O sexo quando é praticado com amor, bondade, carinho, fidedalidade e respeito a si mesmo e ao cônjuge, é um ato digno perante a nós mesmos, a Deus e à sociedade. Mas Jesus não se casou pois a Sua vida foi uma entrega total à toda a Humanidade e não à uma pessoa em detrimento das outras. Jesus dedicou-se completamente à obra de Iluminação espiritual das pessoas, à prática da caridade, do amor ao próximo, da bondade e sabedoria em todo o tempo de seu viver.
Casamento e Celibato
695. Será contrário à lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres?
“É um progresso na marcha da Humanidade.”
696. Que efeito teria sobre a sociedade humana a abolição do casamento?
“Seria uma regressão à vida dos animais.”
O estado de natureza é o da união livre e fortuita dos sexos. O casamento constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se observa entre todos os povos, se bem que em condições diversas.
A abolição do casamento seria, pois, regredir à infância da Humanidade e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que lhe dão o exemplo de uniões constantes.
697. Está na lei da Natureza, ou somente na lei humana, a indissolubilidade
absoluta do casamento?
“É uma lei humana muito contrária à da Natureza. Mas os homens podem modificar suas leis; só as da Natureza são imutáveis.”
698. O celibato voluntário representa um estado de perfeição meritório aos olhos de Deus?
“Não, e os que assim vivem, por egoísmo, desagradam a Deus e enganam o mundo.”
699. Da parte de certas pessoas, o celibato não será um sacrifício que fazem com o fim de se votarem, de modo mais completo, ao serviço da Humanidade?
“Isso é muito diferente. Eu disse: por egoísmo. Todo sacrifício pessoal é meritório, quando feito para o bem. Quanto maior o sacrifício, tanto maior o mérito.”
Não é possível que Deus se contradiga, nem que ache mau o que Ele próprio fez. Nenhum mérito, portanto, pode haver na violação da Sua lei. Mas, se o celibato, em si mesmo, não é um estado meritório, outro tanto não se dá quando constitui, pela renúncia às alegrias da família, um sacrifício praticado em prol da Humanidade. Todo sacrifício pessoal, tendo em vista o bem e sem qualquer idéia egoísta, eleva o homem acima da sua condição material.
(O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec)
2006-10-14 13:10:00
·
answer #1
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
0⤋
Vou te dizer uma coisa cara,
So pode avaliar a importancia desse estado de vida, quem o vive.
Os demais estarão sempre julgando a aprtir de seus valores e de suas realidades.
Te digo o seguinte, não é facil, mas quem disse q os caminhos de Deus são fáceis?
Mas volto a te dizer, compensa essa entrega, qdo ela é realmente vivida na verdade e na honestidade de propositos.
2006-10-14 07:56:58
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
0⤋
Jesus tinha um tempo determinado por Deus para estar na terra e uma missao a cumprir. Para que o mundo nao se escandalizasse, Jesus só saiu para cumprir sua obra aos trinta anos, quando seus irmaos já estavam criados, pois seu pai ( José ) morreu quando eles ainda eram bem jovens. Se Jesus se casasse, teria que cuidar da familia e nao teria tempo para a obra que Deus determinou que fizesse.
A missao dos padres nao é a mesma de Jesus, por isso, nao há necessidade de permanecerem celibatários. Nas igrejas evangélicas, as mulheres dos pastores chamadas missionárias ou pastoras, sao quem aconselham as jovens e as mulheres. A falta de uma esposa pode representar a falta de uma conselheira para as mulheres católicas. Além do mais, os padres sao tao homens quanto quaisquer outros, e por isso tem todo o direito de se apaixonar e de sonhar em constituir familia. Essa carencia afetiva pode ser o que leva a ocorrer tantos escandalos sexuais envolvendo os padres. Se a Igreja Católica considera Pedro seu primeiro Papa, deveria dar esse direito aos padres, já que Pedro segundo a Biblia foi casado ( ver passagem em que Jesus cura a sogra de Pedro).
2006-10-14 10:26:18
·
answer #3
·
answered by Rose 3
·
1⤊
0⤋
A Igreja Católica sempre associou o sexo ao pecado, e já que os padres assumem a posição de Cristo, não devem estar ligados ao pecado. Creio que esta é uma opinião errada da Igreja, pois o sexo não é o que desmerece uma pessoa, e sim seu comportamento com o próximo, grandes homens não precisam ser padres.
2006-10-14 07:35:08
·
answer #4
·
answered by Athena 2
·
1⤊
0⤋
É neutra para mim, anjo. eu não frequentaria essa categoria, visto que considero o tema de caráter muito pessoal, ou seja, religião não se discute. Na minha opinião, é inútil tentar discutir acerca de assuntos que possuem uma concepção pessoal na sua essência. As opiniões não vão mudar, pois dificilmente um religioso ou ateu convicto irá alterar o seu pensamento, por mais que lhe digam que o "correto" é seguir pelo lado oposto. Tentam chegar em um "consenso" que jamais tem um desfecho, ou seja, é uma eterna discussão, a qual não leva ninguém a lugar algum, apenas gera brigas desnecessárias. Religião foi feita para respeitarmos, não discutirmos. Cada ser humano possui uma by using de pensamento singular, então segue caminhos distintos em diversas situações. Beijos e boa noite! =))
2016-12-16 07:41:45
·
answer #5
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Sim!!!
O celibato é FUNDAMENTAL p/ o espiritualismo dos padres!
A prática do sexo é um pecado da carne...
Negar-se a isto é um dos sacrifícios...
Os "Pastores Evangélicos" casados, cometem o pecado da carne!!!
Se eles cometem o pecado da carne, porque "acham" que tem o direito de divulgar a "palavra"?
2006-10-14 07:56:26
·
answer #6
·
answered by Samuray 1
·
0⤊
0⤋
Pedro era casado. Paulo disse que seria melhor ficar como ele, solteiro ´para ter mais tempo para proclamar o evangelho. Jesus não casou-se porque a vida familiar atrapalharia seus planos. A cada um é dado o lívre arbítrio para escolher, por isso a bíblia diz: se não podem conter-se casem-se.
2006-10-14 07:41:09
·
answer #7
·
answered by JBDN 4
·
0⤊
0⤋
tá maluco?[DEUS fez o homem para com a mulher....]essa foi uma invenção da heretica igreja romana.
2006-10-14 07:38:26
·
answer #8
·
answered by MARANATA 2
·
0⤊
0⤋
O padre é um ser humano como outro qualquer, tem seus desejos sexuais como todo homem. Acho que isso é uma das coisas que deveria mudar na igreja católica que ainda age como em séculos passados, ela parou no tempo, por isso que temos tantos casos de pedofilia entre padres católicos, e a maioria dos casos é abafado pela igreja.
2006-10-14 07:36:24
·
answer #9
·
answered by Ivana 5
·
0⤊
0⤋
Olha não concordo com o celibato acho isso uma tirania muito grande da igreja católica, pois a maioria dos padres se escondem atrás da batina e o celibato para fazerem coisas errados com respeito ao sexo, muitos estão infiltrados ate mesmo em pedofilia infantil isso e pecado não casar deus fez o ser humano para perpetuarem sua espécie somente com o casamento que isso realmente pode acontecer por isso os padres poderiam se casar e evitar muitos constrangimento pois todos nos somos feito de carne e osso e temos desejos.
2006-10-14 07:32:26
·
answer #10
·
answered by enerdc 4
·
0⤊
0⤋