Bom eu sempre leio.... Até pq sabemos q o espaço para a pergunta em si é pequeno e normalmente nos detalhes ela é melhor explicada, e nos dão dicas valiosas sobre a pergunta....
Qto à minha religião, sou de família católica, antes podia dizer q eu era católica, fui batizada, fiz primeira comunhão, ia à igreja, etc (mas como a grande maioria dos q se dizem católicos, não sou mto praticante hj em dia =/) sendo assim prefiro dizer q tenho uma espiritualidade independente de religiões hehe Até pq gosto de acender incensos, acredito em vida após a morte, enfim acho q mesclo um pouco de várias religiões hehe
Qto ao q acontece com os animais qdo morrem, acredito q eles evoluem e reencarnam...
Acredito q haja uma hierarquia de evolução espiritual baseada em animais, em q a mais avançada seria o ser humano....
Começaríamos como um animal menos evoluído e vamos evoluindo e reencarnando até termos amadurecimento espiritual para chegarmos a seres humanos....
E talvez eqto naum tenhamos atingindo o nível espiritual necessário para uma vida eterna (como seres humanos), talvez a gente reencarne várias vezes aqui na Terra, para tentar consertar o q fizemos de errado na anterior....
(Vida eterna, vida em outro plano, outro planeta, sei lá rs Algo além da nossa compreensão terrena hehe)
Ah sei lá acho q viajei bastante heheh
Mas é isso =P
E vc, lê a resposta por inteiro?
Às vezes fico com receio de escrever bastante a toa, de nem se darem ao trabalho de ler hehe Principalmente o dono da pergunta ¬¬ hehe
Assim como quem formula a pergunta gosta q leiam tudo q escreveu, quem responde tb gosta q leiam tudo, afinal, acho q responder é ainda "pior" pois perguntas costumam ser pequenas e serem até copiadas, mas respostas costumam ser mais trabalhadas, pesquisadas (claro q há exceções)
Seria bom se quem fosse responder lesse a pergunta toda, e quem formulou a pergunta lesse as respostas com atenção e carinho ;) hehe
2006-10-11 12:11:49
·
answer #1
·
answered by Math Girl 7
·
1⤊
0⤋
Eu, respondi duas suas ontem e li ela inteira
2006-10-11 11:49:57
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Demorou para perceber isso, não?
2006-10-11 11:49:33
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Makoto,
Eu costumo ler as perguntas inteiras antes de responder. Não vi ainda sua pergunta sobre os animais, nem a outra pergunta que você cita nesta. Mas prometo ver, e lê-las inteiras antes de responder (o que não é tão difícil assim, por ser uma coisa que sempre faço).
Abraços, e bom feriado.
2006-10-11 15:50:13
·
answer #4
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
Oi Makoto
Você lê as respostas até o fim?
Vamos ver então...
Se eu não lesse, para que eu iria responder se não estou nem aí para os pontos?
Tem muita gente que não vê o YR com um forum de perguntas e respostas e muito menos como um espaço de desenvolvimento cultural. Confundem isso com salas de bate papo de "aborrecentes" e porisso fazem perguntas idiotas (quem nasceu primeiro...) e dão respostas do tipo "é, não, não sei" ou então colam uma propaganda qualquer achando que é um grande marketeiro e descobriu o espaço gratuito ideal ou ainda cometem plágio colando da Wikipédia sem citar a fonte.
Quanto à sua pergunta anterior, só posso lhe dizer que você alvoroçou um vespeiro porque cada princípio religioso irá tratar esse assunto com um enfoque diferente devido ao passado religioso do homem. Prepare-se porque o assunto é muito extenso, apesar de ser apaixonante.
As alusões a animais começa nos primeiros sistemas simbólicos que o ser humano desenvolve.
Provavelmente os nossos antepassados começaram a venerar a força e competência de caça dos animais e a partir daí a imitá-los. Cada Clã passava a se dedicar ao estudo do comportamento de um determinado animal e a usar os seus atributos de caça e de defesa, criando assim uma ligação tão forte que o animal passava a adquirir um status de divindade. Vemos isso registrado nas pinturas e esculturas rupestres e ainda temos alguns exemplos vivos tais como a interação do lutador de Kung Fu com um determinado animal. Bruce Lee lutava imitando o jeito de lutar de um tigre. Seu filho Brandon luta com os modos de um fictício dragão. O Karatê Kid imita uma Cegonha (Garça), e assim por diante.
Indios da América do Norte constroem Tótens com os quais cada tribo se identifica. Os Kwakiutl (USA e Canadá, próximos ao lagos da divisa) fabricam aqueles tótens que você vê nos filmes. Parecem apenas animais empilhados, mas tudo aquilo tem um significado social, cultural e religioso.
Nós Antropólogos chamamos toda essa interação homem/animal de "Sistemas Totêmicos".
Os sistemas totêmicos "evoluem" para sistemas religiosos mais complexos até chegarmos aos nossos dias com as diversas correntes religiosas conhecidas, entre elas:
O Induismo que considera os animais como seres de um mesmo estágio espiritual que o homem e não raras vezes, num estágio mais avançado. Prova disso é o fato da vaca ser considerada uma reencarnação de um Deus (Brhama).
O Budismo que considera os animais como formas escolhidas pelos espíritos para realizar seu aprendizado na Terra, ou seja "gato ou vaca também é gente" (sem gozação). Porisso é que eles são vegetarianos.
O Judaismo considera os animais como dádiva de Deus para o homem e porisso pode usá-los como a um pé de repolho porque eles não tem alma.
O Cristianismo prega que os animais também são dádiva divina, mas que devemos respeitá-los porque eles também são criaturas de Deus e portanto quando morrem suas almas vão para o Céu direto e sem escala (purgatório e outros lugares) porque os animais não são portadores do "Pecado Original" (o conhecimento científico).
Maometanos vêm os animais como criaturas de Deus que têm alma e porisso têm que ser respeitadas, mas por hierarquia, o homem tem o direito de usà-los desde que respeitem a sua alma. Durante as orações diárias, os camelos dos beduinos do deserto podem ficar presentes (acredite se puder: as mulheres não). Uma das cenas mais patéticas que presenciei, foi num matadouro avícola em S. Paulo que exporta frangos para a Arábia Saudita. O açougueiro tem que explicar ao frango que ele vai morrer para alimentar um seguidor de Maomé e filho de Alá. Depois corta a cabeça do frango que tem que cair dentro de um cesto voltado para Meca (a cidade sagrada muçulmana). Feito isso ele pede desculpas e agradece ao frango por ter aceitado o sacrifício. Tudo isso só vale se a cabeça do frango cair dentro do cesto. Se cair fora o frango não pode ser comido por muçulmano, pois não aceitou morrer em nome de Alá. A alma desse frango não vai para o paraiso.
Essa é só a pontinha do iceberg que é a resposta à sua pergunta.
Sugiro que você leia um livro chamado "As formas elementares da vida religiosa" de Èmile Durkheim. Nele você começará a encontrar (quase) todas as respostas que procura.
Abs
2006-10-11 13:01:16
·
answer #5
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
makoto,
sempre leio, assim como também leio quase todas as respostas (pulo as impertinentes).
concordo com o amigo acima que disse que as pessoas consideram isso um jogo... hoje mesmo fiz uma pergunta séria e dois responderam apenas "não sei mas gostei da pergunta", o que não é uma resposta né?
------------------------------
sou agnóstico, acho que religiões são instituições políticas. não tenho fé cega, minha fé vai pelos fenômenos que observo na vida.
desta forma, tem duas correntes que eu acho mais prováveis:
perspectiva filosófica existencialista: o bichinho morreu, acabou.
perspectiva budista/espírita: o animalzinho morreu mas sua consciência/espírito prossegue no caminho evolutivo.
vale frisar que na perspectiva budista vários grupos de animais (como peixes por exemplo) dividem uma consciência coletiva, pois ainda são muito primitivos para uma consciência própria.
2006-10-11 12:24:56
·
answer #6
·
answered by joejoe 2
·
1⤊
0⤋
Eu gosto de ler a pergunta toda e depois de responder vou ver as respostas dos outros só mesmo para ver o que os outros pensam... eu desde pequena que fui criada na religião católica apostólica, mas só recentemente é que eu descobri por mim mesma o que isso significava para a minha vida. mas tenho tido muitas conversas com os meus amigos, e chegamos à conclusão que não interesa ser da religião A ou B apenas que não se deve adorar o ser humano com um deus, mas sim como criação de algo superior a si, isto é, não me interesa se lhe chamam Deus ou Jeuvá ou Alá, o que interesa é amá-lo como deus criador de todas as criaturas e fazer o bem ao próximo...
jinhux a todos
2006-10-11 12:22:47
·
answer #7
·
answered by AnaSax 1
·
1⤊
0⤋
Lí totalmente sua pergunta anterior, mas não citei minha denominação religiosa (apesar de estar claro que é evangélica) por entender que não poderia falar em nome da denominação, visto que não há um parecer conclusivo sobre este assunto.
Os dois grupos citados tem opiniões semelhantes que (neste caso em particular) não fogem muito do que outros pensam ou seja que a vida biológica (animais) se encerra quando os mesmo morrem, mas a bíblia não é clara sobre este assunto, e há uma tendência hoje a se criar um céu para animais.
A diferênça é que tanto TJ como ateus acreditam que acontece com o homem a mesma coisa, e aí vem uma profunda discussão, sendo esta proposta anti-bíblica.
Obs. Não tenho aqui intenção de falar em nome de minha denominação, mas baseado naquilo que entendo.
2006-10-11 12:17:51
·
answer #8
·
answered by rohi 7
·
1⤊
0⤋
eu costumo ler toda a pergunta pra poder me situar na resposta. porem, vezes há que me empolgo a responder que me esqueço de responder algumas exigências pedidas pelo questionador! se calhar foi isso que aconteceu com os que te responderam... perdoa eles vai!
2006-10-11 12:02:19
·
answer #9
·
answered by Jacinta 2
·
1⤊
0⤋
" Um dia um menino foi tirar uma dúvida com o padre:
- Padre, essa semana espanquei meu cachorro até a morte, e por isso quero saber se vou para o inferno?
- Sim,meu filho, se vc não se arrepender, vc vai para o inferno.
- Mas eh que eu fiz isso porque ele mordeu minha irmãzinha menor, e eu tinha que protegê-la.
- Ah, então Deus lhe entenderá, mas só se vc se pedir perdão.
Mas o garoto não queira saber de perdão...
- Mas padre, o que eu quero saber é se eu vou para o inferno, porque, se eu for, tenho medo que o cachorro esteja lá me esperando."
2006-10-11 12:00:46
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋