Pq não dá pra levar o padre pra casa, nem se ajoelhar numa escada rolante...
2006-10-10 14:49:12
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Conceito da BÃblia
O dÃzimo — é necessário?
O SECRETÃRIO duma diocese anglicana na Ãfrica do Sul está preocupado. Sua igreja acha-se no meio duma crise financeira que torna difÃcil poder pagar os ministros. A solução dele foi: Dar ênfase ao dÃzimo perante os paroquianos.
Mas o que é exatamente o dÃzimo? Alguns afirmam que é contribuir para fins religiosos “um décimo de tudo que se ganha . Embora o modo de calcular o dÃzimo varie de uma religião para outra, muitos ministros sentem a necessidade de promover o dÃzimo. “à uma grande pena que não tenhamos sublinhado mais o dÃzimo, disse um sacerdote católico na Ãfrica. A “Igreja Mundial de Deus”, num artigo de revista sobre como evitar a pobreza por se tornar sócio de Deus, dizia: “Para iniciar seu relacionamento com Deus, tem de primeiro obedecer à lei de Deus sobre o dÃzimo.” O artigo acrescentava que os que não fazem isso ‘estão roubando de Deus”.
Mas será que Deus exige mesmo que pague o dÃzimo? Talvez se surpreenda de saber o que a BÃblia diz sobre isso.
O DÃzimo e a Lei de Moisés
O dÃzimo era parte dum código de leis dadas por Deus, mediante Moisés, à antiga nação de Israel. A lei exigia que doze tribos de Israel sustentassem uma 13 a tribo, a dos levitas sacerdotais, que não tinham herança de terras. Isto habilitava os levitas a concentrar-se nas necessidades espirituais daquela nação. (Números 18:21-24) Sendo um povo agrÃcola, não se exigia que os israelitas pagassem o dÃzimo em dinheiro vivo. Antes, o dÃzimo deveria provir dos produtos do solo, e do aumento do gado. Visto que era dos produtos que se tirava o dÃzimo, caso o israelita desejasse pagá-lo em dinheiro, então ele tinha de pagar 20 por cento a mais do que o valor dos produtos. — LevÃtico 27:30-33.
A ordem de Deus sobre o dÃzimo era um assunto sério. Caso o israelita, por engano, utilizasse para si parte do que iria dar como dÃzimo, então ele tinha de reparar seu erro. Como? Por dar 20 por cento extras e oferecer um sacrifÃcio animal por sua culpa. (LevÃtico 5:14-16) Embora nem todo israelita pudesse fazer parte do sacerdócio, todos podiam compartilhar em sustentar o serviço sacerdotal por meio do dÃzimo. Tudo isto achava-se incluÃdo na lei de Deus sobre o dÃzimo. Portanto, este se ajustava à s circunstâncias daquele povo antigo. Mas, será que se ajusta à s circunstâncias das pessoas atualmente? Mais importante: Ordenasse que os cristãos dêem o dÃzimo?
Uma Mudança de Lei
Alguns anos depois da ressurreição de Jesus, não-judeus incircuncisos foram convertidos ao cristianismo. “à necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés”, contenderam alguns cristãos judaicos. (Atos 15:5) Outros não concordaram. Assim, os apóstolos de Jesus e outros cristãos experientes se reuniram em Jerusalém para discutir essa questão. Queriam discernir a vontade de Deus. Será que Ele exigia que os seguidores de Cristo seguissem a lei de Moisés, que incluÃa o dÃzimo? Relataram-se experiências que mostravam uma mudança no modo de Deus lidar com os não-judeus, e isto foi comprovado pela própria Palavra profética de Deus. (Atos 15:6-21) O que decidiram?
A reunião chegou a uma conclusão unânime. Não se devia sobrecarregar os cristãos com a lei de Moisés. Havia, porém, algumas “coisas necessárias” que tinham de ser obedecidas. Era o dÃzimo uma delas? A decisão inspirada reza: “Pareceu bem ao espÃrito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a Ãdolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação.” (Atos 15:25, 28, 29) à interessante que a lei de Deus sobre o dÃzimo não foi alistada entre as “coisas necessárias” para os cristãos.
Mais tarde, o apóstolo Paulo explicou que o pacto da lei de Deus com Israel tinha sido abolido pela morte de Jesus. “[Deus] apagou o documento manuscrito”, disse ele, ‘e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”. (Colossenses 2:14) Isto não significa que os cristãos não disponham de nenhuma lei. Antes, houve uma mudança de lei, que agora envolve “a lei do Cristo”. — Gálatas 6:2; Hebreus 7:12.
O apóstolo Paulo vivia em harmonia com esta mudança de lei. Embora trabalhasse arduamente na formação de uma congregação após outra, jamais pediu ser pago, sob a forma de dÃzimos. Antes, dispunha-se a cobrir suas próprias despesas por trabalhar como fabricante de tendas, por tempo parcial. (Atos 18:3, 4) Com toda a honestidade, podia dizer: “Estas mãos têm cuidado das minhas necessidades, bem como das daqueles que estavam comigo.” — Atos 20:34.
Que orientações, então, possuem os cristãos quanto à questão de contribuir? Quanto deveria contribuir?
O Modo Cristão de Contribuir
Jesus Cristo foi o homem mais generoso que já pisou nesta Terra. Seu exemplo inspira muitos a agir generosamente. “Praticai o dar”, disse ele,“ e dar-vos-ão. Derramarão em vosso regaço uma medida excelente, recalcada, sacudida e trasbordante. Pois, com a medida com que medis, medirão a vós em troca”. (Lucas 6:38) Fazem-se restrições aqui? Não. Encoraja-se os cristãos a dar generosamente, o que pode ser até mais do que uma décima parte caso possam fazê-lo. — Lucas 18:22; Atos 20:35.
Por outro lado, o cristão talvez se veja subitamente confrontado com alguma despesa urgente, talvez devido a um acidente ou uma doença. Dar um décimo de seu salário, nestas circunstâncias, talvez privasse os membros de sua famÃlia das necessidades da vida. Isso seria anticristão. — Mateus 15:5-9; 1 Timóteo 5:8.
A contribuição do cristão é voluntária. Leva em conta que cada pessoa tem circunstâncias diferentes na vida. “Se houver primeiro a prontidão”, a BÃblia diz, “é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem”. — 2 CorÃntios 8:12.
Quanto, então, deve dar? Essa é uma questão que somente o leitor pode resolver por si mesmo. A profundeza de seu próprio apreço de coração por Deus — e não alguma fórmula predeterminada de dÃzimo — indicará o que contribuirá. Como insta a BÃblia: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 CorÃntios 9:7) O dÃzimo era uma provisão do pacto da Lei mosaica para sustentar o templo e o sacerdócio de Israel. Para os cristãos, atualmente, não é uma ordem, nem é necessário.
2006-10-10 22:05:31
·
answer #2
·
answered by Antônio 4
·
2⤊
1⤋
Por motivos sexuais, a nossa espécie é extremamente vaidosa e cheia de “aparências” para impressionar as fêmeas e estas aos machos humanos. Faz parte da seleção sexual de nossa espécie esnobar poderes e aparências! Esnobar o Poder Econômico-Financeiro, aparentar riqueza, roupas caras, carros, imóveis, jóias, esnobar o Poder Social, explicitar cargos, tÃtulos e currÃculos extensos, ExcelentÃssimo Senhor Doutor Fulano de Tal isso impressiona bastante. Mas geralmente quando o pobre cidadão que não tem dinheiro nem cargos importantes para esnobar, aà ele compensa essa sua deficiência sexual em aparentar possuir “poderes sobrenaturais”, poderes que ele mesmo se auto-atribui, poderes de ter contato direto com “Deus” ou ser o representante de “Deus” na Terra ou ter poderes com “espÃritos” ou ser o mensageiro de “espÃritos” e de ainda poder manipular “forças sobrenaturais” o que é tudo um embuste só, é uma vigarice e em poucos anos, ainda nessa década, 2000 a 2010 haverá a educação e a conscientização do público sobre essas fraudes e mitos.
2006-10-10 23:12:04
·
answer #3
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
Por que dar 10 para uma igreja que tem o suficiente para construir templos e mais templos?
É dificil saber se a igreja está realmente usando o dinheiro dado de forma digna e Cristã.
Como ja respondi a um tempo, se a igreja que me pede o dinheiro, me mostrár sua contabilidade e notas fiscais, ou seja, der livre acesso a tesouraria, e eu constatar que os 10 vão para os necessitados, sem problemas.
Mas se me pede dinheiro, e vejo o pastor andando de AUDI, um novo templo luxuoso sendo construido, prefiro juntar 50 e ir ao shopping.
Ja faço minha contribuição mensal a obras de caridade sérias, e mesmo sendo Espírita ajudo uma missão na África ( acho que é Católica ), que me envia uma relação da remessa ( total! de todos os que contribuiram ), e uma relação das condições do local, e o que foi feito, também do que necessitam.
2006-10-10 23:04:14
·
answer #4
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Eu só queria saber pra que dar 10 reais pra igreja?
Perto da minha casa tem uma igreja enorme, só de pedras caríssimas, carros do ano pros menbros da igreja e o coitado tendo tirar das suas necessidades de uma obrinha pra melhorar a casa, uma roupa nova pro filho, um 1kg de carne pra comer com a família pra dar dinheiro pra Igreja.
Eu sempre achei isso um absurdo, várias pessoas passando fome por ai e obras gigantescas de igrejas, se pararmos pra refletirmos, veremos que vale as pessoas ajudarem os necessitados com uma cesta básica, que dará uma alimentação pra quem realmente precisa, do que pros caprichos dos pastores.
Esse é o meu ver de uma das coisas que melhoraria o mundo se cada um ajuda-se o próximo necessitado
2006-10-10 22:04:20
·
answer #5
·
answered by andreposto9 3
·
0⤊
0⤋
Fred,
Creio que está relacionado com o lado espiritual da coisa.
Gastar $ para uso próprio, agrada a carne, enquanto que investir na igreja, dói no bolso.
Aliás, voce sabia que o povo brasileiro, frequentador de igrejas evangélicas, investem mais em compra de chicletes do que em missões?
Um abraço.
2006-10-10 22:02:37
·
answer #6
·
answered by Alexandre Magno 2
·
0⤊
0⤋
Porque religião e espiritualidade não tem um bom apelo comercial.
2006-10-10 22:01:47
·
answer #7
·
answered by Luigi Scrofa 7
·
0⤊
0⤋
Porque na Igreja os R$ 10,00 dados, desaparecem e a gente nao ve aonde ele foi gasto nunca (tambem. dinheiro nao tem boca, ne?...Nao pode dizer aonde ele foi parar) e no Shopping, nao importa quanto ou com que a gente o gaste, esta vendo (sempre) aonde ele foi parar.
2006-10-10 21:56:05
·
answer #8
·
answered by Mds 5
·
0⤊
0⤋
Dai a César o q é de César e a Deus o q é de Deus.
Note bem, a Deus, não a lobos em pele de cordeiro.
2006-10-10 21:53:48
·
answer #9
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
As igrejas, muitas delas, principalmente as evangélicas tiram dinheiro do povo e se enriquecem usando o nome de Deus, apesar de o dízimo estar nas escrituras. Ninguém quer se sentir lesado e é isto que muita gente sente. Alguém ainda se lembra dos vídeos do Edir Macedo ensinando seus Pastores a como estorquir dinheiro da população que nem sempre tem o que comer em casa? Gastar dinheiro no Shopping parece ser mais justo. Deus é pai e amoroso e até ele sabe,que neste caso, o mais justo deva ser ir ao Shopping!
2006-10-10 21:53:29
·
answer #10
·
answered by Doji 2
·
0⤊
0⤋
Simplesmente..Pq tem pessoas q acjam q da 10 reais na igreja é perder tempo e gasta 50 no shopping é ganha...Sinto muito por essas pessoas elas diviam de saber q vc dar 10 reais na igreja evolui bem mais q gasta 50 pra ir no shopping....Bjs
2006-10-10 21:51:13
·
answer #11
·
answered by Millena 2
·
0⤊
0⤋