English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na entrada do inverno apareceu nas minhas mãos e nos dedos dos pés umas manchas vermelhas elas são de forma redondas e doloridas e coçam muito se você coçar da um disispero de tanta coceira e doe entre o polegar e o indicador chega ser uma bolha creio que seja ali ofoco maior e onde tudo começou.Agora começou o calor e apareceu de novo me ajudem estou tomando CETOCONAZOL E PASSO NAS FRIEIRAS MICOCILIL ISSI TEM CURA SE TEM REMEDIO ESPECIFICO ME DIGAM PORFAVOR ISSO ENCOMODA DE MAIS.Aos que me ajudarem meu obrigado bjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

2006-10-16 02:47:03 · 10 respostas · perguntado por raquel q 3 em Saúde Doenças e Patologias Doenças de Pele

10 respostas

eu so sei que as baixas temperaturas ajudam a propagar as frieiras e o uso excessivo de meias e de sapatos fechados ajudam elas a crescerem e se multiplicarem
agora copiei da web para confirmar
Temperaturas baixas, cieiro e frieiras em alta » Frio provoca irritações à flor da pele

Madalena Barbosa
Data: 2006-02-09

As mudanças climatéricas exercem influência sobre a pele e, consoante as estações do ano, surgem diferentes problemas dermatológicos. Em dias mais frios e ventosos, poucas pessoas conseguem manter os dedos das mãos e pés ilesos das torturantes frieiras e menos serão aquelas cujos lábios permanecem imunes ao incomodativo cieiro.


Os lábios são o alvo preferido do cieiro, mas este problema pode, também, manifes­tar-se nas regiões malares da face (maçãs do rosto), no nariz e no dorso das mãos (as zonas do corpo mais expostas às agressões climatéricas).

O cieiro mais incidente – o dos lábios – pode aparecer em qualquer altura do ano, mas é no Inverno que se torna mais frequente e incómodo. Os lábios começam por ficar secos, depois gretados e com películas de pele ressequidas que, a maior parte das pessoas, tende a querer cortar com os dentes. Por fim, e porque a impaciência impede que estas peles gretadas desapareçam naturalmente, os lábios ficam sem pele em algumas zonas, sangrando e formando feridas.

Para os mais pacientes, que se aguentam sem morder os lábios ou molhá-los constantemente com a saliva, o cieiro pode ser passageiro e não acarreta consequências tão extremas quanto o sangramento e as feridas.

Tudo tem uma razão de ser e o cieiro também tem a sua. «Deve-se a alterações da camada superficial da pele – o estrato córneo», diz o Dr. Vasco Sousa Coutinho, dermatologista do Hospital de Santa Maria. E por que se altera esta camada mais superficial? São vários os agentes que podem desencadear este processo ao removerem e secarem a gordura natural da pele. Entre eles, destacam-se o álcool, o tabaco, ou a ingestão insuficiente de água. No entanto, a principal causa do cieiro é a exposição ao frio seco.

Como explica o dermatologista, «no Inverno, devido ao frio, há uma contracção das veias e artérias superficiais para diminuir as perdas de calor do nosso corpo. Em consequência, as glândulas sudoríparas (produzem o suor) e sebáceas (produzem a gordura), irrigadas por estes vasos, passam a funcionar mal, fornecendo menos líquidos e gordura ao estrato córneo (camada mais superficial da pele ou epiderme), que seca e abre fissuras».

A baixa humidade ambiente do Inverno (provocada, por exemplo, pelos ares condicionados) e o vento são factores que agravam o cieiro, pois secam ainda mais a pele, atingindo, principalmente, os lábios e as mãos. As pessoas que habitualmente já têm pele seca ou as crianças antes da puberdade são as mais susceptíveis a so­frer de cieiro, pois a sua pele é mais fina e a secreção sebácea é menor.

Prevenir o cieiro é uma tarefa complicada, pelo menos a avaliar pelas palavras de Sousa Coutinho: «Não podemos alterar grandemente os nossos hábitos para combater o cieiro, excepto tentar humidificar o ambiente quando se têm caloríferos ou aparelhos de ar condicionado que secam muito o ar.»

Controlar a humidificação dos lábios com saliva é, sem dúvida, difícil, mas deve ser um hábito a adoptar, pois este acto retarda o processo de reabilitação da pele dos lábios afectada pelo cieiro.

Depois do prurido e das fissuras na pele, o cieiro tem como consequências mais graves as infecções superficiais (impetigo) e outras mais profundas como a erisipela e a celulite, podendo, também, evoluir para eczema. Por isso, o controlo e tratamento desta irritação da pele é essencial.

O tratamento consiste em restabelecer a função de barreira da epiderme e, assim, travar a perda excessiva de água na superfície cutânea. Para este efeito, podem usar-se produtos de aplicação tópica de que são exemplo os emolientes e substâncias hidratantes (como o ácido lácteo ou a ureia), cuja aplicação repetida restaura mais eficazmente a elasticidade da pele.

Batons, pomadas, cremes, bálsamos, de várias marcas, cores e sabores abundam no mercado e dizem-se eficazes contra o cieiro. Este elevado número de produtos «apenas traduz a grande procura que existe, pois o cieiro é uma situação comum e recorrente», diz este especialista.

Serão todos estes produtos eficazes? Basta estar atento à sua composição, pois se entre os seus componentes constar, por exemplo, a ureia ou o ácido láctico serão, segundo a opinião deste dermatologista, «produtos eficazes no tratamento do cieiro».



Frieiras: a inflamação do frio húmido

Muito frequentes nos dedos dos pés e das mãos, as frieiras são uma inflamação bem típica do Inverno. Primeiro, sente-se uma ardência acompanhada de comichão, depois começam a aparecer uns pontinhos vermelhos que inflamam até se transformarem em bolhas. Como resultado, os dedos incham e cobrem-se de um vermelho intenso e a pele estica tanto que parece querer rebentar. Até que, em casos mais extremos, rebenta mesmo e as feridas serão a consequência mais grave. Por tudo isto, «as lesões das frieiras nas mãos podem até ser incapacitantes», alerta Sousa Coutinho.

As frieiras são, também, uma causa do frio, mas do frio húmido. «O seu meca­nismo não é ainda muito bem entendido. Sabe-se que há contracção vascular que desencadeia fenómenos inflamatórios complexos», diz o dermatologista, que classifica assim os sinais clínicos: «manchas violáceas e edema com prurido (ardor) ou dor, podendo surgir bolhas e feridas nos casos mais graves».

Quando as mãos ou pés estão frios e depois aquecem, os sintomas das frieiras agravam-se. A sensação é a de que o sangue ferve nas zonas afectadas pelas bolhas das frieiras e a ardência (picadelas) intensifica-se de tal modo que a pessoa só se sentirá aliviada quando embeber as mãos (no caso de serem a zona afectada) em água fria. Esta é, aliás, uma reacção bastante comum de quem padece de frieiras e que denota o desespero despoletado pelo intenso ardor.

Embora sejam mais frequentes nos dedos das mãos e dos pés, «as frieiras localizam-se, em geral, de forma simétrica, nas zonas mais frias do corpo: dedos das mãos e pés, orelhas e nariz, nádegas e coxas», afiança Sousa Coutinho.

Quem habitualmente desenvolve frieiras tem maior probabilidade de ser afectado em Invernos posteriores, mas evitar esta inflamação da pele é possível. «O uso de roupa adequada à estação, evitando o frio e a humidade é uma medi­da preventiva por excelência», aconselha o especialista.

Quanto à terapêutica, eventualmente, podem usar-se os vasodilatadores orais nos casos mais graves. A nível do tratamento sintomático, existem tópicos de aplicação local que só podem ser utilizados pelas pessoas que ainda não tenham desenvolvido feridas. Estes tópicos podem aliviar consideravelmente o ardor e, depois de alguns dias de aplicação, as bolhas vão diminuindo tal como o inchaço.

Mas, em pleno Inverno, o tratamento das frieiras revela-se, em alguns casos, ineficaz. É o que comprovam as palavras de Sousa Coutinho: «O povo diz que as frieiras se tratam com “pós de Maio”, ou seja, com o fim do Inverno.»



Perante o cieiro



Certo…

– Manter os lábios o mais secos possível;

– Aplicar substâncias emolientes (que atenuam a inflamação) ou hidratantes várias vezes ao dia, sempre que se sentir os lábios a arder ou a repuxar;

– Principalmente em casos de historial de cieiro, precaver-se com produtos que o combatem antes do Inverno.


… e errado

– Aplicar batons de cor quando se está com a pele ressequida;

– Arrancar as películas de pele ressequidas com os dentes;

– Humidificar os lábios constantemente.



Fonte: Medicina & Saúde

2006-10-16 02:53:11 · answer #1 · answered by cristal9deluz5 6 · 1 0

Apesar de não ser médico garanto a você que isso não é frieira. Provavelmente é uma micose ou infecção fúngica (já tive isso mas não recordo). A terapia conservadora envolve secar bem os pés após banho e passar talco após higienização. Já a terapia medicamentosa vou ficar devendo...

2006-10-16 09:54:55 · answer #2 · answered by bentojones 2 · 1 0

Concordo com o Bentojone, nunca ouvir falar em frieiras nas mãos, você deve ir à um dermatologista, pode ser inumeras outras doenças e você colocando diversos remédios, descaracteriza as lesões dificultando assim um diagnostico correto.

2006-10-16 21:16:34 · answer #3 · answered by Regina C 3 · 0 0

o melhor medicamento é usar vodol, pois resolve mesmo; ou então usar a pomada minancora. é muito bom.

2006-10-16 19:57:38 · answer #4 · answered by creginaldoc 1 · 0 0

daktarin,maravilhoso,!!

2006-10-16 15:18:28 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Já me ensinaram lavar com água e sal, e tbm nos pés passar a própria "urina". Isso dá certo viu...

2006-10-16 11:24:15 · answer #6 · answered by poderosa 2 · 0 0

Frieira (Pé de Atleta)
Frieira é a mais comum
infecção de pele por fungos. Caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele entre os dedos dos pés e muita coceira e ardor na região afetada.
Frieira é mais prevalente em homens do que em mulheres e mais comum em climas quentes e úmidos do que nos frios.

Causas
O fungo Tricophyton causador da frieira pode atacar a pele de várias partes do corpo provocando manchas vermelhas e arredondadas e com descamação que coçam. Se aparecem no couro cabeludo, podem provocar queda de cabelo e manchas que descamam. Na virilha, é conhecida como “coceira de jóquei” provocando coceira e inchaço. Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida np local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro.
Frieiras são transmitidas facilmente por contato direto com a pessoa infectada ou com superfícies contaminadas como pisos de banheiros e vestiários, praias e piscinas.


Recomendações
Grande parte dos casos de frieiras podem ser evitados ou tratados com algumas medidas básicas de higiene:

·Enxugue bem os pés, especialmente entre os dedos, depois de lavá-los. Use, se necessário, um secador de cabelo ou outra toalha limpa e seca. Em certos casos, colocar algodão entre os dedos dos pés ajuda a mantê-los secos. Esse algodão deve ser trocado com freqüência;

·Não use meias de tecido sintético que não absorvem o suor e mantêm a pele úmida;

·Troque as meias freqüentemente, deixando os pés tomarem um pouco de ar durante a troca;

·Evite usar tênis muito fechados e com pouca ventilação que aumentam a sudorese nos pés;

·Use calçados bem ventilados. Se possível, use sandálias ou calçados com abertura para os dedos;

·Calce chinelos quando for utilizar banheiros e vestiários de clubes ou escolas para não se reinfectar nem passar a infecção para outros;

·Observe as unhas dos dedos dos pés. Se estiverem grossas, esbranquiçadas ou descoloridas, podem ter sido infectadas pelo fungo o que requer cuidados médicos especiais;

·Não aplique talcos ou cremes antifúngicos por conta própria. Alguns desses produtos não surtem o efeito que prometem. Procure um dermatologista para orientar o tratamento.

2006-10-16 10:13:14 · answer #7 · answered by vanessamalhacao 5 · 0 0

bah... nao sei como te ajudar. Nunca vi frieiras nas mãos... Sei qoq ocasionava frieira nos pes era colocar os tenis sem ter secado muito bem o entre dedos. mas os remedios nao tao ajudando?? Ah, ja sei... passa propolis!! eh um santo remedio. Tem em pomada ou liquido. eh uma produto natural que a abelha produz. Pode arder, mas vai curar. TENTA!!

2006-10-16 09:57:42 · answer #8 · answered by Cerebro 2 · 0 0

Não conheço a cura definitiva, pois tb tenho frieiras nos pés...
eu passo Vodol uma vez por dia, e não me incomoda...
Tente fazer isso ao deitar...quem sabe, ajuda!

2006-10-16 09:51:12 · answer #9 · answered by marechal-de-marmore 6 · 0 0

frieiras é a coisa mais enjoada que eu ja peguei, melhor que vc tem de fazer é furar as bolhasescentar uma água pegue um pano molhe com a água quente e passe aumenos três vezes au dia, ok gatinha?
se quizer me conhecer meu e-mail é www.anjogato@yahoo.com.br
um grade beijo de seu admirador alé

2006-10-16 09:54:41 · answer #10 · answered by Alé sliknot,rock, 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers