English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em êxodo 20: versos de 8 a 11 está o dia que o Senhor estabeleceu na Criação. Em Mateus 5: verso 17 Jesus diz q ñ veio revogar a lei ou os profetas, sendo q quando Ele disse isto nenhum livro do Novo Testamento existia, faltando 30 anos para o primeiro de Paulo. A qual lei e profetas Ele se referia? E diante disto, qual é o Dia do Senhor Criador?

2006-10-12 06:06:33 · 9 respostas · perguntado por Hauff Witerman 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Estou me referindo ao dia santo, santificado, o dia q se deve dedicar somente a meditação no Senhor e Suas Obras. O dia de guarda.

2006-10-12 06:23:36 · update #1

9 respostas

Quando e quem criou o Sábado? A Bíblia diz em Gênesis 2:1-2 “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.”


Por que razão devemos guardar o Sábado? É um monumento à criação. A Bíblia diz em Êxodo 20:11 “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”


Segundo Cristo, para quem foi o Sábado criado,? A Bíblia diz em Marcos 2:27 “E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”


Que requer o quarto mandamento? A Bíblia diz em Êxodo 20:8-10 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”


Que escolheu Deus como um sinal entre Si e o Seu povo? A Bíblia diz em Ezequiel 20:20 “E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.”


O Sábado é também um sinal de santificação. A Bíblia diz em Ezequiel 20:12 “Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.”


Na Nova Terra e no Novo Céu quão frequentemente os resgatados adorarão ao Senhor? A Bíblia diz em Isaías 66:22-23 “Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”


Enquanto Cristo viveu na terra, guardou Ele o Sábado? A Bíblia diz em Lucas 4:16 “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”


Que dia vem antes do primeiro dia da semana? A Bíblia diz em Mateus 28:1 “No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”


Depois da crucifixão, que dia guardaram as mulheres que seguiam a Jesus? A Bíblia diz em Lucas 23:56 “Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.”


Que dia da semana é o Sábado de acordo com o mandamento? A Bíblia diz em Êxodo 20:10 “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”


Qual era o costume de Paulo em relação ao Sábado? A Bíblia diz em Atos 17:2 “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras.” Que disse Jesus sobre a lei de Deus a qual o Sábado pertence? A Bíblia diz em Mateus 5:17-19 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”


Que tipo de adoração Jesus diz que não está de acordo com os mandamentos de Deus? A Bíblia diz em Mateus 15:9 “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.”


Que características tem o povo de Deus nos finais dos tempos? A Bíblia diz em Apocalipse 14:12 “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

2006-10-12 07:30:28 · answer #1 · answered by firmiano 3 · 0 0

1 - Definição e Significado Etimológico da Palavra Sábado 1.1. Em Hebraico, as palavras para sábado são: (a) SHABBATH, que significa (dia) de descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8). (b) SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15). Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos: SHABBATH SHABBATHON – O SÁBADO DE DESCANSO. 1.2. Em Grego as palavras são: (a) SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath. (b) SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”. A Bíblia recomenda em Êxodo 20:8 “Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar”. O Sábado é o dia instituído por Deus para que o homem possa descansar, no Senhor. Este descanso não inclui apenas a parte física, mas também a mental, emocional e espiritual. O Sábado foi feito para que o homem pudesse desfrutar de uma comunhão viva com seu Criador e também com a família. O sábado é um sinal, um lembrete no tempo, que nos fala que em seis dias Deus criou os céus e a terra, e está disposto a nos recriar, a nos fazer novas criaturas, para que possamos nascer de novo para uma vida feliz, em comunhão com Ele. Descansar no dia de sábado é deixarmos de lado nossas atividades rotineiras, cessar nossas obras, louvar e adorar a Deus e passar maior tempo em companhia do Criador e com nossos queridos; é também um tempo muito especial a fim de dedicarmos mais de nossa vida em serviço do nosso próximo (Mateus 12:12). Obedecendo a Deus, seremos pessoas felizes, sadias e prósperas. Isaías 56:2 afirma que é feliz, é “bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal”.

2006-10-12 16:59:24 · answer #2 · answered by jovem10 5 · 0 0

O Messias ou Cristo disse que não veio revogar a lei dos Profetas (que o anunciam), não que não veio abolir a dos doutores na lei. O judaísmo é, embora as vertentes liberais o venham revisando, era a religião de um único povo. Já o Cristo a universaliza. Mais para marcar tal diferença entre o Velho e Novo Testamento, sem abolir a continuidade que há entre eles, continuidade esta que se dá no Balise Pascal chama de "verdades", contrapondo-as ao que chama de "figuras" (enunciados contraditórios), a Igreja Católica Apostólica Romana, que não se baseia apenas na Bíblia, mas também nos Padres da Igreja, estabeleceu o domingo (Dominus Dei), como o dia do Senhor. Houve, depois, novas seitas e Igrejas cristãs, como, p ex, os Adeventistas do Sétimo Dia, que continuaram a observar o sábado como o dia do Senhor.
Seja como for, a exegese bíblica é empreendimento altamente complexo. E requer, preliminarmente, apenas preliminarmente, conhecimento do hebraico bíblico, do aramaico, do grego Koiné e do latim.
Os muçulmanos têm-no na sexta-feira.
Seja como for, vejo com bons olhos as os eforços que cresecentmente envidam muitas seitas protestantes históricas e o catolicismo romano.
No mais, comungo com Mestre Eckhart quando sentencia: ou conhecemos (e vivenciamos) Deus em nosso íntimo (dentro de nós) ou não o conhecemos de maneira alguma (de memória, sem aspas).

2006-10-12 13:46:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Antes da ressurreição de Cristo o dia ordenado por Deus era o sétimo, ou sabado.
Após a ressurrição de Cristo que aconteceu no domingo, ou seja, no primeiro dia da semana, esse passou a ser o dia para santifica-lko e oferece-lo ao Senhor.

2006-10-12 13:20:44 · answer #4 · answered by Alexandre C. 3 · 0 0

O REFERIDO POR JESUS ERA COM RELAÇAO AS LEIS DADAS POR DEUS A MOISES, AS PROFECIAS SAO AQUELAS QUE OS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO SE REFEREM A VINDA E MINISTÉRIO DO MESSIAS, ASSIM CHAMADO NO AT. QUE É JESUS.
OS LIVROS DOS EVANGELHOS, APESAR DE SEREM RELATOS ESCRITOS POSTERIOR A MORTE DE JESUS, NAO SAO ANTERIORES AS CARTAS DE PAULO. O EVANGELHO DE MARCOS É CONSIDERADO O MAIS ANTIGO DA BIBLIA

O DIA DO SENHOR É O SETIMO DIA, O DIA DO DESCANSO, O DIA QUE DEUS "DESCANSOU" DEPOIS DE CRIAR O MUNDO.

PARA NÓS SERÁ O DIA POSTERIOR A SEIS DIAS DE TRABALHO, É UM DIA QUE DEUS ESTIPULOU PARA VC DESCANSAR, CURTIR A FAMILIA E ADORAR AO CRIADOR DE TODAS AS COISAS; COM LOUVORES, PETIÇOES E AÇOES DE GRAÇA.

ESCLARECI?

2006-10-12 13:20:38 · answer #5 · answered by LYLLA MOORE 3 · 0 0

todo dia é dia do senhor ahah

2006-10-12 13:14:46 · answer #6 · answered by raphael yuri 1 · 0 0

todos os dias

2006-10-12 13:13:25 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Encontramos o termo “Dia do Senhor” muitas vezes na Palavra, sempre relacionado a eventos escatológicos e decisivos para o cumprimento final do plano do Senhor para a humanidade. O primeiro a citar tal termo é o profeta Isaias, há aproximadamente 700 anos A.C.

Mas, o que significa Dia do Senhor? Diante desse questionamento, se apresentam duas posições principais: alegorizar o termo “dia”, fazendo com que o “Dia do Senhor” abranja o espaço de tempo maior que um dia de 24 horas, ou tomar o termo “dia” num sentido literal, no qual o “Dia do Senhor” será realmente um dia específico. Sendo congruentes com a nossa concepção literalista das Escrituras, não vemos razões suficientes para não considerar o “Dia do Senhor” como um dia literal de 24 horas ou o glorioso dia da vinda de Jesus.

Alguns tentam alegorizar o termo “Dia do Senhor” tomando como base a relação feita por Paulo e também por Pedro entre o Dia do Senhor e a chegada abrupta de um ladrão (I Tessalonicenses 5:2, II Pedro 3:10). Tomando como base essa premissa, afirma-se que o Dia do Senhor começará de forma iminente e inesperada.
De acordo com princípios, cremos que o dia do Senhor ocorrerá logo após a tribulação e será a manifestação poderosa de Cristo, vindo sobre as nuvens como Rei e Senhor, para arrebatar aqueles que o esperam, derrotar os exércitos do anticristo reunidos no Armagedom e instaurar o seu reino de paz sobre a Terra.

2006-10-12 13:11:20 · answer #8 · answered by AMADA 3 · 0 0

Todos os dias, pois Deus não está em nós e nós não estamos Nele? O pensamento pode estar sempre em Deus não importa o que estejamos fazendo exteriormente.

2006-10-12 15:35:54 · answer #9 · answered by Justina 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers