Já que você solicitou por e-mail a minha resposta, aí está.
Não confunda ateus com idiotas ou boçais, apatetados, fanáticos, imbecis, ou coisas desse tipo... Ateus estão acima disso! Acima de dogmas, acima de crendices, preconceitos, simpatias e cismas bobas, graças a deus!...
Então nós encaramos o Natal como uma festividade comum como qualquer outra onde a FAMÍLIA, muito acima de tudo isso que eu disse acima, se confraterniza!... Na família existem católicos fanáticos, evangelhos fanáticos, espíritas fanáticos e ateus. Todos se aceitam e respeitam. A família está acima de divergências culturais, sociais, religiosas e filosóficas. E o Natal é uma festa da família, cada um com sua crença, ou nenhuma crença. Eu tenho árvore de Natal na minha casa, porque o meu filhote acha bonito os enfeites e as luzes pisca-pisca. Assim compramos e enfeitamos junto com ele. Na porta da minha casa também tem aqueles enfeites com sininhos e fitinhas coloridas e luzes piscando. Recebo e envio cartões de Boas Festas e Feliz Natal, etc. Temos ceias de frutas frescas e comidas gostosas, tomamos vinho, champanhe e coca cola.
Não temos imagens de Jesus, mas temos as de Papai Noel com sua roupa vermelha. É uma noite alegre que passamos juntos. Se alguém quiser fazer sua oração, que faça. Eu respeito e aguardo. Se quiserem trocar presentes eu troco, dou e recebo.
Nada disso me obriga a acreditar em deuses e na existência de Jesus. Certo? Não há nenhum vínculo de uma coisa com outra. Eu sei que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus. Quem acredita nisso, comemora isso. Pra mim é só confraternização e motivo de alegria por isso, e na minha família não há idiotas que saiam correndo apavorados quando vêem alguma imagem de "santa". Ainda tem mais: Nos feriados religiosos faltamos ao trabalho sim senhor! Os meus filhos, no dia de Cosme e Damião, vão buscar doces na rua e ficam muito felizes com o que conseguiram. Nós fazemos um bem à pessoa que dá os doces, porque assim acreditam que isso lhes traz alguma vantagem, porque pra nós, Cosme e Damião e uma mula sem cabeça é a mesma coisa. Por que recusar os doces como fazem os crentes, e ofender a crença do católico? Nós vivemos muito acima disso... E claro que tenho pena das pessoas que sobrevivem dessas crendices, gastando o seu dinheiro, comprando e distribuindo esses doces vagabundos que a maioria vai pro lixo aqui na minha casa, mas muita gente mata a fome com isso e outras ficam felizes por isso.
Em 2004 fomos convidado a passar o Natal com a minha ex-1ª mulher e o meu filho. Fomos lá os quatro, prontos para o que desses e viesse, porque a minha ex é evangélica FANÁTICA da Universal!!!
Pois eles num espírito muito altruista nos surpreenderam porque sabem que somos ateus e não tocaram em nenhum momento em temas religiosos e nem oração fizeram em hora nenhuma!... Colocaram a família, a amizade, acima das crenças e do fanatismo. Impressionante, mas verdade. Vê que não são somente os ateus que são capazes de tal proeza.
Abraços.
2006-10-14 11:29:38
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
a festa do dia 25 de dezembro não é o dia do aniversário de Jesus, muito antes dele essa data era festejada em outras culturas e religiões, com outros nomes.
2006-10-13 11:44:53
·
answer #2
·
answered by betoquintas 6
·
2⤊
0⤋
O Natal é uma criação comercial, para se vender mais no comercio. Na verdade, existe estudos que comprovam que no dia 25 dw deszembro não era a data certa do nascimento de Cristo.
Não sou ateu, ao contrário, sou muito cristão, ms sua afirmação está incorreta.
A troca de presentes foi inventada como forma de lucro nessa data, nada haver com religião.
2006-10-13 05:59:02
·
answer #3
·
answered by Alexandre C. 3
·
2⤊
0⤋
Ora... o que importa no natal não é o nascimento de cristo (até porque se sabe que Jesus não nasceu realmente no dia 25/12), o que importa é cultivar o amor, alegria, a paz, é ser caridoso, humano. E tenho certeza que não é por ser ateu que uma pessoa não vai possuir tais virtudes.
Nos Natais o melhor de tudo e ver as pessoas felizes abrindo presentes, é fazer alguém feliz, é estar de coração aberto, é comer uma comidinha gostosa.
2006-10-13 04:47:12
·
answer #4
·
answered by - Jana S. - 6
·
2⤊
0⤋
O Natal é mais comercial que Cristão! Se não existe nenhum registro sobre o nascimento de Cristo, ninguém pode afirmar que ele nasceu em 25 de Dezembro! Não sou Cristão, mas adoro receber presentes em qualquer data!! Além disso, festa é festa, né?
2006-10-13 05:05:19
·
answer #5
·
answered by Dhraxlu 5
·
1⤊
0⤋
E por que os Católicos e os Evangélicos também o fazem? Ora, Jesus não nasceu em 25 de dezembro, essa é uma festa comemorada antes do nascimento de Cristo em rituais pagãos, e tudo nela se relaciona com o paganismo pré cristão. Se eles se acham no direito de comemorar uma festa pagã, imagina os ateus!
2006-10-13 04:57:51
·
answer #6
·
answered by ? 3
·
1⤊
0⤋
Escuta, o macho.
Eu sou ateu.
Se a gente não diz feliz natal, somos anti-sociais e dizem "tudo bem que você não acredita mas pelo menos participa, é uma festa, não seja anti-social e radical."
Se a gente troca presentes e diz feliz natal aí vem um "macho" como você e diz: "Mas que hipocrisia, não acreditam em deus e dizem feliz natal e dão e recebem presentes!"
Não tem meio termo né?
Como sempre, os religiosos são os campeões da intolerância.
Eu também não gosto de carnaval, não vou a bailes e não assisto na tv. Nem por isso vou ficar trabalhando sozinho nos dias de carnaval.
2006-10-13 05:36:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Para simplesmente ganhar presentes quer coisa melhor.
2006-10-13 04:45:05
·
answer #8
·
answered by atenasvi 1
·
1⤊
1⤋
Talvez porque a família toda não é ateu, conheço um caso que só o marido é ateu, o resto da família não.
2006-10-13 04:38:49
·
answer #9
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
essa e boa!
2006-10-13 04:38:02
·
answer #10
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
1⤋