Em meados dos anos 70, a investigação científica da vida após a morte ganhou um novo e poderoso aliado com as pesquisas do dr. Raymond Moody Jr. envolvendo pessoas consideradas clinicamente mortas.
Os quinze elementos ou estágios que o dr. Moody encontrou e que são apresentados em seu livro Vida Depois da Vida são:
Inefabilidade – as pessoas costumam dizer que não conseguem explicar o que sentiram. O dr. Moody entende que a compreensão da linguagem depende de uma série de vivências comuns das quais todos participam. Como a EPM não faz parte de nosso dia-a-dia, os que passaram por ela não sabem como explicar a experiência pela qual passaram.
Ouvir a notícia – é comum alguém acidentado ou em uma mesa de operações ouvir o médico ou outra pessoa no local declará-lo morto.
Sentimentos de paz e quietude – geralmente, após um momento de dor causada por um grave ferimento ou outro problema físico, a pessoa tem uma sensação extremamente agradável logo no primeiro estágio da experiência.
O ruído – os primeiros momentos podem ser acompanhados de ruídos desagradáveis ou sons de campainha muito altos. Em alguns casos, esses ruídos podem ser agradáveis, até mesmo algum tipo de música.
O túnel escuro – certas pessoas sentiram, junto com os ruídos, a sensação de estarem sendo puxadas por um túnel escuro e longo, ou através de um espaço vazio, negro.
Fora do corpo – após a experiência no túnel escuro a pessoa sente-se fora do corpo, olhando para sua forma física como se fosse outra pessoa. Ela também percebe tudo que acontece à sua volta, e o estado emocional varia de pessoa para pessoa: alguns ficam confusos e preocupados, querendo voltar ao corpo, mas sem saber como; outros não sentem medo e se dão conta do que está acontecendo, mantendo-se calmos. É comum a pessoa perceber que está morta e notar as qualidades de seu novo "corpo", que ninguém vê, e que começa a flutuar. A pessoa também pode ter uma noção do tempo totalmente diferente.
Encontrando outras pessoas – muitos dos que passaram pela EPM tiveram consciência de que outras pessoas ou o que chamaram de "seres espirituais" estavam no local para ajudar na passagem para o outro lado, ou para dizer que a hora da pessoa ainda não havia chegado. Alguns encontraram familiares ou amigos que tiveram em vida; outros viram pessoas totalmente desconhecidas.
O ser de luz – o encontro com a Luz é considerado o elemento mais marcante das experiências. Ela surge como uma suave claridade que se vai intensificando até tornar-se totalmente brilhante, mas sem prejudicar a visão. Essa Luz é descrita como um ser, do qual emana um amor impossível de ser descrito e que atrai as pessoas de forma irresistível. Nesse caso específico, a descrição do ser varia de acordo com as crenças religiosas. Em seguida, a entidade começa a se comunicar, a perguntar o que a pessoa fez de sua vida sem o menor tom recriminatório. Isso acontece por intermédio do pensamento, sem que seja possível qualquer engano ou mentira na comunicação.
A recapitulação – o contato com o ser de luz desencadeia uma recapitulação visual da vida da pessoa, não com o objetivo de julgar ou de conhecê-la, mas para provocar uma reflexão. Além das imagens serem extremamente reais, ela surgem todas de uma vez, como se toda uma vida se passasse num instante.
A barreira ou limite – muitos relataram a impressão de estar se aproximando de uma espécie de barreira ou fronteira que, dependendo da pessoa, se apresentava de forma diferente: uma porta, uma névoa, uma extensão de água.
Regresso – o momento em que se inicia a volta ao corpo físico geralmente é o mais complicado. Após os momentos iniciais, em que existe a vontade de retornar ao corpo físico, no restante da experiência as pessoas se acostumam ao ambiente e chegam a não querer mais voltar. Essa situação é acentuada nos que vêem o ser de luz.
Contar aos outros – quem passa por uma EPM não a descreve como um sonho, mas como uma experiência real e importante. A pessoa também entende que seus relatos, de forma geral, não serão bem aceitos pelos outros, e muitas vezes ela se cala para não ser considerada louca. Alguns preferem não falar sobre o assunto por achar que a experiência pela qual passaram não pode ser descrita pela nossa linguagem.
Efeito sobre a vida – apesar da resistência em falar sobre o assunto, a maioria sente que suas vidas foram modificadas, ampliadas pela experiência. Elas passam a buscar um sentido mais espiritual ou dão mais valor à existência humana, e quase todas ressaltam a importância de cultivar o amor pelo próximo.
Nova visão da morte – geralmente, quem passa pela EPM deixa de ter medo da morte física. Não que elas procurem a morte ou deixem de temer o sofrimento que certas formas de morrer podem causar – elas perdem o medo do que vai acontecer depois. O suicídio também é desaconselhado por todas como forma de chegar ao lugar do qual tiveram um vislumbre. Elas passam a ver a vida pós-morte como uma continuação desta, na qual as pessoas seguem aprendendo.
Corroboração – uma questão importante se refere à possibilidade de obter provas de que a pessoa realmente teve uma EPM. Na pesquisa do dr. Moody, ele obteve vários relatos de gente que soube repetir tudo o que estava acontecendo à sua volta durante a EPM e, em alguns casos, até em aposentos distantes.Esse tipo de acontecimento ficou conhecido como EPM (Experiências Próximas à Morte), ou ainda EQM (Experiências de Quase-Morte). O dr. Moody deixou claro que não estava tentando provar a existência da vida depois da morte e nem considerava que fosse isso possível, pelo menos no atual estágio das pesquisas científicas.
2006-10-12 16:35:59
·
answer #1
·
answered by ALFREDO D 5
·
0⤊
0⤋
Depois que morremos o nosso corpo vira pó e nosso espírito ou seja o fõlego de vida sobe para Deus e fica guardado com ele até o dia do juízo fina(apocalipse). Não vamos para nenhum purgatório, nem ficamos vagando pela terra como dizem o espíritas. Isso é tudo coisa do inimigo.
2006-10-12 16:31:53
·
answer #2
·
answered by Rossana N 2
·
1⤊
0⤋
Na opinião minha e de minha mãe já conversamos sobre isso, quando morrermos, fecharemos os olhos e logo após já estaremos com eles abertos novamente vendo o julgamento final, aonde não terá mais volta, ou ceú o inferno, quem decide somos nóis, quem nos encaminha é DEUS, lembre-se o tempo de DEUS é diferente do nosso...
Espero Ter ajudado
Abraços
Até mais....
2006-10-12 16:30:39
·
answer #3
·
answered by Casal 2
·
1⤊
0⤋
Essa pergunta é um tanto pessoal, pois se perguntarmos para um católico a resposta será uma, para um evangélico a resposta é outra e assim por diante.
Mas o que importa NA MINHA OPINIÃO PESSOAL, é que nós só viemos para esse mundo (Terra), para duas coisas e são as únicas que levamos daqui.
O que aprendemos e quem ajudamos.
Nossa passagem pela terra é para aprendizado e desenvolvimento de caráter, assim sendo, quando partirmos (morrermos), só nós interessa mesmo o quanto ajudamos e o quanto aprendemos, por isso é tão importante estudar e praticar a caridade.
2006-10-13 00:28:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
vc sabia que isto e feio . ficar tentando prever o futuro .......
2006-10-12 21:10:44
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Como eu gostaria de saber, temeríamos menos a passagem, nos agarramos fortemente a todas as teorias espíritas, mas, teriam razão em tudo que afirmam?
2006-10-12 16:54:00
·
answer #6
·
answered by Lu 2
·
0⤊
0⤋
Se vc tiver reconhecido Jesus como seu único salvador vc irá p/ descanso eterno até o dia do julgamento. Se ñ infelismente p/ o inferno. vc ñ vai ficar vagando p/ aí. Só existe um caminho p/ ver a Deus através de Jesus! tire todas as suas dúvidas na bíblia. Nesse livro vc encontra resposta p/ tudo na sua vida! Deus te abençõe ricamente! Espero ter te ajudado!! ñ perca mais tempo. Jesus Te Ama!!!
2006-10-12 16:48:40
·
answer #7
·
answered by Bia 1
·
0⤊
0⤋
Acredito,plena mente que quando partimos desta vida iremos para uma outra vida em lugar não certo ou mesmo neste mundo que vivemos,.Só não sabemos se reencarnaremos como somos atualmente.,na mesma familia,como seres humanos ou animal.
2006-10-12 16:46:58
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Depois da morte, o espírito dorme, se vc crer que Jesus Cristo é o salvador do mundo, e aceitá-lo no seu coração, e deixar as coisas deste mundo, as quais não agrada a Deus, posso garantir que vc terá o céu, pois ele é um presente não é ganho nem por obras o merecimento, mas sim pela sua fé em Jesus Cristo.
2006-10-12 16:44:54
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bom isso eu nao sei, só sei pra onde vai levar esse teu topico, a uma congregraçao de crentes...o que ta dando de evangelico neste teu topico nao é brincadeira!
2006-10-12 16:39:36
·
answer #10
·
answered by PabloOaks 3
·
0⤊
0⤋
quando eu morrer eu volto p/ te falar como foi tah
bye bye
2006-10-12 16:35:27
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋