Localização do Éden. A localização original do jardim do Éden é conjectural. O principal meio de se identificar sua localização geográfica é a descrição bíblica do rio ‘que saía do Éden’, e que depois se dividia em quatro “cabeceiras”, resultando nos rios chamados Eufrates, Hídequel, Píson e Giom. (Gên 2:10-14) O Eufrates (hebr.: Peráth) é bem conhecido, e “Hídequel” é o nome usado para o Tigre em inscrições antigas. (Veja também Da 10:4.) Os outros dois rios, o Píson e o Giom, porém, continuam sem ser identificados. — Veja CUS N.° 2; HAVILÁ N.° 1.
Alguns, tais como Calvino e Delitzsch, têm argumentado em favor da localização do Éden em alguma parte perto da cabeceira do golfo Pérsico, na Mesopotâmia inferior, aproximadamente no lugar em que o Tigre e o Eufrates se aproximam um do outro. Eles têm associado o Píson e o Giom com canais entre estes rios. Todavia, isso tornaria esses rios tributários, em vez de braços que se ramificavam duma fonte original. O texto hebraico, em vez disso, aponta para um lugar na região montanhosa ao N das planícies mesopotâmicas, para uma área em que o Eufrates e o Tigre têm suas nascentes atuais. Neste respeito, The Anchor Bible (A Bíblia Âncora; 1964), nas suas notas sobre Gênesis 2:10, declara: “No hebr[aico], a desembocadura do rio é chamada de ‘fim’ (Jos xv 5, xviii 19); portanto, o plural de ro’s, ‘cabeceira’, tem de referir-se aqui ao curso superior. . . . Este último uso é bem atestado referente ao cognato ac[adiano] resu.” O fato de que os rios Eufrates e Tigre não procedem agora duma única nascente, bem como a impossibilidade de se determinar definitivamente a identificação dos rios Píson e Giom, é possivelmente explicado pelos efeitos do Dilúvio dos dias de Noé, que, sem dúvida, alterou em muito os aspectos topográficos da terra, enchendo os leitos de alguns rios e criando outros.
A localização tradicional do jardim do Éden há muito é sugerida como tendo sido na região montanhosa a uns 225 km ao SO do monte Ararate e a poucos quilômetros ao S do lago Van, na parte oriental da moderna Turquia. Que o Éden talvez tivesse estado cercado por alguma barreira natural, tal como montanhas, talvez seja sugerido pelo fato de que se diz que querubins foram postos apenas ao L do jardim, ponto do qual Adão e Eva saíram dele. — Gên 3:24.
Depois de Adão ter sido banido do jardim paradísico, não havendo ninguém para ‘o cultivar e tomar conta dele’, seria de presumir que simplesmente cresceu em exuberância natural, tendo apenas os animais para povoar seus confins, até ser obliterado pelas águas avolumantes do Dilúvio, desconhecendo o homem a sua localização exata, exceto pelo registro divino sobre a sua existência. — Gên 2:15.
Região em que o Criador plantou um parque semelhante a um jardim como lar original do primeiro casal humano. A declaração de que o jardim achava-se no “Éden, do lado do oriente”, indica aparentemente que o jardim ocupava apenas uma parte da região chamada Éden. (Gên 2:8) No entanto, depois disso, o jardim é chamado de “jardim do Éden” (Gên 2:15), e, em textos posteriores, é mencionado como “Éden, jardim de Deus” (Ez 28:13), e como “jardim de Jeová”. — Is 51:3.
A Septuaginta traduz a palavra hebraica para “jardim” (gan) pela palavra grega pa·rá·dei·sos. A isto devemos nossa associação da palavra portuguesa “paraíso” com o jardim do Éden.
Gênesis 2:15 declara que “Deus passou a tomar o homem e a estabelecê-lo no jardim do Éden”. Embora isso talvez pareça indicar que a criação do homem se deu fora do jardim, pode referir-se simplesmente a que Deus ‘tomou’ o homem no sentido de formá-lo e criá-lo dos elementos terrestres, e daí designá-lo para morar inicialmente no jardim no qual obteve vida. O cultivo e o cuidado do jardim era a tarefa designada ao homem. As árvores e as plantas do Éden incluíam todas as que supriam beleza cênica, bem como as que o proviam de alimento em ampla variedade. (Gên 2:9, 15) Bastaria este fato para indicar que o jardim abrangia uma área de considerável tamanho.
Havia grande variedade de vida animal no jardim. Deus trouxe perante Adão “todos os animais domésticos e . . . criaturas voadoras dos céus, e . . . todo animal selvático do campo”, aos quais Adão devia dar nomes, como uma de suas primeiras tarefas. (Gên 2:19, 20) O solo do Éden era regado pelas águas do rio que ‘saía do Éden’. (Gên 2:10) Em vista da nudez do homem, pode-se presumir que o clima era muito ameno e agradável. — Gên 2:25.
2006-10-09 13:54:41
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
Segundo o genesis a sua localização do mapa ele estaria localizado onde ocorre a união dos 3 rios, um é o tigres o outro é o eufrates e o outro não lembro o nome, olhem no mapa mundi e acompanhem no genesis,para encontrar a localização... agora não sei se é visivel... nunca fui lá
2006-10-10 00:02:08
·
answer #2
·
answered by Kody 3
·
0⤊
0⤋
Olha, não tenho certeza, mas ouvi falar que o Jardim do Éden é exatamente no mundo em que vivemos, mas como disse não tenho certeza....
2006-10-09 22:08:45
·
answer #3
·
answered by vivdocinho 3
·
0⤊
0⤋
bem, o Jardim do Éden seria um lugar que seria guardado por dois "anjos" q não lembro a sua classe, se verificarmos a história bíblica, o episódio da arca, provavelmente houve um deslocamento muito grande, pois foram 40 dias de dilúvio...
eu, particulamente, acredito que o jardim desapareceu com o dilúvio, mas não tenho como provar...
2006-10-09 19:43:28
·
answer #4
·
answered by jrbnu 3
·
0⤊
0⤋
se é que o jardim do eden existe no nosso planeta no nosso plano ... qm sabe no triangulo das bermudas?? ngm nk descobriu o q existe la!
2006-10-09 19:37:46
·
answer #5
·
answered by Iris 2
·
0⤊
0⤋
Dizem que fica perto do Iraque entre os rios Tigre e Eufrates agora vai saber se é verdade.
2006-10-09 19:12:49
·
answer #6
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Sem querer ser desreipeitoso com suas crenças, não achas que o jardim de Eden não é um lugar físico, mas uma metáfora ? Ou seja, o paraíso é a nossa mente, a maçã, a mudança que o ser humano fez de substituir a felicidade pelo prazer (luxúria em lugar de reprodução, gula em lugar de nutrição, etc..etc.). Assim o próprio ser humano se expulsou do paraiso da mente pura para o inferno do prazer que aprisiona como uma droga.
2006-10-09 19:01:33
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
esse jardim ninguem sabe se existiu realmente
2006-10-09 18:57:59
·
answer #8
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
1⤋