O LIVRE-ARBÍTRIO, CONHECIMENTO DE SI E, CONSEQÜENTEMENTE, PARA A FÉ.
A FÉ NÃO FLORESCE ONDE A IGNORÂNCIA ESTACIONOU.
A INTELIGÊNCIA PERMITE O CONHECIMENTO QUE CONDUZ PARA A SABEDORIA DEFININDO A MORAL E CULMINANDO COM A FÉ.
A CAMINHADA É ENORME, O CAMINHO É ÍNGREME MAS A DEFINIÇÃO DO CERTO E DO ERRADO É OBTIDA COM A MATURIDADE.
ESPERO TER AJUDADO.
MUITA PAZ!
2006-10-16 16:23:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Muito de nosso conhecimento é tirado da observação, por isso a tal verdade absoluta é um conceito difícil.
Por exemplo, sabemos que ao jogar uma pedra para o alto ela voltará ao chão, pois nossa observação nos leu a verificar que sempre isso ocorre, devido as forças gravitacionais, porém, se por uma eventualidade as forças gravitacionais cessarem, passa a ser uma inverdade.
Se coisas consideradas irretocáveis podem se tornar inverdade, o campo da fé e da religiosidade está muito mais a mercê disso, pois se baseia mais na fé, do que na observação propriamente dita.
2006-10-16 16:10:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
se você somar 2+2 =3 esta errado , se somar 2+2=4 esta certo, então como você pode ver existe o certo e o errado
2006-10-16 16:04:42
·
answer #5
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
O certo e o errado estão acoplados à indole e variam um pouco por causa da cultura onde a pessoa vive. Todo mundo que faz algo errado, sabe que está fazendo algo errado.
2006-10-16 16:02:27
·
answer #6
·
answered by Rafael Striker 2
·
0⤊
0⤋
É uma questão de convenção. O certo e o errado são relativos.
2006-10-16 16:00:45
·
answer #7
·
answered by Me 3
·
0⤊
0⤋
a moral é questão cultural e geográfica.
2006-10-16 16:00:30
·
answer #8
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋