Frigidez é uma disfunção ou alteração da função sexual feminina, principalmente no que tange ao desejo sexual. Apresenta-se como um bloqueio total ou parcial da resposta psico-fisiológica de excitação. A frigidez é classificada pelo DSM IV (classificação norte americana de doenças mentais), como "transtorno do desejo sexual hipoativo".
As características principais deste transtorno são a deficiência ou ausência de fantasias sexuais e a ausência do desejo de ter atividade sexual, com conseqüentes sofrimentos ou dificuldades interpessoais. A mulher pode vivenciar este quadro na totalidade da expressão de sua sexualidade (global), ou apenas com determinado parceiro ou em situações específicas (situacional).
A mulher que vive este transtorno tem pouca ou nenhuma motivação para a atividade sexual. Ela dificilmente procura o parceiro para uma relação sexual e quando este a procura tende a relutar em acompanhá-lo. Ela tem a tendência a não se sentir frustrada ao ficar privada de oportunidades de vivenciar sua sexualidade.
Como tratar ?
Quando a origem é emocional existem dois caminhos de tratamento. Um passa pelo processo psicoterapêutico da mulher que apresenta os sintomas e o outro passa pela terapia de casal. Em determinadas situações a conjunção dos dois processos se faz necessária - A superação de um quadro como esse passa pelo aprendizado, pelo auto conhecimento e normalmente gera transformações que vão alem da sexualidade, tendo expressão nas diversas áreas da vida humana. O espaço que existe para facilitar esse aprendizado, esse desenvolvimento é o espaço psicoterapêutico , aonde um profissional especializado orienta o indivíduo no seu processo de desenvolvimento pessoal.
No atendimento individual a ampliação do auto conhecimento permite que a mulher identifique como está construindo tal sintoma, o que gera a natural superação do quadro. Na terapia de casal a busca é de aprender sobre o funcionamento daquela relação, sobre como o casal está fazendo para se distanciar, para se desencontrar. Não existe uma receita pronta sobre como vai acontecendo o desgaste dos casais. Cada casal é único e isso pode acontecer de muitas formas diferentes. No consultório podemos observar com muita freqüência como vai sendo criada uma montanha de lixo entre as duas pessoas, ressentimentos, mágoas, frustrações, etc. Aos poucos essa montanha torna-se tão grande que os cônjuges passam a não se enxergarem mais, a relação vai se estagnando, se tornando repetitiva, previsível e extenuante. Em alguns casos a sexualidade passa a ser uma obrigação, não mais um prazer.
Quanto à origem orgânica o encaminhamento é dado pelo ginecologista de acordo com o quadro de cada mulher.
Quando observamos tanto fatores emocionais quanto orgânicos na origem do quadro de frigidez, o tratamento indicado é o acompanhamento em psicoterapia associado ao tratamento ginecológico.
2006-10-17 10:07:01
·
answer #1
·
answered by kymm 5
·
0⤊
0⤋
Pode sim ser por um ou pelo outro, no caso de ser psicológico na maioria das vezes é pelo fato de vc ñ sentir assim aquela atração pelo seu parceiro, ou por cv estar nervosa na hora do ato, ñ estar excitada o suficiente.
No caso de ser fisólógico ai pode ser pelo seguinte, na vagine existem v´parias glandulas que produzem um líqquido que serve de lubrificação uma das masi conehcidas é a glandula de Bartollin, pode acontecer de vc estar passando por algum disturbio hormonal que faz com que cv pare ou produza em pequena quantidade esse liquido fazendo com que cv fique diremos "seca" ao invés de ficar bem "molhadinha", tente procurar um gineco, para pedir a ele um teste de sangue e medir suas taxas hormonais quem sabe um tratamento rápido com reposição de hormonios ja resolva seu problema.
2006-10-16 15:55:13
·
answer #2
·
answered by Téc. Enf. Machado 4
·
0⤊
0⤋
Pode ser causada por estes e outros fatores:
- Psicológico: exs. uma herança de quem cresceu em uma família recatada demais. Na juventude não cometeu ousadias, nem flertou nem se deixou fletar.
- Fisiológico: ex. Se a mulher não estiver excitada o suficiente, a relação pode ser dolorosa. Algumas infecções podem causar o mesmo efeito.
- Físico/emotivo: Quero dizer que seu parceiro deve contribuir para sua excitação. O amor é recíproco? Ele é atraente par vc?
Um conselho: O amor é imprescindível. O diálogo e a cumplicidade também!
2006-10-16 07:37:59
·
answer #3
·
answered by omineirinhobom 1
·
0⤊
0⤋
Pode ser sim causada por um dos fatores apresentados por vc e qualquer um dos dois a como se fazer tratamento.
2006-10-16 07:27:33
·
answer #4
·
answered by gualter n 2
·
0⤊
0⤋
Psicológica.
Pode estar faltando um papinho, um carinho a mais...
Quer tentar?
2006-10-16 07:23:18
·
answer #5
·
answered by Ladrão de vaca 5
·
0⤊
0⤋
A frigidez pode ser fisiológica...mas uma resposta acurada sobre isso só vc indo um ginecologista é o melhor a fazer.
...agora....
Conhecer seu corpo através da masturbação já é um ótimo começo.
Durante o sexo, o orgasmo nas mulheres é mais facilmente atingido com o estímulo direto do clitóris (sexo oral) do que na penetração.
Há certas posições que ajudam.Muitas mulheres dizem que a posição em que o homem se deita e a mulher fica por cima é favorável para atingir o orgasmo. Esta variável causa maior estímulo, pois proporciona uma penetração mais profunda e permite que o púbis do parceiro friccione diretamente o clitóris, e a mulher tem o controle sobre a velocidade e profundidade da penetração
O diálogo no relacionamento é essencial. Invente posições, ponha as fantasias em prática, dê e peça atenção.
e principalmente recomendo com muuuuuuuuuuuita veemência compre e LEIA esse livro: O Relatório Hite - Um profundo estudo sobre a sexualidade feminina , de Shere Hite
certamente vai te esclarecer e ajudar
*************
Não deixe de avaliar a melhor resposta daqui a 4 horas (mesmo que não seja a minha), se vc não fizer isso, ela vai para votação...e uma resposta que não tem nada a ver com sua pergunta poderá ser eleita a melhor, escolhendo a melhor você recupera 3 pontos.)
**************
2006-10-16 07:21:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋