A bíblia diz que Deus descansou no sexto dia,no que se presume o dia do sábado.Ainda hoje,judeus ortodoxos,monoteístas guardam o dia de sábado,mas essa lei foi alterada com a vinda de Jesus,que foi duramente criticado por ter feito um milagre nesse dia em que era proibido qualquer tipo de trabalho.Ele respondeu as críticas dizendo que era tbm o senhor do sábado.
2006-10-11 15:09:56
·
answer #1
·
answered by Marcianita 2
·
1⤊
0⤋
A palavra sábado deriva do latim sábbatum, que deriva do hebreu Shabbath, que significa: descansar, cessar, parar.
Êxodo 16:23 E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã.
Êxodo 16:25 Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
Êxodo 16:26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
Êxodo 16:29 Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; fique cada um no seu lugar, não saia ninguém do seu lugar no sétimo dia.
Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Ezequiel 20:20 E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
Deus deu 6 dias pra que tivessemos as atividades e no 7º dia o descanço o 7º dia é o sabado que se inicia no por do sol de sexta feira e vai ate o por do sol de sabado, esse é o dia que devemos reservar pra adoração a Cristo. A guarda do dia foi mudada muito tempo atras pro domingo adotada em varias denominações, mas essa mudança não esta mencionado na Biblia. E as leis de Cristo são imutaveis não mudam.
2006-10-11 15:31:47
·
answer #2
·
answered by ? 2
·
1⤊
0⤋
O dia estabelecido por Deus é sem sombras de duvida,o sábado...Prq em 6 dias fez o Senhor os ceus e a terra,mas no setimo descansou.Fez p deixar cm exemplo.Passarão os ceus e a terra,mas minhas palavras n ao de passar.A palavra de Deus n pode ser mudada,nenhum ponto,nenhuma virgula,nenhum til...Deus é o msm ontem,hoje e amanha...Porém,descansar n significa dormir...mas sim esquecer as coisas do mundo(os afazeres)e elevar o pensamento só para Cristo.O dia é só Dele.A Ele dar a honra e a gloria e o louvor....Fiquem cm Deus!
2006-10-11 15:24:51
·
answer #3
·
answered by zinha 1
·
1⤊
0⤋
O Antigo Testamento fala do sábado como o dia em que Deus descansou, como se Ele se cansasse... Isso foi determinado para que não se explorasse muito o trabalhador, deixando-lhe pelo menos um dia para se dedidar à sua religiosidade. Os catolicos guardam o domingo como o Dia do Senhor, por ser o dia em que Jesus ressuscitou. O dia da semana não é importante, importa mesmo é o que você faz nesse dia: louva a Deus, agradece pela semana que passou, se dedida à sua espiritualidade, ou apenas fica vendo TV(aqueles que a religião não proibe), vai pescar ou jogar bola e nem se lembra que exeste um Templo e uma comunidade à sua espera para a oração comunitária?
2006-10-15 14:15:21
·
answer #4
·
answered by mariaisabelpereiradasilva 6
·
0⤊
0⤋
O sétimo dia sempre foi designado por sábado; não foi a partir do Êxodo que recebeu nome, apesar da nomenclatura não ter sido mencionada em Gênesis. Isto porque o mandamento de Êxodo 20:8-11 APONTA para o sábado da Criação, indicando que aquele dia era sábado. Hebreus 4:4 e 9, conquanto se referia ao repouso da fé, esclarece o assunto (o escritor entendia ser o sétimo dia da criação o Sábado). Os escritores e profetas bíblicos jamais iriam familiarizar-se com um costume pagão, como por exemplo, em escrever ou mencionar nas Escrituras um dia da semana cujo nome se refira a um deus pagão: "Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos; do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça de vossa boca". (Êxodo 23:13); se o tivessem feito isto em relação ao sábado, todos eles estariam em conflito com este ordem de Deus. Mesmo sendo o Sábado conhecido pelos caldeus como sendo o “dia de Saturno”, o certo é que o SIGNIFICADO PRIMÁRIO da palavra é DESCANSO (hebraico Shabbath). Foi Deus quem nomeou este dia como sendo “descanso” (ou sábado, dá no mesmo). Ainda que o termo sábado signifique “descanso”, a santificação deste dia repousa sobre uma base muito mais sólida do que uma possível razão lingüística: num insofismável “Assim Diz o Senhor” (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Isaías 56:2; 58:13-14; Mateus 5:17-19; Marcos 2:28; João 14:15). É uma questão MORAL, de ADORAÇÃO e de ACEITAÇÃO DO SENHORIO DE DEUS EM NOSSA VIDA. Guardando o sábado demonstramos que aceitamos a soberania de Deus e não do homem; mostramos que seguimos o padrão moral e de adoração estabelecido pelo Criador e não o padrão moral e de adoração estabelecido pelo ser humano. Jesus foi bem claro a respeito desta questão: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”. (Mateus 5:17-19) Portanto, as Escrituras não apóiam a observância de outro dia. Isto é aceito por diversos comentaristas; um deles é o Cardeal Gibbons: “Podeis ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do Sábado, dia que nós nunca santificamos”. [Cardeal Católico Gibbons, em The Faith of Our Fathers, edição de 1892, pág. 111]. Que possam ser nossas as palavras dos apóstolos: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer
2006-10-12 04:37:01
·
answer #5
·
answered by jovem10 5
·
0⤊
0⤋
Deus Santificou o Sabado . Mudaram depois da vinda de Jesus , porem Deus nao Santifou .
As Leis que Deus nos deu sera para sempre !
Ai , as pessoas dizem ,
mas se sua filha cair no Poco ao Sabado , vc nao ira ajuda-la ?
Ai , o povo Judeus diz : Se vc fazer o minimo para a Religiao , respeitar o Sabado , REzar a Deus , ele nao deixara isto acontecer !
2006-10-11 20:49:29
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sr, Sabenada a maioria das pessoas acima se referiram a Bíblia. A contagem de dias é lógico que não eram de 24 horas, foi períodos e no sétimo período (sábado) Deus descansou. Nos judeus guardamos o sábado (shabat) como o dia sagrado começa sexta ao por do sol e termina sábado ao por do sol. Neste dia não trabalhamos, rezamos e dedicamos a atividades familiares.
2006-10-11 18:04:46
·
answer #7
·
answered by Noah 5
·
0⤊
0⤋
ninguem alterou a lei,é que no brasil o setimo dia é domingo,dis na biblia que deus descansou no setimo dia,e o setimo dia foi sabado,por isso diz GUARDAI VOS DO SABADO,acho que é isso.
2006-10-11 15:11:31
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Para os adventistas é o sábado... Na verdade é o sábado... Deus criou o mundo em 6 dias e descansou no 7º. Começou no Domingo...
2006-10-11 15:05:46
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
No velho testamento é o sabado, mas a partir do novo testamento é o domingo, pois este é o dia do Senhor.
2006-10-11 15:10:17
·
answer #10
·
answered by agnsilva 1
·
0⤊
1⤋