English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Li coisas muuuiiito interessantes sobre esse tema e estou afim de me irritar agora lendo algumas respostas!

Segundo sua religião (por favor, cite-a no início da resposta), os animais (refiro-me a cães, gatos, jaguatiricas) possuem espírito? E depois da morte, o que acontece com eles? Para onde vão?

2006-10-11 04:28:49 · 23 respostas · perguntado por Makoto 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

Rapaz, suei para te dar esta resposta... Lá vai.

Os animais, como os homens, são almas. A Bíblia diz.

Gên. 1:20, 21, 24, 25: “Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas viventes* . . .’ E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie. . . . E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies . . .’ E Deus passou a fazer o animal selvático da terra segundo a sua espécie, e o animal doméstico segundo a sua espécie e todo animal movente do solo segundo a sua espécie.” (*Em hebraico, a palavra aqui é né?fesh. Al reza “alma”. Algumas traduções a vertem “animais”.)

Lev. 24:17, 18: “Caso um homem golpeie fatalmente qualquer alma [hebraico, né?fesh] do gênero humano, sem falta deve ser morto. E quem golpear fatalmente a alma [hebraico, né?fesh] dum animal doméstico deve dar compensação por ela, alma por alma.” (Note que a mesma palavra hebraica para alma é aplicada tanto à humanidade como aos animais.)

Rev. 16:3: “Este se tornou em sangue como de um morto, e morreu toda alma* vivente, sim, as coisas no mar.” (Assim, as Escrituras Gregas Cristãs também mostram que os animais são almas.) (*Em grego, a palavra aqui é psy?khé. VB, Al e Tr vertem-na “alma”. Algumas traduções usam o termo “seres”; NTI diz “peixes” e Pe, “animal”.)

Que acontece na morte?

TALVEZ conheça aquela sensação de vazio que se tem quando se perde um ente querido. Quão triste e desamparada a pessoa se sente então. É só natural perguntar: Que acontece quando alguém morre? Continua ele vivo em outra parte? Poderão os vivos algum dia usufruir novamente na terra a companhia dos que agora estão mortos?

2 Para responder a tais perguntas, será de ajuda sabermos o que aconteceu com Adão quando morreu. Quando ele pecou, Deus disse-lhe: “[Voltarás] ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Pense no que isso significa. Antes de Deus criá-lo do pó não havia nenhum Adão. Ele não existia. Assim, depois de morrer, Adão voltou para o mesmo estado de inexistência.

3 Em termos simples, a morte é o contrário da vida. A Bíblia mostra isso em Eclesiastes 9:5, 10. Segundo a versão Almeida, revista e corrigida, estes versículos rezam: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.”

4 Isto significa que os mortos não podem fazer nada e não podem sentir nada. Não têm mais pensamento algum, conforme a Bíblia declara: “Não confieis nos nobres, nem no filho do homem terreno, a quem não pertence a salvação. Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos.” (Salmo 146:3, 4) Na morte, o espírito do homem, sua força de vida, que é sustentada pela respiração “sai”. Deixa de existir. De modo que os sentidos do homem, a audição, a visão, o tato, o olfato e o paladar, que dependem de sua capacidade de pensar, param todos. Segundo a Bíblia, os mortos entram num estado de inconsciência total.

5 No estado morto, tanto os humanos como os animais estão na mesma condição de inconsciência total. Note como a Bíblia salienta este ponto: “Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal, pois tudo é vaidade. Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.” (Eclesiastes 3:19, 20) O “espírito” que faz os animais viver é o mesmo que faz os humanos viver. Quando este “espírito” ou invisível força de vida sai, tanto o homem como o animal voltam ao pó do qual foram feitos.

UMA VEZ QUE ANIMAIS SÃO ALMAS, VEJA O QUE A BÍBLIA DIZ O QUE ACONTECE NA MORTE!

6 Alguns disseram que aquilo que diferencia o homem dos animais é que o homem tem uma alma, mas os animais não têm. Todavia, Gênesis 1:20 e 30 diz que Deus criou “almas viventes” para viverem nas águas, e que os animais têm “vida como alma”. Nestes versículos, algumas Bíblias usam as palavras “criatura” e “vida” em vez de “alma”, mas há notas ao pé da página que concordam que na língua original é a palavra “alma” que aparece. Entre as referências bíblicas aos animais como almas está Números 31:28. Ali fala sobre “uma alma entre quinhentas, do gênero humano e da manada, e dos jumentos, e do rebanho”.

7 Visto que os animais são almas, quando morrem, sua alma morre. Como diz a Bíblia: “Morreu toda alma vivente, sim, as coisas no mar.” (Revelação [Apocalipse] 16:3) Que dizer das almas humanas? Conforme já aprendemos no capítulo anterior, Deus não criou o homem com uma alma. O homem é uma alma. Portanto, conforme é de esperar, quando o homem morre, sua alma morre. A Bíblia diz vez após vez que isso é assim. A Bíblia nunca diz que a alma seja imortal ou que não possa morrer. “[Dobrar-se-ão] todos os que descem ao pó e ninguém jamais preservará viva a sua própria alma”, diz o Salmo 22:29. “A alma que pecar — ela é que morrerá”, explica Ezequiel 18:4 e 20. E, se recorrer a Josué 10:28-39, encontrará sete lugares em que se fala da alma como sendo morta ou destruída.

8 Numa profecia sobre Jesus Cristo, a Bíblia diz: “Esvaziou a sua alma até a própria morte . . . e ele mesmo carregou o próprio pecado de muita gente.” (Isaías 53:12) O ensino do resgate prova que foi uma alma (Adão) que pecou, e que, para os humanos serem resgatados, tinha de se sacrificar uma alma (homem) correspondente. Cristo, por ‘esvaziar a sua alma até a morte’, proveu o preço de resgate. Jesus, a alma humana, morreu.

9 Conforme vimos, o “espírito” é algo diferente da nossa alma. O espírito é nossa força de vida. Esta força de vida existe em cada célula do corpo, tanto dos humanos como dos animais. É sustentada, ou mantida viva, pela respiração. Então, que significa quando a Bíblia diz que, na morte, “o pó retorna à terra . . . e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu”? (Eclesiastes 12:7) Na morte, a força de vida, com o tempo, deixa todas as células do corpo e o corpo começa a decompor-se. Mas isto não significa que nossa força de vida abandona literalmente a terra e viaja pelo espaço até Deus. Antes, o espírito retorna a Deus no sentido de que agora nossa esperança duma vida futura depende inteiramente de Deus. Somente pelo seu poder o espírito, ou a força de vida, pode ser devolvido para vivermos novamente. — Salmo 104:29, 30.

LÁZARO — HOMEM MORTO JÁ POR QUATRO DIAS

10 O que aconteceu com Lázaro, que estava morto já por quatro dias, ajuda-nos a entender a condição dos mortos. Jesus dissera aos seus discípulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.” Mas, os discípulos responderam: “Senhor, se ele foi descansar, ficará bom.” Em vista disso, Jesus disse-lhes claramente: “Lázaro morreu.” Por que disse Jesus que Lázaro estava dormindo, quando realmente havia morrido? Vejamos.

11 Quando Jesus chegou perto da aldeia onde Lázaro havia morado, veio-lhe ao encontro Marta, irmã de Lázaro. Pouco depois, junto com muitos outros, chegaram ao túmulo onde Lázaro fora colocado. Era uma caverna, fechada por uma pedra encostada nela. Jesus disse: “Retirai a pedra.” Visto que Lázaro havia estado morto por quatro dias, Marta protestou: “Senhor, ele já deve estar cheirando.” Mas a pedra foi retirada, e Jesus clamou: “Lázaro, vem para fora!” E ele veio! Saiu vivo, ainda enfaixado nos panos mortuários. “Soltai-o e deixai-o ir”, disse Jesus. — João 11:11-44.

12 Agora, pense nisso: Qual era a condição de Lázaro durante os quatro dias em que estava morto? Havia ido ao céu? Ele havia sido um homem bom. Mas, Lázaro não disse nada sobre ter ido ao céu, o que certamente teria dito se tivesse ido lá. Não, Lázaro estivera realmente morto, como Jesus disse. Então, por que disse Jesus no começo aos seus discípulos que Lázaro estava apenas dormindo?

13 Ora, Jesus sabia que o falecido Lázaro não estava consciente, pois a Bíblia diz: “Os mortos . . . não estão cônscios de absolutamente nada.” (Eclesiastes 9:5) Mas alguém vivo pode ser acordado do sono. Portanto, Jesus ia demonstrar que, pelo poder que Deus lhe dera, seu amigo Lázaro podia ser despertado da morte.

14 Quando alguém está num sono muito profundo, ele não se lembra de nada. O mesmo se dá com os mortos. Eles não têm nenhuma sensação. Não existem mais. Mas, no tempo devido de Deus, os mortos que são resgatados por Deus serão ressuscitados para a vida. (João 5:28) Este conhecimento certamente deve induzir-nos a querer granjear o favor de Deus. Se fizermos isso, mesmo que morramos, seremos lembrados por Deus e trazidos de volta à vida. — 1 Tessalonicenses 4:13, 14.

2006-10-11 04:33:41 · answer #1 · answered by www.institutocannon.blogspot.com 2 · 1 1

Makoto,

Sinceramente, não sei dizer o que o catolicismo prega sobre o destino dos animais após a morte. Mas eu adoraria encontrar todos os cães que foram meus amigos ao longo da vida lá do outro lado... seria uma bagunça.

2006-10-11 15:52:37 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 1 0

bah pro céu dos animais moço

2006-10-11 11:36:41 · answer #3 · answered by blacker_funkero 1 · 1 0

Não se irrite que pode morrer cedo. Há tantas perguntas para as quais eu gostaria de ter respostas, mas como não sou Deus não sei responder. Acredite que quando lá chegar acima vou perguntar a Deus o que Ele faz com os benditos animais.

2006-10-11 11:33:12 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

vão para o CÈU né

2006-10-11 11:32:58 · answer #5 · answered by william_alves_brito 3 · 2 1

Para o beleléu

2006-10-12 10:21:36 · answer #6 · answered by SuperEu 5 · 0 0

Para lugar algum pois eles não tem Espírito!

2006-10-11 14:18:59 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Tenho formação católica, mas atualmente sou estudante de Cultura Racional, um conhecimento sobre a verdadeira origem da humanidade.Bem, na verdade ninguém possui espírito no corpo e sim energia materializada.Se alguém possuísse espírito no corpo, não existiria crimes, pois a justiça teria os melhores medium para que nenhum crime ficasse impune, pois a vítima viria informar quem tirou-lhe a vida.E segundo, não existe morte na verdade o que acontece ´com qualquer ser vivo é uma transformação.Quando alguém "morre", inicialmente seu corpo se transforma em micróbios, depois vírus visíveis ao microscópio, vírus invisível e por último se transforma em energia para formar outro ser.
Para saber mais leia o Livro Universo em Desencanto-A Verdadeira Origem da Humanidade.

2006-10-11 13:16:36 · answer #8 · answered by Maby 2 · 0 0

( ateu )

Ninguem possiu espirito, se eu tivesse ele jah ia ter saido de mim pq não ia me aguentar, os animais como o ser humano quando morrem somente apodrecem e nada mais. Não adianta rezar pela sua alma, tambem não adianta dar dinheiro pra alguem pra esse comprar um terreno pra vc no paraiso, ao contrario, essa pessoa estara comprando seu proprio paraiso aqui na terra com o seu dinheiro seu babaca.

2006-10-11 13:00:15 · answer #9 · answered by Junior 3 · 0 0

(Católico)
Todos vão para um só lugar na morte, para o pó. Mas seu espírito, quem pode saber se o do animal vai para baixo ou do ser humano vai para cima (Eclesiastes 3,19-21)?

Só Deus mesmo... ainda mais agora q Jesus pagou o resgate por 'nós (não pelos animais)', muita coisa deve ter mudado lá no céu...

2006-10-11 11:52:48 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Deus criou os animais sem soprar em suas narinas e os chamou de répteis de alma vivente [criaturas que vivem e se movem] (Gn 1.20,21), diferentes do homem que recebeu o fôlego diretamente de Deus. Os seres humanos possuem, portanto, algo que veio diretamente da substância de Deus. A esse fôlego damos o nome de alma. Vejamos agora o significado das palavras "alma" e "espírito" no hebraico e no grego, línguas originais do Antigo e do Novo Testamento, respectivamente.

Alma, hebraico "nephesh". Significados principais: alma, ego, vida, pessoa, coração; refere-se a essência da vida, ao ato de respirar, tomar fôlego.

Alma, grego psyche. Significados principais: a vida natural do corpo; vida; a parte imaterial, invisível do homem, o homem interior (Mt 10.28; At 2.27; 1 Rs 17.21).

Espírito, hebraico "ruah". Significados principais: respiração, ar, força, vento, brisa, ânimo, humor, Espírito. Vejamos alguns exemplos: respiração que, quando volta, a pessoa é reavivada: "E [Sansão] bebeu [água]; e o seu espírito [literalmente, respiração] tornou, e reviveu" (Jz 15.19); elemento de vida no homem, o seu "espírito" natural: "E expirou toda carne que se movia sobre a terra [...] Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes" (Gn 7.21.22). Estes versículos dizem que os animais também possuem "espírito", porém o homem recebeu o "fôlego" de forma diferente.

Espírito, grego pneuma. Significados principais: vento, respiração; parte imaterial, invisível do homem (Lc 8.55; At 7.59; 1 Co 5.5; Tg 2.26); o Espírito Santo; o homem interior, com relação aos crentes; os espíritos imundos, demônios; o corpo da ressurreição (1 Co 15.45; 1 Tm 3.16. 1 Pe 3.18). (Fonte: Dicionário VINE, W.E.Vine, Merril F. Unger, William White Jr., CPAD, 2002, 1a. Edição).

Em Isaías 26.9 o profeta apresenta nephesh e ruah como sinônimos: "Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te". Parece indicar que a alma está ligada aos sentimentos ("te desejei"), sendo o espírito o elemento vital de comunicação com Deus.

A Bíblia não faz uma nítida distinção entre alma e espírito. Maria, mãe de Jesus, orou assim: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador� (Lc 1.46-47). Jesus, no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" (Mt 26.38). Na cruz, Ele bradou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23.46). Por isso, para efeito deste trabalho, chamaremos de alma ou espírito a parte imaterial que se separa do corpo na hora da morte.

A alma foi doada ao homem no momento de sua formação, conforme Gênesis 2.7, onde se lê que o homem tornou-se "alma vivente". A condição expressa no verso 17 é "certamente morrerás" e sugere uma imortalidade humana. Subtende-se que se o primeiro casal não comesse do fruto proibido, não passaria pela morte física nem perderia a comunhão com o Criador.

O primeiro casal não morreu logo após desobedecer, ou seja, não desceu ao pó, mas ficou potencialmente sujeito à morte física. Contudo, a sua morte espiritual foi imediata (Gn 3.7-13). Depois que o pecado afetou de forma negativa a raça humana, passou a haver separação da pessoa, na morte, em corpo, que volta à terra, e em espírito que volta a Deus (Ec 12.7).

Analisemos Eclesiastes 12.7-NVI: "O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu". Aqui temos um pouco mais de luz. O pneuma-espírito não desce à sepultura. Ele é parte inerente ao homem, mas não o é do corpo sem vida. Na morte há uma separação. Os contradizentes argumentam que se todos os espíritos voltam a Deus, então, como defende o universalismo, todos se salvam. Tal argumento não deve prevalecer. Basta ler o verso anterior: "Lembra-te dele [do Criador] antes que se rompa a cadeia de prata [antes que a morte chegue]" (v.6). é nessa condição de homem arrependido e voltado para Deus, que a alma imortal, separada do corpo na hora da morte, "volta para Deus, que a deu".

O contexto ressalta a fragilidade da vida do homem que vive sua vida sem temer a Deus, sem sequer se lembrar do seu Criador, sem nenhuma preocupação com a vida espiritual futura. A imagem de um corpo que se transforma em pó contrasta com a situação de vaidade e orgulho dos que não se submetem à vontade do Criador. Eclesiastes 12.7 mostra que a alma é imortal, e não morre com o corpo, nem com o corpo dorme na sepultura, mas segue imediatamente para Deus.

Dando mais luz ao contido em Gn 3.19 e Ec 12.7, Jesus disse que quando descemos ao pó a nossa parte imaterial e invisível sobrevive, não morre:

"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt 10.28 é Trinitariana).

Seus discípulos aprenderam a lição. Sabiam que a morte não era o fim de tudo. Herodes poderia degolar João Batista, mas jamais poderia extinguir a sua alma. Pedro poderia ser crucificado de cabeça para baixo; outros poderiam ser brutalmente assassinados, mas suas almas permaneceriam intocáveis.

Jesus não deixa dúvida quanto à imortalidade e sobrevivência da alma. Por isso, na parábola, disse que "Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão". O rico, que vivia na opulência, poderia até ter tirado a vida do mendigo, mas a alma deste não seria atingida.

Conhecedor desta verdade, o apóstolo Paulo afirma que "para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho... mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fp 1.21-23). Estava Paulo realmente consciente de que iria apodrecer no sepulcro e nada dele sobraria até a ressurreição "Neste caso não haveria qualquer lucro imediato. Melhor seria continuar vivo e pregando o Evangelho. Mas ele tinha a promessa do Autor da Vida: a sua alma não morrer". "Partir e estar com Cristo" transmite uma idéia de trânsito sem interrupção. Esta interpretação se torna mais consistente quando consideramos Lucas 23.43, 46, e Atos 7.59.






Quando os animais morrem se enterra e fica por aqui mesmo. Não tem nada a ver com salvação. Eles não pensam. Não sabem o que é certo ou errado. Eles vivem por instintos.


beijinhos.

2006-10-11 11:45:23 · answer #11 · answered by Leyloca 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers