Estar com o nome negativado é diferente de estar sujo. Juridicamente não existe a palavra "sujo".
O que acontece muitas vezes é que a pessoa pode se descontrolar nas compras , fica desempregada, ou as condições no momento não permitiram o adimplemento da obrigação.
Então, estar negativado no SPC / SERASA etc, muitas vezes acontecem sem motivo algum. Por muitos casos de erros de nomes ou outros acontecimentos supervenientes.
As empresas de Cartão de Crédito, Bancos, Ligth, Empresas de águas e telefonias negativam injustamente milhares de pessoas no Brasil.
Portanto, estar negativado, nem sempre quer dizer que a pessoa tem desvio ou falta de caráter.
Se alguém tivesse que escolher entre ter o nome negativado ou passar fome, com certeza todos iriam viver sem fome.
Mas o cidadão que tendo condições de cumprir uma obrigação e não cumpre é desprovido de caráter.
Se compra algo sabendo que não poderá pagar ou que não vai pagar propositadamente, é canalha, age de má fé, tem que ser processado por inadimplência, perdas e danos à outrem.
2006-10-13 11:25:37
·
answer #1
·
answered by Wilarmont P 5
·
0⤊
0⤋
Não gosto de generalizar. Cada caso é um caso.
Mas acredito que na maioria das vezes, nome sujo demonstra muito mais despreparo financeiro e falta de controle emocional, do que desvio de caráter.
Mas é incoerente um gerente de banco, por exemplo, ter o nome sujo. Com que moral ele, em nome da Instituição, poderia recusar crédito a alguem pelo mesmo motivo? Além do mais de forma geral se fosse empresário, dificilmente contrataria alguem com o nome sujo para atuar em determinadas áreas (finanças, contabilidade, administrativo).
Em outras palavras, concordo com a empresa em recusar uma pessoa que esteja com o nome sujo, mas discordo que esse fato, de modo geral, exprima desvio de caráter ou desonestidade.
2006-10-13 13:08:00
·
answer #2
·
answered by BARBOSA® 7
·
0⤊
0⤋
Não,muitas vezes é falta de sorte,Mã adiministração ou até mesmo uma nessecidade...
acho que a empresa que presta esse tipo de preconceito esta tirando a oportunidade de uma pessoa se redimir
2006-10-13 11:37:02
·
answer #3
·
answered by kra12que12faz 2
·
0⤊
0⤋
Existe duas palavras da filosofia que expressa duas faces da mesma moeda. A aparência e a essência. A aparência consiste em observar certos fenômenos (tudo o que acontece) a partir daquilo que nossos sentidos podem nos dar. A essência é a substancia, algo intrínseco (inerente). Como uma empresa pode fazer juízo de um indivíduo apenas obervando sua aparência? Qualquer pessoa pode ter desvio de conduta, não só aquele que possue restrição ao SPC, Serasa etc. Precisa se analisar sob que condições uma pessoa passou a ter seu nome "sujo".
2006-10-13 11:26:40
·
answer #4
·
answered by luluene 2
·
0⤊
0⤋
Nome no SPC ou SERASA poderá significar alguma coisa séria ou não. Muitas vezes seu nome vai parar lá por causa de um funcionário imbecil: ele se confunde porque é imbecil e seu nome acaba na lista de devedores ou caloteiros.
Quanto a uma empresa tomar isto por base, é típico de empresinha de pequeno e médio porte que não tem condições de arcar com uma investigação. Uma grande empresa poderá fazer uma investigação melhor e talvez não precise deste tipo de expediente, ou seja, SERASA ou SPC.
De qualquer forma, não se pode afirmar que o cara com os nomes nestas instituições tenha desvio de conduta, mas fica a dúvida...
2006-10-13 11:20:41
·
answer #5
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
0⤊
0⤋
A inadimplência não é sinônimo de desvio de caráter, se uma empresa recusar a contratar uma pessoa exclusivamente em caráter desta ter o seu nome incluso no SPC caberá uma indenização por danos morais,porém hoje as empresas se prevalecem do uso das mais variadas informações para que sua margem de risco na contratação e investimento do candidato,sejam as menores possíveis
2006-10-13 11:17:42
·
answer #6
·
answered by ROD 32 2
·
0⤊
0⤋
Indica na verdade falta de dinheiro, o que é motivo mais do que suficiente para ter um emprego.
2006-10-13 11:15:08
·
answer #7
·
answered by romulo 1
·
0⤊
0⤋
alguns foi por dificuldades particulares inesperadas
2006-10-13 11:09:53
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não necessariamente. Algumas destas pessoas que estão com o "nome sujo" realmente podem ser pessoas com dificuldades de controlar seus gastos, dentro de um âmbito psicológico. Para evitar ter este tipo de pessoa dentro de seu grupo de trabalho, as empresas tentam eliminar candidatos que tenham esta situação. Porém, eu entendo que alguém pode ter entrado nesta situação por motivos muito diferentes, portanto, quando for a uma entrevista de emprego, é muito bom que já prepare uma boa explicação - isto ajuda.
2006-10-13 11:09:23
·
answer #9
·
answered by iaromiczr 2
·
0⤊
0⤋
bem.. eu acho que consideraria o fato dele estar com o nome sujo.. pois se o cara num tem ou nao teve 'condições' ou 'capacidade' de controlar seu orçamento, como vou saber se ele vai conseguir trabalhar corretamente... mas cada caso é um caso.. mas com certeza é um fato relevante..
2006-10-13 11:06:00
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
varia de pessoa pra pessoa na maioria das vezes e por falta de planejamento mas tem casos que e falta de carater mesmo
2006-10-13 11:04:37
·
answer #11
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
0⤋