Ciência, Filosofia e Religião.
De maneira resumida:
-Ciência pelo estudo de causas e efeitos materiais ou não.
-Filosofia pelo conceito humanitário de evoluir.
-Religião no sentido filosófico, pois é só mais um caminho que vai de encontro ao plane espiritual ( religião = religar ), uma maneira de religar o homem ao divino.
"Espiritismo, espírita e, espiritista são termos criados por Allan Kardec para denominarem as pessoas que seguem a Doutrina dos Espíritos compilada por ele, diferente de Espirutlista que é o termo usado para religiões e religiosos que acreditam no intermédio de espíritos, em sua maioria afro ou afro-brasileiros ( ex Umbanda e Candomblé )"
- Fora da caridade, não há salvação. -
2006-10-14 02:56:41
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Nem uma e nem outra o espiritismo é uma seita, querem um conselho fiquem longe de lá e se convertam a JESUS CRISTO em uma igreja evangélica mais próxima de sua casa!Paz.
2006-10-18 00:55:02
·
answer #2
·
answered by SEMEADORES DO REINO ! 3
·
0⤊
0⤋
Nem os seus adeptos mais engajados sabem.
2006-10-17 22:53:51
·
answer #3
·
answered by Deyg 3
·
0⤊
0⤋
Nem ciência nem religião, é uma para-ciência, ou uma forma de entender coisas não explicadas pela ciência, mas que se tornou religião devido à discordâncias com os credos cristãos tradicionais, por falar em reencarnação
2006-10-15 04:53:02
·
answer #4
·
answered by O XERETA 4
·
0⤊
0⤋
HERESIA!
2006-10-14 11:27:52
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. Ele nos mostra esse mundo, não mais como sobrenatural, mas, pelo contrário, como a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos, e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que ele disse ficaram inintelegíveis ou foram falsamente interpretadas. O ESPIRITISMO É A CHAVE QUE AJUDA A TUDO EXPLICAR COM FACILIDADE.
A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo material, e a outra as leis do mundo moral. Mas aquelas e estas leis, tendo o mesmo princípio, que é DEUS, não podem contradizer-se. Se umas forem a negação das outras, umas estarão necessariamente erradas e as outras certas, porque DEUS não pode querer destruir a sua própria obra. A incompatibilidade, que se acredita existir entre essas duas ordens de idéias, provém de uma falha de observação, e do excesso de exclusivismo de uma e de outra parte. Disso resulta um conflito, que originou a incredulidade e a intolerância`. A Ciência e a Religião não puderam entender-se até agora, porque, encarando cada uma as coisas do se ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Em síntese: é toda uma revolução moral que se realiza neste momento, sob a ação dos Espíritos. Depois de elaborada durante mais de DEZOITO
SÉCULOS, ela chega ao momento de eclosão, e marcará uma nova era da humanidade.
2006-10-14 10:28:42
·
answer #6
·
answered by Germana 2
·
0⤊
0⤋
no meu entender é uma religião como muitas outras,(catolicismo,hindu,budismo,cristianismo,e outros ismo), que você teve conhecer, cada pessoa escolhe á que religião quer seguir e se apega aquela crença tendo respeito, devoção, fé e confiança.
2006-10-14 10:07:48
·
answer #7
·
answered by margo 2
·
0⤊
0⤋
Nem uma coisa nem outra. Apesar de há séculos atrás ter sido comprovada a complexidade espiritual do ser humano - até mesmo a materialização de ectoplasma - não se pode considerar ciência porque o objetivo do espiritismo não é experimentar, mas sim guiar. Não é religião porque não tem dogmas nem tem rituais.
No meu humilde entender, o espiritismo é um mero meio de compreensão das seculares perguntas : quem somos ? pra onde vamos ? qual é o propósito da vida ?
A beleza desta doutrina está em explicar os deslindes da vida mortal e imortal. Para o espírita, Deus é o princípio inteligente de todo, infinitamente justo e bom e nós, que nada mais somos do que espíritos encarnados, somos como estátuas grosseiras sendo lapidadadas de forma perpétua, buscando a perfeição.
Para o espírita não há deuses ou demônios, santos ou pecadores, há sim uma massa espiritual que interage com uma só finalidade. Os espíritos superiores, aqueles que alcançaram certo nível de perfeição, auxiliam em nosso aperfeiçoamento e estão na igreja católica, na evangélica, no centro Kardecista, na mesquita, no templo budista, na favela e na mansão, na casa de religiosos ou ateus.
O que fazemos com a doutrina cabe a nós. Cabe a nós acelerar o processo de lapidação ou atrasá-lo. A noção de evolução é o melhor. Nosso caminho é para a frente ou é a estagnação. Nunca se anda prá trás, não se pode retroceder no plano divino.
bom, pra mim é basicamente isso aí
eu poderia copiar e colar um monte de frase feitas e citações dos livros da doutrina mas preferi este texto que reprsenta melhor minhas impressões pessoais.
2006-10-14 10:02:33
·
answer #8
·
answered by Lord Marreta 6
·
0⤊
0⤋
Nem uma e nem outra. Não precisa de explicação. É mais filosófico.
2006-10-14 09:58:09
·
answer #9
·
answered by Antonio Carlos B 1
·
0⤊
0⤋
Depende do Espiritismo. Há uma tendência espírita a ser aceita apenas como religião e outra ( kardecismo) aceita como uma mistura de ciência e religião. Há hospitais espíritas e cultos espíritas. Mas o maior atributo do espiritismo é a caridade
2006-10-14 09:51:13
·
answer #10
·
answered by elisamakai 5
·
0⤊
0⤋