English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

, Lutero defendia, parcialmente numa linguagem muito crua, que se destruisse as Sinagogas e as casas dos judeus, que se os abrigasse em estaleiros, que se os obrigasse a trabalho duro, que se lhes roubasse o seu ouro e os seus livros e que se lhes proibisse o ensino pelos seus rabinos. Chegou também a preconizar a deportação de Judeus. Quinhentos anos depois, Hitler encontrou algumas de suas idéias e justificativa o tratamento do povo judeu e o Holocausto com base nos escritos de Lutero.


Suas sinagogas...deveriam ser queimadas"
"Suas casas deveriam ser demolidas e eles deveriam ser amontoados sob um único teto ou num estábulo, como ciganos, para que eles entendam que não passam de prisioneiros miseráveis"
"Seus Talmuds e livros de orações deveriam lhes ser tomados"
"Seus rabinos deveriam ser proibidos de ensinar, sob pena de morte"
"Os judeus devem pagar por terem recusado Cristo e seu evangelho; não merecem a liberdade e sim a servidão"

2006-10-16 07:28:45 · 10 respostas · perguntado por JAJÁ 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Acho que seria injusto jogar todo este peso nas costas de Lutero. Afinal, ele foi apenas um homem e cometeu seus erros, como todos nós cometemos.

Mesmo que um engano de um homem com a posição histórica de Lutero tenha consequências muito mais graves que os nossos, devemos levar em consideração que o anti-semitismo faz parte da história do cristianismo desde seus primórdios, fazendo-se presente mesmo nos dias de hoje (haja visto Mel Gibson). Penso até até onde a semelhança entre as palavras "Judas" e "Judeu" é mera coincidência...

Acho que, na verdade, a toda história cristã é precusora do nazismo. Basta lembrar que ela mesma nos deu outros frutos podres como as cruzadas e a inquisição para citar apenas alguns.

Penso que Lutero nada mais foi que um homem de seu tempo, atormentado e cheio de contradições, que não esteve à altura do papel que a história acabou lhe legando.

2006-10-19 03:07:52 · answer #1 · answered by Intrépido 2 · 0 0

De onde voce tirou esta história eu particurlamente não conheço,por favor envie a fonte,pois não sei se o Martin Luther fez isso.
sei que o Martinho lutero protestou com as 95 teses(e não 58) fixando-as na catedral de wittenberg alemanha,e a gota d´´agua foram as indugências e a construção de básilica de São pedro em Roma.
Lutero foi o fundador da igreja nacional alemã,deu identidade aquela língua considerada de bárbaros,traduziu a bíblia do grego para o alemão,sendo o primeiro livro impresso no mundo pela imprensa de Gutemberg,escreveu muito hinos,popularizou a música sacra,suas melodias foram tocadas por Bethoven,Bach,etc...em síntese lutero foi um homem corajoso e sincero que devolveu o povo a dignidade de pensar e ser livre através da leitura da bíblia,q era fonte de manipulaçaõ dos dominadores do mundo(papas,bispos,etc)Países civilizados como Alemanha,Suiça,Dinamarca,Holanda,Suécia,Inglaterra,Escócia,EUA,Canada,Australia.etc...,com base na reforma luterana,não pensam uma baboseira desta.Eu me pergunto porque as pessoas não sabem pesquisar as coisas com profundidade?
Agora sobre Hitler,ele era um ser diabólico e nenhuma idéia justifica o que ele fez,o homem é responsável por seus atos.
Penso que os católicas frustados é que lançam este tipo de questões sem fundamentos.
Lutero diz que a salvação do homem é pela graça de Deus,pregava o amor de Jesus e o arrependimento dos pecados. A revolta dos camponeses é outra coisa.os católicos e os protestantes fizeram muitas coisas erradas em nome de Deus,mas quem vive de passado é museu,os homens devem aprender com os erros e penso q já aprenderam e os de hoje não tem culpa dos erros dos antigos.
Ah,,já ia me esquecendo...cambada de burros e irresponsáveis,existem vários sites sobre o Martinho Lutero,pesquisem,deixem de comer pelas bordas,é por isso que são sempre enganados!!!!

2006-10-16 15:28:03 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Uma pessoa religiosa, que afirma que um outro povo deve ser destruído, deve ter seus conceitos discutidos.

2006-10-16 15:02:45 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

lógico que não, Martin Lutero, foi uma Pessoa que tinha pertubações de Identidade, ele entrou para o mosteiro onde escolheu a ordem mais severa que existia na época, ele se martirizava constantemente, por se achar pecador, ele foi uma das pessoas que foram contra a igreja católica da época, devido a venda de indigências, a pessoas da corte, ele também formulou as 58 teses do cristianismo, onde fez com que a igreja católica tomasse firmes decisões do concilio de Trento.
e não tem nada a vez com nazismo.

2006-10-16 14:45:52 · answer #4 · answered by mauro v 1 · 0 0

sobre esse assunto eu não sei,mas que ele foi um Homem usado por Deus foi!e com muita coragem

2006-10-16 14:41:30 · answer #5 · answered by pescador de almas 4 · 0 0

sua pergunta é quase uma aula sobre esses fatos que ocorreram.sabemos mais que Martinho Lutero foi um lutador ferrenho contra os dogmas da igreja católica.

2006-10-16 14:37:12 · answer #6 · answered by marcosramos5509 3 · 0 0

Lutero foi um Espírito que reencarnou com missão especifica e falhou a única coisa que fez de bom foi abrir o evangelho e destruir o monopólio da Igreja dominante mas mesmo assim falhou e sofreu muito por seus erros na Pátria espiritual pois perdeu grande chance de ajudar os indivíduos da Terra. Muita Luz

2006-10-16 14:35:10 · answer #7 · answered by Vilma 4 · 0 0

Para um homem que diz tudo isso e que foi o precursor do Protestantismo, está mais pro lado do nazismo, sim. E ainda dizem que foi um grande personagem da história. Pra mim foi um grande safado!!!

2006-10-16 14:32:48 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Sem sombras de dúvidas.

2006-10-16 14:32:40 · answer #9 · answered by ...S2...Luciana 2.4 3 · 0 0

Interessante cara, não sabia dessa "face" do Grande Lutero....

2006-10-16 14:31:03 · answer #10 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers