Artrose é o mesmo que osteoartrose, osteoartrite ou doença articular degenerativa.
A artrose é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como "bicos de papagaio".
A artrose pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária). As causas desta última forma são inúmeras, desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção (valgo ou varo), até alterações do metabolismo. A participação da hereditariedade é importante, principalmente em certas apresentações clínicas, como os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos).
A artrose causa inchação, dor, rigidez articular e, às vezes, deforma as articulações. As partes mais afetadas são os quadris, os joelhos, a coluna vertebral e as mãos. As cartilagens que revestem as extremidades ósseas que formam as articulações degeneram-se, tornando-se rugosas e estratificadas, fazendo com que os ossos rocem entre si e se desgastem quando as articulações se dobram. Os músculos e os ligamentos também ficam enfraquecidos. As mulheres correm maior riscos que os homens.
Uma articulação pode sofrer através de um trauma agudo ou crônico. O trauma crônico corresponde a uma atividade repetitiva que excede a capacidade que a junta tem de se proteger.
Há atividades de trabalho e desportivas, principalmente em esportes que muito exigem de quem os pratica, em que o uso repetitivo das juntas é habitual e que podem determinar dano articular.
As formas de tratamento da osteoartrose são: medicamentos e terapias não-medicamentosas, sendo que nestas formas estão incluídas as medidas fisioterápicas, ocupacionais e orientações psicológicas e nutricionais.
Pode-se utilizar exercícios no tratamento das artroses, eles conseguem melhorar o desempenho funcional das juntas, diminuem a necessidade do uso de fármacos, e têm ainda influência sobre o estado geral do paciente, trazendo, inclusive, benefícios psicológicos, podendo atuar modificando possíveis fatores de risco na progressão da doença. Os exercícios são particularmente úteis quando há instabilidade articular. os exercícios devem seguir uma estrita avaliação médica que servirá para indicar o que deve ser feito em cada caso. Não se deve fazer simplesmente exercícios e sim os exercícios adequados e que deverão ser corretamente executados.
Minha avó tem artrose e osteoporose e toma alendronato de sódio, carbonato de cálcio e remédios para dor (novalgina e tylenol). Todos foram receitados pelo médico dela.
Aconselho que procure um reumatologista para avaliar seu caso. Ele poderá lhe indicar o melhor tratamento para você.
2006-10-14 15:38:05
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
1⤊
1⤋
Minha mãe tem artrose. Ela demorou muito para procurar um médico e precisou colocar próteses nos dois joelhos. As cirurgias correram muito bem; a recuperação está sendo ótima. Você precisa iniciar um tratamento, não basta só pegar o nome de um remédio. A artrose é um desgaste nas articulações; com o tempo, as dores aumentam muito. Não gostaria que você sofresse, por isso estou sendo bem direta. Procure um especialista e boa sorte!
2006-10-14 22:40:57
·
answer #2
·
answered by izadenunes 7
·
1⤊
0⤋
artrose ou asteoartrose, é uma doença articular degenerativa. Os pacientes com freqüência referem-se à osteoartrite como artritismo. É a doença articular mais freqüente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. a introdução do colágeno hidrolisado na dieta diária ajuda muito na prevenção e no tratamento de doenças. O produto Gelamin é apresentado como uma forma de prevenção.
2006-10-14 22:38:01
·
answer #3
·
answered by Curioso_RJ 1
·
1⤊
0⤋
Procure um nutricionista e uma clínica de fisioterapia. Siga o tratamento a risca. Boa sorte.
Outra sugestão é contatar esses programas de TV que apresentam tratamentos médicos. Talvez exista algum tratamento alternativo mais recente.
2006-10-14 22:35:58
·
answer #4
·
answered by Válhamedeus! 6
·
1⤊
0⤋
Oi, Maria. Se vc já sabe que mal te aflige é porque já consultou um médico. Bom. Minha mãe tem artrose nos joelhos ( ela tem 77 anos ) ela fez tratamento com a alopatia e nunca ficou boa. Tinha melhora nas crises, mas ficar boa, nunca. Até que descobrimos a fitoterapia. Minha mãe toma um remédio há um ano, não sente mais as dores e voltou a caminhar. Ano passado descobri que a artrose acomete jovens também. Eu tenho artrite em um dos dedos da mão. Doía insistentemente. Ainda não estou com deformação, mas doía muito. O remédio é fitoterápico ( feito com ervas ). O nome do remédio é feio, mas as crises somem, inclusive as dores e a aparência da deformação muda, pois o joelho da minha mãe perdeu aquela bola que tinha abaixo dele. Gostaria que vc escrevesse para meu e-mail, pois a última vez que escrevi o nome desse remédio aqui fui muito maltratada. Estou às ordens.
2006-10-14 22:38:57
·
answer #5
·
answered by Belinha 7
·
0⤊
1⤋