A idéia de se utilizar 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape) parte do princípio de se reduzir o esforço nos tempos de admissão e descarga dos gases no cilindro.
Ocorre porém que em baixa rotação essa facilidade acaba se transformando em desvantagem, pois na fração de segundo que as válvulas levam para se fecharem completamente acabam também permitindo uma fuga maior da mistura combustível do que num motor de 2 válvulas por cilindro.
Já nas rotações médias e altas o motor tem rendimento melhor pois trabalha com menos esforço.
Quanto a utilizarem só metade das válvulas não é possível pois elas são de acionamento mecânico o que impossibilita por motivos óbvios esse tipo de controle.
2006-10-14 06:26:44
·
answer #1
·
answered by Peter Kanthropus 5
·
2⤊
0⤋
a resposta correta, sem desmerecer as outras é simplismente a inércia ( para que um corpo saia da inércia é necessa´rio que sobre ele atue uma força) ou seja , voce necessita de mais força para atuar dois comandos e quatro valvulas por cilindro, do que apenas um comando e duas valvulas por cilindro, em média e altas rotações esse dispendio extra é plenamente compensado pela "lavagem" da camara de combustão proporcionada pelas valvulas de descarga no tempo escape e por um enchimento mais eficiente no tempo admissão, daí o carro ( principalmente se for de baixa cilindrada) ficar meio "bobo" em baixas rotações , é o efeito físico do trabalho dispendido para vencer uma resistencia ou inercia maior, espero ter ajudado um abraço e sds.
2006-10-14 11:21:37
·
answer #2
·
answered by rubem r 5
·
1⤊
0⤋
A curva de performance dos motores 8v e 16v são diferentes mesmo... 16V só tem vantagem depois das médias rotações. O motor demora mais para encher.
Quanto a metade das válvulas abrirem para economizar combustível, você está se confundindo.
Não existe isso.
Os carros mais modernos, como a nova geração do Impala, para economizar combustivel utilizam 4 CILINDROS ao invés de 8, não tem nada a ver com válvula.
2006-10-14 07:40:08
·
answer #3
·
answered by tucoegry 3
·
1⤊
0⤋
É simples !
16 válvulas = Tem a capacidade de subir o giro com maior vigor e rapidez pelo dobro de válvulas, duplo comando e a capacidade maior de exaustão dos gases.
6 válvulas = Tem somente um comando de válvulas e assim a metade de válvulas também. Com menos vazão dos gases o oito válvulas tem um ritmo mais lento quanto a elevação de giro e por não haver um comando especifico para a exaustão como no 16 válvulas que tem tanto o comando de admissão,quanto o de exaustão. Assim o 8 válvulas é mais elástico na faixa de giro, falta em alta(flutua) mas é mais forte em baixa.
2006-10-18 05:50:29
·
answer #4
·
answered by Paul Zèp. 4
·
0⤊
0⤋
A historia sobre trabalhar com menos valvulas é pura balela de fato. O processo é realmente mecanico. Exisitiram prototipos de motores eletro-mecanicos que chegaram a funcionar mas pelo custo elevado de produção não foram para frente. O fato é que, falando em portugues claro para que qualquer pessoa entenda, ao inves de 2 buracos no topo da camera de compressão temos 4 2 de admissão e dois de escape. No momento do preenchimento ocorre um vazamendo minimo que acaba tonrando o processo um pouco mais lento. teve uns dois colegas que explicaram isso por aqui de uma forma mais tecnica. Um outro ponto que se pode observar com mais atenção é quem em baixas rotações um motor de 16 v gasta muito menos combustivel que em alta .... interessante não ?
2006-10-16 10:11:33
·
answer #5
·
answered by Marcos D. Almeida 4
·
0⤊
0⤋