English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-12 04:56:34 · 9 respostas · perguntado por BIRILO 6 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

9 respostas

Anorexia nervosa
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.
É um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.

Sintomas
·Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo sem nenhuma justificativa. Nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 17;
·Recusa em participar das refeições familiares. Os anoréxicos alegam que já comeram e que não estão mais com fome;
·Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200kcal por dia;
·Interrupção do ciclo menstrual (amenorréia) e regressão das características femininas;
·Atividade física intensa e exagerada;
·Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
·Visão distorcida do próprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso;
·Pele extremamente seca e coberta por lanugo (pêlos parecidos com a barba de milho).

Causas
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância, a pressão da família e do grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente nas concentrações de serotonina e noradrenalina.

Recomendações
·Algumas profissões são consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jóqueis, atletas olímpicos, precisam estar atentos para a pressão que sofrem para reduzir o peso corporal;
·A faixa etária está baixando nos casos de anorexia. A família precisa observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeições em casa;
·Às vezes, os familiares só se dão conta do que está acontecendo quando, por acaso, surpreendem a paciente com pouca roupa e vêem seu corpo esquelético, transformado em pele e osso. Nesse caso, é urgente procurar atendimento médico especializado;
·O ideal de beleza que a sociedade e os meios de comunicação impõem está associado à magreza absoluta. É preciso olhar para esses apelos com espírito critico e bom senso e não se deixar levar pela mensagem enganosa que possam expressar;
·Se o paciente anoréxico estiver correndo risco por causa da caquexia e dos distúrbios psiquiátricos deve ser internado num hospital para tratamento médico.

Tratamento
A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.
Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

2006-10-12 05:06:18 · answer #1 · answered by aff! 2 · 0 0

A anorexia nervosa caracteriza-se por grave e prolongada incapacidade ou recusa de comer, devido a um conflito emocional. Não é causada por uma doença física. Este quadro clínico leva a significativa perda de peso. A pessoa — geralmente uma mulher jovem tem intenso receio de se tornar obesa e se acha gorda demais, mesmo quando magrinha. A menstruação fica suspensa. Ela se recusa a manter o peso acima do mínimo normal para sua idade e altura.

2006-10-12 05:27:22 · answer #2 · answered by Florseduz 4 · 0 0

Anorexia é um distúrbio alimentar e psicológico,onde a pessoa se vê sempre mais gorda apesar de estar extremamente abaixo do peso,ela se olha muito no espelho e não consegue ver o que os outros vêem nela.Não come nada,com a intenção de perder mais e mais peso,algo muito perigoso e que pode levar a morte por inanição.

2006-10-12 05:07:43 · answer #3 · answered by Lara 2 · 0 0

É um distúrbio psicológico que faz com que pessoas magras se sintam gordas e/ou criem aversão à comida, causando assim desnutrição e outro problemas bem mais graves. alguns a confundem com bulimia, que é outro distúrbio também, mas a pessoa bulímica age diferente: enquanto a anoréxica não come, a bulímica come em excesso e, posteriormente força a saída dos alimentos ingeridos, seja por vômito ou por uso de laxantes.

2006-10-12 05:07:21 · answer #4 · answered by Flopes 3 · 0 0

E o que a Tessy disse

2006-10-12 05:05:31 · answer #5 · answered by Queridinha 2 · 0 0

(cs). [De an- + -orex- + -ia1.]
S. f. Med.
1. Redução ou perda de apetite; inapetência.

2006-10-12 05:02:47 · answer #6 · answered by Tessy 2 · 0 0

e uma doença em que a pessoa deixar de comer ou come quase nada ficando magerrima e ainda se acha gorda

2006-10-12 05:01:50 · answer #7 · answered by wendell a 7 · 0 0

A anorexia afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos de anorexia nervosa ocorrem em mulheres).

Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque a mídia comumente (mas não sempre) impõe o estereótipo em que a magreza é um fator importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e econômico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, nas quais a personalidade ainda está em formação, e casos de garotas entre 11 a 14 anos anoréxicas existem com relativa freqüência.

A anorexia nervosa foi pouco discutida na cobertura jornalística da morte de algumas pessoas que morreram justamente devido a complicações da doença, como Karen Carpenter e Terri Schiavo.

Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem anoréxicas.

Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir seu peso, possivelmente resultando em um transtorno alimentar. O perfeccionismo também é um fator de risco.

2006-10-12 05:00:30 · answer #8 · answered by Jessy_fsa 2 · 0 0

Uma doença que as pessoas tem por ficar cada vez mais magras.

2006-10-12 04:59:03 · answer #9 · answered by Tatinha 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers