English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não entendi a parte da biblia que Deus diz:Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia,terei compaixão de quem me apruver ter compaixão.

2006-10-11 07:22:50 · 17 respostas · perguntado por Roni 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

Missionário,
se você é um "missionário" deve saber qual é a resposta para essa sua pergunta, porém... vamos lá.
Essa é uma citação que o apóstolo Paulo faz, em Romanos 9.15, de Êxodo 33.19, onde Moisés pede a Deus que mostre a Sua glória a ele.
A reposta de Deus a Moisés é a que você cita em sua pergunta.
Então:
(1) podemos entender que o que Deus diz é que só mostrará a Sua glória (neste caso glória=misericórdia deve ser entendida como salvação) a quem ele quiser;
(2) porque todos pecaram, todos carecem da glória (misericórdia=salvação) de Deus;
(3) Paulo cita essa passagem de Êxodo para falar da Soberania de Deus, ou seja, Deus sendo soberano Ele tem autoridade sobre tudo e sobre todos, os pecadores (seres humanos) não têm o direito de questionar o Santo (Deus) Criador e Senhor;
Os seres humanos pecaram contra Deus e, por isso, carecem da glória de Deus, mas Deus concede a quem Lhe aprouver.
Deus sendo soberano tem o direito de usar quando bem entender a sua misericórdia.
Os seres humanos são todos iguais, não há nenhuma diferença para melhor em nenhum deles, por isso estão todos obrigados a ser misericordiosos uns com os outros. Os seres humanos não são soberanos, apesar de pensarem que são.
Muito boa a sua pergunta.
Tchau.

2006-10-11 09:08:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

esta parte da Biblia quer dizer que Deus não tem obrigação nenhuma para conosco. Ele é Soberano e Senhor, por isso Ele decide se quer ter misericordia e compaixão, e nós não somos nada para querer cobrar isso dele.

espero ter te ajudado
bjos

2006-10-11 14:39:09 · answer #2 · answered by N@nd@ 3 · 2 0

Te respondo da seguinte forma:
Ele disse: De vós é requerido que perdoeis a todos, Eu perdoo a quem aprouver (quiser).
Sua misericórdia não pode sobrepujar a sua justiça e vice-versa.

2006-10-11 14:35:02 · answer #3 · answered by Alexandre C. 3 · 1 0

vou perguntar a ele e te digo assim que souber.

brincadeira!!!!!!!!!!!!

Fica dificil, cada um interpreta como for favoravel.

2006-10-11 14:25:32 · answer #4 · answered by Ainda curo essa Dor (amor) 4 · 1 0

vc se refere à Exo 33,19...
Ali Deus falava com Moisés e confirmava q Ele é o único q pode aplicar uma justiça coerente e equilibrada, respaldada no amor perfeito Dele. E naquele caso, Ele estava tendo compaixão pela situação e separando um povo especial para aguardar o futuro Messias q traria a libertação da humanidade.

2006-10-11 16:38:10 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Romanos 9.15

Nessas palavras, o Senhor reivindica, da forma mais clara possível, o direito de outorgar ou reter sua misericórdia, de conformidade com sua própria vontade. Assim como um monarca está investido da prerrogativa de conceder vida ou morte, assim também o Juiz de toda a terra tem o direito de poupar ou condenar o culpado, conforme Lhe parecer melhor. Os homens, por causa de seus pecados, perderam todo o direito diante de Deus e, portanto, merecem a perdição eterna. E, se todos eles buscarem seus direitos na presença dEle, não encontrarão qualquer fundamento para suas reivindicações. Se o Senhor age para salvar alguém, Ele o faz de modo que os objetivos de sua justiça não sejam distorcidos. No entanto, se Ele acha melhor deixar os condenados sofrerem a justa sentença, ninguém pode chamá-Lo a juízo. Tolos e imprudentes são todos os discursos que se referem aos direitos dos homens serem colocados na mesma condição diante de Deus. Ignorantes, se não forem algo pior, são as contenções contra a graça discriminadora de Deus; tais contenções expressam a rebeldia da natureza humana orgulhosa contra o trono e a autoridade de Jeová. Quando Deus nos mostra nossa ruína completa, nosso infeliz merecimento e a justiça do veredicto divino contra o pecado, nunca mais contestamos a verdade de que o Senhor não tinha qualquer obrigação de salvar-nos; não murmuramos diante do fato de que Ele resolveu salvar outros, como se estivesse nos causando dano, mas sentimos que, se Ele desejou volver-se para nós, isso foi um ato espontâneo de bondade imerecida da parte dEle, pelo que bendiremos para sempre o seu nome. Como poderão aqueles que são objeto da divina eleição adorar de forma suficiente a graça de Deus? Eles não têm motivo para se gloriarem, pois a soberania divina exclui com eficácia qualquer motivo. Somente o Senhor deve ser glorificado; a própria noção do mérito humano será lançada na vergonha eterna. Nas Escrituras, não existe uma doutrina que seja mais humilhante ao homem do que a da eleição; uma doutrina que mais promova a gratidão e, conseqüentemente, seja mais santificadora. Os crentes não devem temê-la, e sim regozijarem-se nela, em adoração.

2006-10-11 16:32:53 · answer #6 · answered by Vanessa 4 · 0 0

É simples meu amigo. Na própria oração que Cristo nos ensinou (o Pai Nosso) está a explicação. Veja. Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Observou? o nosso próprio perdão é condicional, precisamos perdoar para sermos perdoados, com isso Deus quer cultivar o amor no coração dos homens. Quando ele diz...terei misericórdia de quem tiver misericórdia, significa que quem espalhou o amor, o perdão, a paz, receberá de Deus a salvação.
Espero que você seja um deles.

2006-10-11 16:28:20 · answer #7 · answered by JBDN 4 · 0 0

Pq Deus é absoluto, só Ele conhece os nossos corações " onisciência "
Na verdade qd João perguntou a Jesus quem era o traidor, Jesus não respondeu. Quando Pedro perguntou o q aconteceria c/ João, Jesus disse o q importa?, segue-me, são perguntas q Jesus não responde, Qd Ele esteve no poço de Betesda tinha mts doentes, mas ele só curou um.
A soberania de Deus permite de ele usar de misericórdia com quem quizer.....pq 5 mil pessoas morreram no WTC, pq da 200.000 da Tsunami, na Ásia??, essas pessoas eram melhores do q nós ou piores em q?, Deus permite.....Pq só Ele sabe o q vai acontecer com cada um de nós....aqui e no futuro, vivo ou morto.....
A pergunta acima está relacionada a nossa interação como filhos e servos de Deus, não creio mt q esta pergunta esteja relacionada a nossa futura salvação.

2006-10-11 15:34:19 · answer #8 · answered by rildonobrega 2 · 0 0

quem tiver misericordia do seu proximo,Deus será misericordioso para ele,e quem tiver compaixão do seu proximo Deus terá compaixão dele também

2006-10-11 15:25:29 · answer #9 · answered by pescador de almas 4 · 0 0

"Aprouver", nesse contexto tem o sentido de 'vontade própria', isto é, "eu quiser". Enquadra-se entre as muitas belezas que nossas língua pátria oferece.

2006-10-11 14:42:21 · answer #10 · answered by Rebasq 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers