English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tem algum parente ou conhecido com a doença, gostaria de saber quais foram os primeiros sintomas e idade q ocorreu?

2006-10-13 01:35:11 · 9 respostas · perguntado por loyane1 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

9 respostas

Doença de Huntington

--------------------------------------------------------------------------------

A doença de Huntington (coreia de Huntington) é uma doença hereditária que costuma ter início na meia-idade. Caracteriza-se por sacudidelas ocasionais ou movimentos espásticos e por uma perda gradual de neurónios, evoluindo progressivamente para estados de coreia, atetose e deterioração mental.

Dado que a doença de Huntington é uma perturbação auto-sómica dominante, os filhos das pessoas afectadas têm 50 % de probabilidades de a desenvolver. No entanto, é difícil determinar a idade exacta em que se verifica, porque a doença aparece de forma insidiosa. Os sintomas costumam manifestar-se entre os 35 e os 40 anos de idade.

Sintomas e diagnóstico

Durante as fases iniciais da doença de Huntington as pessoas afectadas podem misturar de forma espontânea os movimentos intencionais com os anormais, podendo, por isso, estes últimos passar despercebidos. Com o tempo, os movimentos tornam-se mais óbvios e finalmente os movimentos anormais manifestam-se em todo o corpo, dificultando a deglutição e o vestir-se. Inclusive o facto de permanecer quieto, ao estar sentado, torna-se quase impossível. Através da tomografia axial computadorizada (TAC) podem observar-se certas alterações características no cérebro. No início, as alterações mentais produzidas pela doença de Huntington são subtis, mas as pessoas afectadas tornam-se progressivamente irritáveis e excitáveis, e perdem o interesse nas suas actividades habituais. Mais tarde podem apresentar um comportamento irresponsável e, frequentemente, deambular sem rumo. Podem perder o controlo sobre os seus impulsos e incorrer na promiscuidade e, com o tempo, acabam perdendo a memória e a capacidade do pensamento racional, podendo manifestar uma depressão grave com tentativas de suicídio. Nas fases avançadas da doença deterioram-se quase todas as funções e por isso torna-se necessária a assistência médica a tempo inteiro ou os cuidados do doente no lar por parte de enfermeiras. A morte costuma ocorrer ao fim de 13 a 15 anos a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, como consequência de uma pneumonia ou devido às lesões de uma queda fatal.

Tratamento

Não existe cura para a doença de Huntington, embora os medicamentos costumem ajudar a aliviar os sintomas e a controlar as manifestações comportamentais. Para as pessoas com antecedentes familiares da doença é importante o aconselhamento genético, assim como a realização de alguns exames para avaliar o risco da transmissão da perturbação aos seus filhos.

2006-10-13 03:00:42 · answer #1 · answered by moninha 2 · 0 0

A doença de Huntington é uma disfunção cerebral hereditária, que evolui com degeneração corporal e mental e que passa de uma geração a outra com chance de acometer 50% dos filhos de pais ou mães doentes. As principais características são o aparecimento de movimentos involuntários dos membros, do tronco e da face, diminuição da capacidade intelectual e alterações no comportamento e na personalidade.
Abraço***

2006-10-13 04:54:45 · answer #2 · answered by Sónia S 2 · 0 0

Já tem muita resposta boa, então só vou ganhar os dois pontos.
Um beijo.

2006-10-13 03:03:15 · answer #3 · answered by Ladrão de vaca 5 · 0 0

Veja o link abaixo:

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe.asp?cod_noticia=802

2006-10-13 01:46:36 · answer #4 · answered by Jaciara 4 · 0 0

A doença de Huntington é um distúrbio hereditário e degenerativo, provocado por uma alteração genética e caracterizado por problemas motores e mentais. A principal característica é a coréia, movimentos involuntários que se manifestam por contrações musculares irregulares, espontâneas e transitórias. O sintoma está presente em mais de 90% dos portadores da enfermidade, que também apresentam emagrecimento intenso, mesmo que mantenham dieta adequada, e envelhecimento precoce.

Sinais clínicos
Na maioria dos casos, a coréia é a primeira manifestação da enfermidade e pode persistir até os estágios mais avançados. Cerca de 50% dos portadores desenvolvem rigidez muscular (hipertonia) em algum momento, embora a força da contração muscular seja normal. Com a evolução do quadro, os movimentos voluntários do paciente tornam-se mais lentos, e a intensidade dos involuntários aumenta, afetando cabeça, tronco e membros. É comum a dificuldade para articular palavras (disartria) e engolir alimentos (disfagia). Há também risco de asfixia.
O raciocínio e o comportamento também são afetados. A maior parte dos pacientes sofre perdas cognitivas, mas há uma relativa preservação da memória até as fases mais adiantadas. A capacidade de concentração e a memória de curto prazo diminuem com a evolução da doença. Sintomas psiquiátricos, como mudança de personalidade, irritabilidade, apatia, instabilidade emocional e agressividade, são freqüentes e podem preceder em anos as disfunções motoras.

2006-10-13 01:44:54 · answer #5 · answered by the_overcyber 1 · 0 0

não tenho conhecimeto mas no wikipedia pode fazer uma pesquiza

2006-10-13 01:43:01 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

é um distúrbio hereditário e degenerativo, provocado por uma alteração genética e caracterizado por problemas motores e mentais.

2006-10-13 01:41:59 · answer #7 · answered by ed.edson 1 · 0 0

Pesquise o Google que voce vai encontrar informações a respeito.

2006-10-13 01:38:10 · answer #8 · answered by Sábio pra chuchu 5 · 0 0

estou sabendo dessa doença agora

2006-10-13 01:36:15 · answer #9 · answered by wendell a 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers