Os sentidos:
audição
olfato
visão
tato
paladar
Sentidos do prazer
Do ponto de vista da biologia e ciências cognitivas, os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. O adjectivo correspondente aos sentidos é sensorial
A audição do latim auditione é um dos cinco sentidos humanos. É a capacidade de reconhecer o som emitido pelo ambiente. O orgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância.
Fala é a capacidade ou o uso dessa capacidade de emitir sons em algum padrão. Para falar ou cantar, movimentamos cerca de uma dúzia de músculos da laringe, aproximadamente de diversas maneiras as cordas vocais. O ar que sai dos pulmões percorre os brônquios e a traquéia, chegando até a laringe, os músculos da gente se contraem, regulando a passagem do ar.
Os movimentos da gente fazem as cordas vocais vibrarem e produzirem sons. Chegando a boca, o som laringiano é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
O olfato (olfacto, em Portugal) é um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfactivo.
É um dos cinco sentidos humanos. É uma capacidade que nos permite reconhecer os sabores de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem a substância e enviam a informação ao cérebro. Mas o tecto da boca (o palato) também é sensível aos sabores.
A visão (a vista) é considerada um dos cinco sentidos que permitem a um ser humano ter a percepção do mundo.
No entanto, há que referir que os neuroanatomistas consideram que a visão engloba dois sentidos, já que são diferentes os receptores responsáveis pela percepção da cor (i.e. pela estimativa da frequência dos fotões de luz) e pela percepção da luminosidade (i.e. pela estimativa do número de fotões de luz incidente).
O sentido do tato desempenha também um papel na nossa saúde e bem-estar. “O afago de outra pessoa libera hormônios que podem aliviar a dor e clarear a mente”, diz a revista U.S.News & World Report. Alguns acreditam que uma criança que não recebe afagos carinhosos terá dificuldade de crescimento.
Quantos sentidos temos realmente?
“Nossa interação com o ambiente é tão eficaz e tão espontânea que é difícil avaliar as extensas operações por trás até mesmo da experiência sensorial mais simples.” — EXTRAORDINÁRIOS ASPECTOS SENSORIAIS: UM MUNDO ALÉM DA EXPERIÊNCIA HUMANA
Segundo a Britannica, porém, estudos apenas na sensibilidade da pele “produziram evidências de que os sentidos humanos são mais do que cinco”.
Como assim? Certas funções que antes eram agrupadas sob tato são agora consideradas como sentidos distintos. Por exemplo, os receptores da dor reagem a forças ou substâncias mecânicas, térmicas e químicas e fazem distinção entre elas.
Outros sensores indicam coceira. As evidências sugerem que temos pelo menos dois tipos de sensores de pressão — um para pressão superficial leve e outro para estímulo profundo. O nosso corpo tem também muitos sentidos internos. Que papel desempenham?
Os sentidos internos
Sensores internos detectam mudanças que ocorrem dentro do corpo. Eles anunciam coisas como fome, sede, cansaço, dor interna e a necessidade de respirar ou de ir ao banheiro.
Em cooperação com o nosso relógio biológico, os sensores internos nos dão a sensação de cansaço, no fim do dia, ou de desconforto, em caso de viagem aérea com mudança de fuso horário.
De fato, visto que podemos “sentir” a passagem do tempo, tem-se sugerido que a noção de tempo seja acrescentada à lista de sentidos.
Temos também o sentido vestibular, ou de equilíbrio, localizado no ouvido interno. Ele responde à gravidade, à aceleração e à rotação.
E por fim temos o sentido cinestético, que nos possibilita detectar tensão muscular e, mesmo de olhos fechados, o movimento e a posição dos braços ou das pernas.
Naturalmente, a percepção sensorial não é exclusividade humana. Os animais também possuem uma grande variedade de sentidos, alguns realmente espantosos, que nós não temos.
2006-10-16 06:37:32
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
1⤋
são 6!
sendo o 6º a intuição!
2006-10-11 16:49:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na psicologia moderna se fala de nove sentidos:
1. Audição,
2. Visão,
3. Olfato,
4. Tato,
5. Paladar,
6. Termocepção,
7. Nocicepção,
8. Senso de equilíbrio,
9. Propriocepção
Abraços :-)
2015-04-06 11:48:02
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
muitos
2006-10-16 07:02:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Oi,
Cinco que São conhecidos: tato, paladar, olfato, visão e audição.
Os outros podem ser os seguintes:
Intuição
Alucinação
Ódio
Amor
Imaginação
Talvez queira considerar também o "sonho" e a visão futurista como a dos (videntes).....................
Abraços
2006-10-11 17:19:31
·
answer #5
·
answered by J S 4
·
1⤊
1⤋
5
2006-10-11 17:04:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Além dos 5 sentidos que aprendemos na escola, sempre me perguntei por que o "equilíbrio" não é um sentido. Temos o labirinto dentro do ouvido. Ele nos permite saber em que posição estamos, sem que isso tenha relação com tato, paladar, olfato, visão ou audição. Para mim existem 6 sentidos. O sexto é o equilíbrio e é dado pelo labirinto.
2006-10-14 16:32:10
·
answer #7
·
answered by r_marcondes 1
·
0⤊
1⤋
Depende,pq a pessoa pode ser cega,surda e muda.
2006-10-13 10:37:49
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
temos cinco.. porém, existe aquele sentido da duvida, da incerteza, o qual chamamos de sexto sentido...
ele nos faz pensar nas coisas antes de faze-las...
vc acaba sentindo o mal que pode haver em certa ação... então dissem que vc não fez pois teve um sexto sentido...
2006-10-11 16:49:24
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
5
2006-10-11 16:45:24
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋