English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-14 08:50:04 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Segundo a filosofia ioga, dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circulam esta energia. Os chakras são os pontos aonde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.


Imagine que os Chakras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema.

2006-10-14 10:46:38 · answer #1 · answered by analistakirlian 2 · 1 0

Os chakras são centros de força que estão localizados em diversos pontos no nosso períspirito (nossa alma). Os mais importantes são: Corronário: alto da cabeça - nossa ligação com a espiritualizade, Cardíaco: prox. coração - nossos sentimentos, Gástrico: próx. estômago - nossa usina de energias e o Genésico: próx. orgãos sexuais - energias de reprodução. Quando estamos com pouca energia ou desequilibrios de energias, podemos procurar os centros espírítas kardecistas que aplicam passes para revitalizar nossos centros de forças e nos estabelizar novamente. Beijos ...

2006-10-14 09:16:00 · answer #2 · answered by Russa 2 · 3 0

Os CHAKRAS são centros de energia, captam energia e regulam nosso metabolismo energético do organismo, mantendo o equilíbrio físico!

http://www.mistico.com/p/chakras/

Chakra - Wikipédia

2006-10-14 09:04:12 · answer #3 · answered by Jaciara 4 · 3 0

Os plexos são constituídos pelo nosso sistema nervoso autônomo ou vegetativo e neles haveria, digamos assim, centrais irradiantes, os chamados centros de forças, os chakras ou rodas. Citemos os 7 (sete) centros de forças ou chakras,
1- Centro coronário (no alto da cabeça);
2- Centro cerebral (na região frontal da cabeça);
3- Centro laríngeo (no pescoço);
4- Centro cardíaco (na região precordial);
5- Centro esplênico ( na região do baço);
6- Centro gástrico (na região do estômago);
7- Centro genésico (no baixo ventre).

2006-10-14 09:16:51 · answer #4 · answered by ALFREDO D 5 · 1 0

Segundo a filosofia ioga, dentro do corpo humano existem canais por onde circula a energia vital que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circulam esta energia. Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, os aspectos sutis dos chakras e dos canais são muito extensos para serem explicados aqui. Mas pode considerar como um resumo...

2006-10-14 17:02:38 · answer #5 · answered by adenilson c 1 · 0 0

Ganhei dois pontos e daria os 10 para a Russa.

2006-10-14 15:04:10 · answer #6 · answered by sctorquato 6 · 1 1

CHAKRAS

São centros de energia que estão situados em nosso corpo fluídico (psicossoma ou perispírito), chamados também de centros de força ou centros vitais.
Na Índia eles são estudados há mais de seis mil anos. Essa denominação, Chakra, foi dada pelos Hindus e significa “roda” ou “disco giratório”. E como pequenos redemoinhos coloridos reagem ao ambiente e regulam a entrada e saída da força vital, são verdadeiros vórtices de energia situada no outro plano dimensional.


Existem milhares de chakras a regerem o nosso corpo espiritual, mas poucos são estudados. Na grande maioria desses estudos são nos apresentados apenas sete principais, aqui serão enumerados oito que estão distribuídos entre o topo da cabeça e a base da coluna, relacionando-se com o organismo e as suas funções. São os nossos “órgãos espirituais”.
No homem, eles se apresentam como um círculo de mais ou menos cinco centímetros de diâmetro, ligam-se na encarnação aos plexos do corpo físico.

Chakra Coronário
“Fica no topo da cabeça”, “ligado” à glândula pineal (epífise).
Nele se assenta a ligação com a mente, fulgurante sede da consciência. Recebe em primeiro lugar os estímulos do espírito, comandando os demais, vibrando com eles em justo regime de interdependência.
Considerando os fenômenos do corpo físico, dele emana as energias de sustentação do sistema nervoso e as suas subdivisões, sendo responsável pela alimentação das células do pensamento, provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à estabilidade orgânica.Grande estimulador das energias solares e dos raios da espiritualidade superior, capazes de favorecer a sublimação da alma. É o chakra (centro de força) por onde penetra a energia cósmica.
Quando bem desenvolvido (entenda-se em harmonia) facilita o desenvolvimento da mediunidade e expande a consciência. A reativação dá continuidade de consciência no sono e nos desdobramentos.

Chakra Frontal
“Localiza-se na fronte” (entre os olhos) e está “ligado” à glândula hipófise (pituitária).
Contíguo ao centro coronário, ordena as percepções de variadas espécies, percepções essas que, na vestimenta carnal, constitui a visão, a audição, o tato, a vasta rede de processos da inteligência que dizem respeito à palavra, à cultura, à arte, ao saber. É neste centro que possuímos o comando do núcleo endócrino, referente a poderes psíquicos.
Desenvolvido, facilita a clarividência e “clariaudiência”, intuição, clareza mental, poder de concentração e permite o livre fluxo da energia criativa. É considerado por alguns como sendo o chakra da transmissão.

Chakra Laríngeo
“Localizado na garganta”, “ligado” às glândulas tireóides e paratireóides.
Preside aos fenômenos vocais, da tireóide e das paratireóides, controlando notadamente a respiração e a fonação. Transformamos, por meio dele, nossos pensamentos e sentimentos em impulsos e reações dirigidos ao mundo exterior (comunicação). Serve, também, como um filtro de bloqueio para que as energias emocionais nocivas não cheguem ao chakra coronário.
Desenvolvido, facilita a psicofonia, permiti-nos, também, que consigamos ouvir e obedecer a nossa voz interior de forma harmoniosa. Influi sobre a audição mediúnica.

Chakra Cardíaco
“Fica localizado no coração” e é “ligado” à glândula timo.
Sustenta os serviços da emoção e do equilíbrio geral. Dirige a emotividade e a circulação das forças de base.Canal de movimentação dos sentimentos, também, transforma as energias “pesadas” dos chakras inferiores em espirituais, é o mais afetado pelo desequilíbrio emocional.
Bem desenvolvido, torna-se canal de amor para o trabalho de assistência espiritual.

Chakra Esplênico
“Localizado” na região do baço e está intimamente “ligado” a ele.
Regula a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais, determinando todas as atividades em que exprime o sistema hemático, dentro das variações de meio e volume sanguíneo. Regula a circulação dos elementos vitais cósmicos que, após circularem, se eliminam pela pele, refletindo-se na aura; quanto mais intensa a absorção, mais poderoso o magnetismo individual aplicável às curas. A reativação aumenta a captação dessas energias, a vitalidade nervosa e a normalidade circulatória sanguínea.

Chakra Umbilical (ou Solar ou Gástrico)
“Localiza-se a dois centímetros acima do umbigo” estando “ligado” ao pâncreas.
Responsável pela penetração de alimentos e fluídos em nossa organização, assim como pela digestão e absorção dos alimentos, que representam concentrados fluídicos. Algumas pessoas consideram-no como sendo o chakra das emoções inferiores. Repositório de energias.
Desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais e das pessoas à nossa volta.

Chakra Genésico (ou sacro)
Modelador de formas e estímulos, estabelecendo estímulos criadores com vistas ao trabalho, à associação e a realização entre as almas, “localizado” no baixo ventre está “ligado” às gônadas (que no homem constituem os testículos e na mulher os ovários). È responsável pela irrigação energética dos órgãos sexuais, pela expressão da energia sexual, o gosto pela diversão e a satisfação dos prazeres.
Desenvolvido estimula o perfeito funcionamento dos outros chakras, e quando hiperativado dá ênfase exagerada à sexualidade.

Chakra Básico
“Localizado” na base da coluna (cóccix) está “ligado” às supra-renais.
Responsável pela absorção da energia da terra - chamada, dentre outros nomes, de kundalini - rege os instintos primários como comer, dormir, beber, autoconfiança, vontade de viver e a relação com o mundo matéria.
Em equilíbrio, permite a rápida recuperação das situações de “stress” e um envelhecimento mais lento. Não é aconselhada a tentativa do “desenvolvimento” desse chakra.

Com relação à coloração de cada um, existem muitas controvérsias de um para outro autor. Não há um denominador comum.

Todos quando em equilíbrio, permitem que a energia flua saudavelmente, adquirem um brilho intenso e giram em alta velocidade.




*Esse pequeno esboço foi feito com auxílio à Internet, alguns livros e apostilas sobre o assunto.



Paz e Bem,

Jacó Alves

2006-10-14 11:54:25 · answer #7 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

A palavra chakra vem do sânscrito e significa 'roda'. O nosso corpo energético, que envolve o físico e usa e transforma a energia do sol para que o nosso corpo físico funcione, tem centros onde a energia flui com maior intensidade de um corpo a outro, por estes centros parecerem rodas, quando olhados de frente, pois de lado eles são como funis, eles são chamados de 'chakras'.

2006-10-14 10:04:19 · answer #8 · answered by Justina 6 · 0 0

Oi, vou tentar responder isso, pra mim chakras são os centros reguladores de energia no nosso corpo, ou seja, compreender as funções dos centros energéticos percebemos as lições e desafios que cada um deles nos propõe e nos tornamos mais hábeis ao lidar com a nossa própria vitalidade.

Eles trabalham em sintonia com o nosso corpo, chakra é um termo sânscrito que quer dizer roda, círculo em movimento.

Espero ter ajudado!

2006-10-14 08:57:43 · answer #9 · answered by Bionda29 2 · 0 0

Sei naum

2006-10-14 08:57:58 · answer #10 · answered by Carlos 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers