Nao existe. Isto decorre de uma interpretação errada da passagem bíblica que Jesus diz a Pedro: "Sobre esta pedra edificarás a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Os intérpretes católicos dizem que Jesus estava instituindo o primeiro papa, mas não é verdade. Aliás, essa palavra "papa" não aparece nenhuma vez nos evangelhos. Jesus apenas estava querendo dizer que Pedro seria um ótimo pregador, apesar de tudo de errado que ele tinha dito e do que ele iria fazer: negar a Jesus.
2006-10-15 03:19:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Final do Evangelho de João.
Jesus aponta os Apóstolos e diz para Pedro.... Ama-me mais do que estes...... 3 vezes..... e três vezes Jesus responde.
APASCENTA MINHA OVELHAS!!!!!!!!!
Agora é contigo? Porque diria isso Jesus..... Porque no Evangelho de São João...
2006-10-15 11:18:27
·
answer #2
·
answered by Miguelito 2
·
1⤊
0⤋
Bem eu não sei se S.Pedro era "alto"...
Se vc quer saber se ele "auto" se proclamou papa, ele não o fez, ate pq esse titulo foi somente adotado pelo bispo de Roma, no inicio do sec.11, e signfica pai, nada mais q isto.
Mas que o incumbiu de ser "pedra" substrato,rocha.alicerce, da Igreja, foi Jesus Cristo, ELe , fonte unica de toda autoridade, conferiu a Pedro esse ministério, dando-lhe as chaves do Seu Reino.
O Senhor de certo não iria querer q tal autoriade morresse com Pedro, não faz sentido numa missão q apenas começava, Jesus sabia q outros viriam, que a Igreja estaria presente, peregrina nas estradas da vida até a consumação dos tempos, os apostolos se sucediam através da imposição de mãos, sairam pelo mundo fundaram igrejas, converteram povos, uns mais falados , outros menos.
Quando houve o cisma da Igreja, em 1054, os bispos da parte ocidental do Imperio Romano se uniram ao bispo de Roma, pq viram nele o sucessor da catédra petrina, visto que ali, em Roma, Pedro viveu seus ultimos dias e foi morto e enterrado sob o solo da colina Vaticana, onde hj se ergue a Basilica de São Pedro.
Depois aconteceram os 300 anos de perseguições e martirios, concentrados mais em Roma, capital do mundo de então, onde tantos martires deram seu sangue por Cristo.
O sangue dos mártires foi a semente do cristianismo, os perseguidos de Roma eram muito mais unidos entre si, dado as perseguiçoes e a proximidade com o poder central, do q aquelas igrejas mais distantes.
Com o edito de milão, Constantino fez cessar a perseguição e deu contornos oficiais ao culto cristão.Segue -se um periodo de lenta decadencia do imperio no Ocidente, até sua queda e sua substituição pelos reinos "bárbaros", dos quais prevaleceu o reino dos francos, liderados pela dinastia merovingia, e constantes lutas na tentativa de reerguer o imperio no ocidente, sob o comando dos francos.
A anarquia merovíngia no Ocidente , por muitas vezes, fez do Papa o único elemento estável, o q reforça a autoridade jurídica do primaz romano, o qual anteriormente desfrutava apenas de uma primazia de honra.
2006-10-15 10:26:17
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Realmente São Pedro não se proclamou nada, foi Jesus que o deixou como líder de sua Igreja.
Mateus 16
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.
Quem tiver olhos que veja e quem tiver ouvidos que escute.
eu mesmo.
2006-10-15 10:19:00
·
answer #4
·
answered by magrão 7
·
1⤊
0⤋