Aviões a jato possuem altas velocidades de cruzeiro (700 a 900 km/h) e velocidades de decolagem e pouso (150 a 250 km/h).
Numa operação de aterrisagem, devido à alta velocidade, o avião a jato faz grande uso dos flaps para permitir uma aproximação em velocidade mais baixa (pois estes aumentam a superfície das asas e consequentemente a sustentação), e do reverso de empuxo(a turbina gera um fluxo de ar para frente, e não para trás), para reduzir a velocidade da aeronave quando jã no solo.
-funciona como a mocinha falou (clio), os reversores fecham a saída do propelente direcionando pra cima e pra baixo o fluxo do empuxo para frente,
imagens dos reversores: "clamshells"; "sleeves" dois sistemas
http://www.jetcareers.com/forums/showthread.php?t=9210
; P
2006-10-10 13:19:38
·
answer #1
·
answered by Ti 4
·
1⤊
0⤋
Acho que ñem é preciso desenhar... Coloque as suas mãos em concha ao lado de suas bochechas e assopre. Enquanto estiver assoprando, mova as mãos para a frente da boca (mantendo dela uma distância de uns três centímetros) até se juntarem e fazerem uma concha maior. Repare no que aconteceu com o seu sopro. Ele não foi desviado para os lados e até para o seu rosto?
Pois é assim que funciona o reverso de uma turbina: placas móveis se colocam no caminho do exaustor e desviam o fluxo de ar quente para os lados.
2006-10-10 12:04:02
·
answer #2
·
answered by Clio 5
·
4⤊
0⤋
Tudo o que já foi dito está exato, só quero complementar.
Aviões a turbo-hélice (que possuem motor a jato, mas são impulsionados por hélices movidas pelo motor) também possuem reverso, mas por outro sistema.
O reverso de aviões a turbo-hélice se dá invertendo o passo da hélice.
Pense em um ventilador. Ele sopra o vento em uma direção porque as hélices têm uma curva naquela direção. Nos turbo-hélices, as hélices são móveis e, quando se aciona o reverso, a hélices se move; o vento que estava sendo soprado para trás passa a ser soprado para frente, freiando a aeronave.
Outra coisa, tratando-se dos aviões a jato:
Quando ele é turbo-jato, ou jato puro, que são estes cuja única força de empuxo é a saída dos gases da combustão (aviões antigos, como os 737-200 da Vasp), o reverso inverte, obviamente, este ar de escapamento.
Os aviões mais modernos são os chamados turbo-fan ou turbo-ventoinha, pelo fato de haver um "ventilador" (ventoinha) na frente do motor e que é movido por um eixo ligado à turbina (que fica atrás). Ele produz mais empuxo do que os gases, o que faz com que o motor seja mais potente e mais silencioso. Neste caso, o reverso não influencia nos gases de escapamento, mas tão somente no ar impulsionado pela ventoinha.
2006-10-11 06:37:03
·
answer #3
·
answered by Alyson Vilela 6
·
1⤊
0⤋
o reverso da turbina é um dispositivo eletro-mecânico, colocado na saída do tubo de exaustão da turbina, (saída), que quando acionado, inverte o fluxo do gás expelido que normalmente vai no sentido de frente para trás, impulsionando a aeronave, e quando aciona-se o reverso, o sentido do gás muda de trás para frente, e por consequência , freando o movimento do avião.
2006-10-10 12:27:53
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Basicamente, a Turbina propulsiona o avião para a frente, empurrando o ar para trás, que faz o avião decolar e permanecer em vôo. No caso do reverso, a turbina gera um fluxo de ar para frente (e não para trás), com o intuito de diminuir da aeronave após tocar o solo.
Para ilustração, seria mais ou menos como num carro, para pará-lo, engatasse a marcha-ré...
2006-10-10 12:08:09
·
answer #5
·
answered by Linow 3
·
1⤊
0⤋
o reversor de empuxe (thrust reverser) atua como duas colheres na saída da turbina, direcionando os gases para a frente, assim freando o aparelho depois que este esta com os três trens de aterrissagem no solo.
outros exemplos: abre-se escotilhas na nacele e parte dos gases são expelidos para a frente.
procure no site pratt&whitney
2006-10-12 08:33:06
·
answer #6
·
answered by RAFAEL S 4
·
0⤊
0⤋