Pluralidade dos mundos habitados
Paulo da Silva Neto Sobrinho
“Há várias moradas na Casa de meu Pai” – João 14, 2.
O nosso conceito de que Deus fez a terra e tudo que nela há, o sol, a lua e as estrelas para nós é falso e é isto que vem nos deixando com idéias arraigadas não nos permitindo enxergar mais além. Esta visão é bastante egoísta e presunçosa, não há como admitir, nos dias de hoje, que Deus tenha criado tudo para o gozo, contemplação e delícia do ser humano, que na verdade não passa de mais um dos seres da criação divina, cuja diferença para com os animais é ter o raciocínio contínuo. Entretanto mostra, em algumas situações, mais irracional que os próprios animais. Para podermos nos situar, vejamos a grandeza do cosmo. Ao depararmos com sua magnitude chegaremos à conclusão de nossa extrema insignificância perante o Universo.
O cosmo conhecido tem por diâmetro 40.000.000.000 anos-luz. E para quem quiser mensurar o que representa este número, basta multiplicá-lo por 9.467.280.000.000 km, número este que equivale a um ano-luz. Ora, dentro desta extraordinária grandeza não há como pensar que somente a terra, talvez nem um minúsculo grão de areia neste contexto, tenha vida humana. A ciência avança gradativamente e algumas nações gastam fortunas para tentar captar sons de outras galáxias, instrumentos cada vez mais potentes e sensíveis são direcionados para o céu em busca do contato com inteligências extraterrestres. Pode até parecer ficção científica, mas é a nossa pura realidade nos dias de hoje.
Perguntaríamos: Dada a grandeza do cosmo com seus bilhões e bilhões de planetas porque pensar que apenas a terra teria vida? Não poderia Deus ter criado tantos planetas sem que tivessem alguma outra utilidade a não ser iluminar nossas noites escuras? Tem que haver forçosamente, dentro de um senso lógico, vidas em outros planetas. Para se ter uma idéia somente a Via Láctea possui cerca de 200.000 planetas semelhantes a terra. Se há vida na terra porque não poderia haver nestes outros planetas semelhantes ao nosso? Não podemos fugir desta grande possibilidade de que possa haver vidas em outros planetas.
Suponhamos que um homem é colocado num foguete e lançado à Marte, desce lá e se não vê vida humana não quer dizer necessariamente que não há vida em Marte, o que podemos afirmar é que em Marte não há vida igual ou semelhante à da terra. Poderia ocorrer, talvez, que a vida em Marte não seria captada pelos nossos sentidos, como por exemplo, numa gota d’água não enxergamos, a olho nu, os micróbios que nela vivem, mas se colocarmos esta gota diante de um microscópio veremos uma infinidade de seres vivendo nesta gota, ou seja, se tivermos um instrumento apropriado poderíamos deslumbrar com a vida naquele planeta.
E aí as palavras de Jesus, em João 14, 2, “há muitas moradas na casa de meu Pai”, parecem fazer sentido. Não estaria ele falando dos vários planetas habitados?
Preocupado com esta questão Allan Kardec questiona aos espíritos superiores, conforme consta do Livro dos Espíritos, o seguinte:
Pergunta 55 – Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
Resposta – Sim, e o homem da terra está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, em bondade e perfeição. Todavia, há homens que se crêem muitos fortes, que imaginam que somente seu pequeno globo tem o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.
Pergunta 56 – A constituição física dos mundos é a mesma?
Resposta – Não, eles não se assemelham de modo algum.
Pergunta 67 – A constituição física dos mundos não sendo a mesma para todos, seguir-se-ão tenham organização diferentes os seres que os habitam?
Resposta – Sem dúvida, como para vós os peixes são feitos para viverem na água e os pássaros no ar.
Vamos descrever como seriam estes mundos de acordo com as informações dos espíritos superiores a Kardec.
Classificação dos Mundos
1. Quanto ao grau de adiantamento ou inferioridade dos seus habitantes
1. Mundos Inferiores – a existência é toda material, reinam as paixões, quase nula é a vida moral;
2. Mundos Intermediários – misturam-se o bem e o mal, predominando um ao outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam;
3. Mundos Adiantados – a vida é por assim dizer toda espiritual;
2. Quanto ao estado em que se acham e da destinação que trazem:
1. Mundos Primitivos – destinados às primeiras encarnações da alma humana;
2. Mundos de Expiação e Provas – onde domina o mal (Terra);
3. Mundos de Regeneração – nos quais as almas ainda têm o que expiar, haurem novas forças repousando das fadigas da luta;
4. Mundos Ditosos – onde o bem sobrepuja o mal;
5. Mundos Celestes ou Divinos – habitações de espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem.
Os espíritos que encarnam em um mundo não se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingirem a perfeição.
Os mundos estão, também, sob a lei do Progresso.
Características dos Mundos
a) Mundos Inferiores
* seres rudimentares;
* forma humana sem beleza;
* instintos, não há sentimentos de delicadeza ou de benevolência;
* não tem noção do justo e do injusto;
* a força bruta é a única lei;
* carentes de indústrias e de invenções;
* passam a vida na conquista de alimentos.
b) Mundos Superiores
* forma humana, mais embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada;
* o corpo não tem a materialidade terrestre, não está sujeito às necessidades, nem às doenças ou deteriorações que predominância da matéria provoca;
* sentidos mais apurados;
* leveza do corpo permite locomoção rápida e fácil, deslizando pela superfície, usando apenas a vontade;
* é rápido o desenvolvimento dos corpos e curta ou quase nula a infância;
* vida mais longa do que na Terra;
* a morte não causa pavor, é considerada uma transformação feliz;
* a livre transmissão do pensamento;
* relações amistosas entre os povos;
* só a superioridade moral e intelectual estabelece diferença entre as condições e dá a supremacia;
* a autoridade merece o respeito de todos, pois está estabelecida no mérito e na justiça;
* amor e fraternidade prendem uns aos outros todos os homens;
* possuem bens adquiridos mais ou menos por meio da inteligência;
* o mal, nesses mundos, não existe;
* os mundos felizes não são orbes privilegiados, visto que Deus não é parcial para qualquer dos seus filhos; a todos dá os mesmos direitos e as mesmas facilidades para chegarmos a tais mundos.
c) Mundos Regeneradores
* servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes;
* encontra neles a calma e o repouso, acabando por depurar-se;
* sujeição às leis que regem a matéria;
* libertos das paixões, isentos do orgulho, da inveja e do ódio;
* ainda não existe a felicidade perfeita, mas a aurora da felicidade;
* o homem lá é ainda de carne;
* ainda tem de suportar provas, porém, sem as pungentes angústias da expiação.
O que isto tudo representa para nós?
* explica de onde vêem os espíritos que reencarnam na Terra;
* nos dá a certeza de, conforme o progresso individual, irmos aos mundos mais elevados ou o “reino dos céus”;
* pouca significância do tempo em que estamos aqui na terra;
* passagem para o 3º milênio, depuração da terra dos espíritos inferiores, que não desejam progredir e não querem que os outros progridam.
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/pluralidade-dos-mundos-habitados.html
2006-10-12 08:10:17
·
answer #1
·
answered by amigo_brasileiro 3
·
1⤊
1⤋
SIM.
2006-10-12 18:24:06
·
answer #2
·
answered by Hemerocallis 4
·
0⤊
0⤋
Sem falar em religião ou mesmo espiritualidade, a ciência conseguiu comprovar a dimensão do universo além da nossa compreensão. Daí, é uma questão estatística que se nosso mundo é povoado, certamente outros o são
2006-10-12 18:07:37
·
answer #3
·
answered by Lord Marreta 6
·
0⤊
0⤋
Podemos responder a esta pergunta sob vários pontos de vista, sob a visão de um cientista ateu, sob a visão de um religioso, etc. Vou falar sob o aspecto de um religioso que crê na Bíblia como única regra de fé, apesar de não ser um averso ao que a ciência fala, mas sigo o princípio de que "Mais vale obededer a Deus do que aos homens". Homens falham, opiniões mudam. Deus não muda. Devo observar também que não há muito o que se aprofundar no tema, pois Deus não revelou muita coisa.
Para a Bíblia, antes da ciência dizer qualquer coisa sobre se o planeta Terra era redondo ou não, em Jó 1:7 já dizia que Satanás estava a "rodear a Terra, e passear por ela." Galileu teve de se retratar de que a Terra não era o centro do universo, seus discípulos morreram porque não se retrataram. Daí o início do conflito entre ciência e religião. Na ocasião, o império religioso que dominava fez prevalecer a sua opinião baseada na sua tradição. Talvez seja esta a razão de que todos os que apoiam o ponto de vista científico creia que não possa ter a visão religiosa e vice-versa.
Sem entrar na famosa "religião do se", que acredita em tudo que se fala fora da Bíblia e por isso a imaginação voa.
Em I Coríntios 4:9, Paulo fala sobre "Feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens". "Ao mundo" pode ser entendido como ao universo pois menciona "aos homens" também. É como se o universo (fora os anjos) fossem expectadores de tudo que ocorre aqui na Terra.
Em Apocalipse 12:9 diz que Satanás "foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos." Não diz que tentou em outros planetas, nem se havia outros planetas habitados, mas confirma que o centro de todo o pecado é aqui.
Eu tenho minha própria convicção sobre isso, mas não creio que seja tema para a salvação. Não que não mereça ser estudado, mas que não influirá na salvação de ninguém. O que salvará ou não alguém é aceitar e obedecer Jesus. Certamente por esta razão não há muito o que ser revelado. Um dia saberemos muito mais verdades do que a que temos. Mas a maior Verdade é Jesus.
2006-10-12 17:59:27
·
answer #4
·
answered by Amigo 3
·
0⤊
0⤋
Vejamos se vc acompanha o raciocinio.
Foi criada toda via láctea com seus respectivos planetas.
Imagine uma praia com toda aquela extensão de areia.
Cada grão daquela areia corresponde a um planeta da via láctea. Pegue um grão e amasse-o até virar pó. Depois por uma lente de aumento localize o grão daquela poeira. Pronto aquele grão de poeira é o planeta terra. Viu tamanha insignificância.
Agora seria bem egoista de nossa parte achar que foi criado tudo isto somente par existir vida em nosso planeta. e sendo a terra aquele grão de poeira no espaço o que somos nós neste planeta? O Criador não cometeria tal erro, è muito trabalho para pouca ornamentação.
2006-10-12 16:32:21
·
answer #5
·
answered by Anjo Branco 2
·
0⤊
0⤋
Há, com certeza, e muitos.
2006-10-12 16:00:45
·
answer #6
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Desculpem-me os espíritas que acreditam que até um grãozinho de poeira vagando no vácuo deve ser habitado ou não teria motivo para existir, e os cristãos que acham que o Universo tem 15 bilhões de anos-luz de diâmetro só pra dar um efeito de profundidade e alguns sextilhões de estrelas por que deus queria decorar o "firmamento".
Tanto uns quanto outros estão errados em afirmar categoricamente tanto que existe quanto que não existe vida fora da Terra.
A verdade é que até hoje não se sabe NADA, nothing!
Tanto podem existir trilhões de planetas com vida e mesmo com civilizações, quanto a Terra pode ser o único planeta habitado em todo o Universo.
Exobiologia, o estudo da vida extraterrestre, não é assunto pertinente a doutrinas religiosas ou místicas. Estas ficam se pondo de sabidas e afirmando coisas que não são de sua alçada.
É assunto para cientistas sérios e céticos que põem os fatos na frente de suas preferências emocionais que o oposto do que fazem religiosos e ideológicos.
Temos que ter paciência para esperar por provas irrefutáveis da existência de vida fora da Terra ou até mesmo aceitar estoicamente que talvez nunca venhamos a saber.
2006-10-12 15:37:46
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Possivelmente.. mas nao há como se ter certeza...
Alguem poderia fazer um calculo matematico... considerando a probalidade de existencia de planetas semelhantes aos nossos, ha quanto tempo estes planetas existem, e a probalidade de lah ter se desenvolvido vida... considerado o tempo e as analises do processo evolutivo na terra (cada combinacao/fato q levou ao inicio da vida que conhecemos foi acompanhado por inumeras outras combinacoes...)
2006-10-12 15:32:08
·
answer #8
·
answered by H 2
·
0⤊
0⤋
A possibilidade de que haja vida em outros cantos do universo, além da Terra, é viável. Mas veja bem, é apenas uma possibilidade. Se houver vida em outros mundos, pelo menos duas situações são passíveis de ocorrer: 1. essa vida ser inteligente, ou 2. tratar-se de seres incapazes de pensar.
Ainda que ufólogos deslumbrados e algumas religiões declarem que a existência de vida no cosmos é fato, não há até o momento nada que comprove tal afirmação.
Acreditar ou não depende de cada um. Crer em alguma coisa simplesmente reflete nosso desejo de que a realidade seja como imaginamos. Por outro lado, afirmar que a coisa é certa, sem que haja provas, significa deixar-se levar por fantasias.
Boa sorte!
2006-10-12 15:21:47
·
answer #9
·
answered by montalvão 1
·
0⤊
0⤋
Com certeza deve haver outras foras de vida em todo o Universo. Pq só nós é que existiríamos como forma de vida, neste mundão de meu Deus!.O problema é descobrir onde!.. Mas em algum tempo, saberemos. Eu vou ficar para semente para ver esta nova forma de vida aparecer!
Creio nisto!
2006-10-12 15:17:50
·
answer #10
·
answered by Mcean N 3
·
0⤊
0⤋
claro que sim, mais estamos muito longe de conhece los.
2006-10-12 15:12:28
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋