"...Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, no coração...".
Aqui no RS as misturas são as mais incríveis que se possa imaginar. Por isso somos tão diferentes do resto do Brasil, sendo que, em algumas regiões, se tem a impressão de estar na europa. São negros, índios, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, polacos, russos, franceses, árabes, judeus...bota tudo isso no liquidificador, bate bem, e tens o povo gaúcho. O povo da Serra é completamente diferente do da fronteira com o Uruguai, que é bem diferente do povo do leste do estado, que é diferente do pessoal do centro, que é diferente dos nativos da fronteira com Santa Catarina.
Meus avós paternos são filhos de portugueses, vieram ainda crianças para o Brasil.
Minha avó materna tem sobrenome de origem espanhola, embora não se tenha notícia de quem foi o primeiro deles que veio para cá, nem por onde. O que é certo é que já estão bem...misturados, já que tenho um parente de cada pêlo, por parte de mãe, do lado da minha avó.
Meu avô materno é italiano, que veio com a mãe dele para cá, fugindo da 2ª Grande Guerra. Mas que não quis ficar na Serra Gaúcha e veio se dar bem no pampa. Não sei muito mais dessa parte da família, nem nunca quis saber. O contato com os descendentes de italianos e alemães aqui no RS, para quem é brasileiro antes de qualquer outra coisa é traumatizante. Eram um bando de mortos de fome qdo aqui chegaram, empilhados, feito bichos, nos navios que vinham da europa. E os bisnetos dessa gente se dizem italianos, sem sequer saber para que lado fica a Itália. E cantam e dançam, torcem contra o Brasil na Copa do Mundo e chamam de "negri" os que não são descendentes de italianos. Ridículo. Não são todos, mas a esmagadora maioria é assim.
Logo, tenho essa mistura toda no sangue. Tenho a pele bem clara e cabelo escuro (típico dos portugueses, herança paterna) e olhos numa cor meio azul, meio acinzentada (como os da minha mãe, herança da saudável mistura da família da minha mãe). Mas minha alma é brasileira, Graças a Deus.
Falando em mistura, olha só a minha filha, que, além de toda essa misturança que eu "doei" para ela, a mãe dela é filha de descendentes de alemães (pai) com descendentes de espanhóis (mãe).
2006-10-14 02:26:42
·
answer #1
·
answered by Aragorn 4
·
3⤊
1⤋
É uma mistura tremenda!!!!! Meu avô paterno era português e minha avó é negra. Do lado materno não sei. Não sou negra, mas herdei a maioria das características da raça.
2006-10-13 14:40:53
·
answer #5
·
answered by Bruxinha 2
·
2⤊
0⤋
Sou descendente de ilaliano (pai) e descendente de português (mãe) mas meu avô por parte de mãe era meio oriental. Pra mim sou uma mistura de italiano com potuguês e orientais, mas puxei mais pro lado italiano.
2006-10-13 13:34:16
·
answer #6
·
answered by Tubarão 3
·
2⤊
0⤋