Hmmm...Isso tudo depende muito de onde repousa a origem da sua dúvida. Se é alguma das clássicas "será que vale a pena botar um filho nesse mundo louco", "tenho medo das dores do parto", "meu corpo nunca mais voltará ao normal", "minha vida conjugal será prejudicada", etc, eu recomendo um pouco de pesquisa sobre o assunto, com outras mães e até com seu médico e um terapeuta, que vão poder lhe esclarecer tudo isso. Pois são questões puramente pessoais, que só poderão encontrar uma resposta de acordo com seu próprio grau de segurança e convicção.
Independente disso, algumas questões de infra-estrutura são fundamentais. Uma renda financeira estável e capaz de arcar com as novas despesas que um bebê representa, condições de saúde da mãe e do pai, consciência da responsabilidade definitiva que é a maternidade e, sobretudo, o desejo dos dois de enfrentar esses desafios - decerto recompensadores - que envolvem em educar e preparar um ser humano para o mundo, o que vai exigir muita maturidade do casal, acima de tudo.
Falo por experiência própria. Tenho 25 anos, estou grávida de 3 meses. Não foi algo planejado, digamos que foi a coisa certa num momento errado, pois embora esse bebê esteja sendo muito querido e desejado por mim e pelo papai, estamos enfrentando uma série de desafios para buscar a "infra-estrutura física" propriamente dita. Não fosse o financeiro, não haveria sequer uma hesitação em dizer que estamos preparados para sermos pais. Não porque de fato CONHECEMOS todas as implicações disso... No primeiro filho, acho que ninguém conhece...*rs*
Mas o importante é simplesmente estar DISPOSTO. Os instintos e os sentimentos, no fim, tratam de consolidar a mágica... :) O que posso lhe dizer por experiência própria até agora é simplesmente isso: não há nada que se compare a sentir que uma nova vida, uma nova pessoa está se formando dentro de você... e essa pessoa é feita de você e de seu marido, feita do amor de vocês...Nossa, é muito mágico. É maravilhoso. É a coisa mais linda e emocionante que já senti em toda minha vida, simples assim. Isso vale qualquer sacrifício, qualquer desafio.
Boa-sorte e juízo em sua decisão! :D
2006-10-08 09:37:35
·
answer #1
·
answered by PikeNice 3
·
1⤊
0⤋
Oi querida.
Sinceramente a mulher nunca tem essa certeza pois realmente pronta nunca estaremos isso não axiste, agora ter a vontade que este ato se consuma e você aceite que este milagre da vida aconte¢a com você: ai é outra coisa.
Fui Mãe com 20 anos e hoje sou tão orgulhosa de ter minha filha que v.c nem pode imaginar.
Boa sorte...
2006-10-10 09:46:57
·
answer #2
·
answered by sisi 2
·
0⤊
0⤋
toda mulher que se presa que ser mãe
2006-10-09 02:25:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Que bom se todas as mulheres pensassem antes de engravidar... não teríamos tantas crianças nascendo de gravidez indesejada. Você tem dúvida é porque você deseja sim engravidar, talvez acha que ainda não é bem a hora certa... Como vc é casada, tem propósito de constituir a sua família, e isso de ter ou não ter filho, de ser a hora agora ou ainda não, isso só você e seu parceiro é que poderão decidir.
Não deixe que a sociedade (ou mesmo a família) imponha a você que tem que ter um filho se você ainda não está certa de que é isso que vc quer neste momento.
Um dia despertará em você a certeza da decisão e do momento propício de realizar seu sonho...
Boa sorte e uma boa decisão para você!!!!
2006-10-09 01:31:16
·
answer #4
·
answered by Cristal 3
·
0⤊
0⤋
Saber se deve ou não ser mãe... Acho q vc deve analisar se seu marido sente o desejo de ter filhos, e como ele lida com crianças. Deve também analisar como vc lida com crianças. Geralmente as famílias atuais deixam o filho para mais tarde mesmo na vida, qdo já têm emprego, renda familiar razoável, e qdo sentem q já tiveram tempo suficiente para aproveitar a vida de casados a sós. Isso também deve ser pesado por vcs. Sempre pondere junto do seu marido. É necessário total envolvimento de ambos, afinal, não se faz um filho sozinho, e não é bom cuidar de um filho sozinho. Se o seu problema é só se decidir se deve ou não ter filho agora, sinta-se privilegiada, pq mtos casais com a mulher na sua idade sofrem de infertilidade. Isso nos leva ao próximo ponto q vc deve pesar: sua idade. Vc está no limiar de maior fertilidade da mulher (dos 18 anos até cerca de 28 anos). À medida q o tempo for passando, torna-se mais difícil e/ou arriscada uma gestação. Qto mais próxima dos 40, menor o índice de conceptos saudáveis q vcs possam ter (aumenta o risco de disfunções genéticas, como S. de Down).
Tentei te expor algumas coisas q me vieram à cabeça. Não sou mulher, mas é algo em q penso tb, pq pretendo no futuro constituir a minha família. Claro, a decisão final é sua. Independente de qual seja, desejo q seja tomada com serenidade, e q vc e seu marido tenham felicidade duradoura.
2006-10-08 17:12:03
·
answer #5
·
answered by silvertaper 3
·
0⤊
0⤋
A mulher já nasce mãe, pois ela nasceu para conceber (dar à luz), pois, Deus assim a fez.
Existem alguns pontos que você pode se questionar:
* A convivência casal é amor ou paixão?
* Existe meios financeiros adequados para esse passo?
* A familia está presente e apoia?
* O mais importante seu marido quer ser pai agora, converse com ele e planeja o futuro.
Que Deus abençoe este ser que virá, só de pende de vocês é claro e uma consulta ao seu ginecologista.
2006-10-08 09:40:17
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro vc deve saber se está preparada para saber se pode ser mãe psicologicamente e para engravidar(é importante vc saber se gosta de crianças para com isso receber uma boa educação de casa,oque ele viver em sociedade pode refletir oque se aprende no lar),é muito bom também saber as condições financeiras,para ter uma idéia quanto é o preço das coisas para o bêbe(berço,carrinho,roupinhas,etc) Se por um acaso não conseguir engravidar,tem a maneira de adotar(legalmente)ou apadrinhar(quando vc ajuda uma criança com que ela precisar,ser mãe de coração) Se conseguir emgravidar vá ao médico siga as orientações dele,se tiver no 8 mes gestacional,tente fazer um chá de bebê,no convite peça para levarem fralda(pequena e média) pois fralda é um pouco cara..
2006-10-08 09:28:38
·
answer #7
·
answered by Águia Luz DF 3
·
0⤊
0⤋
Quando ela tranza e demora mais de um mês para entrar na regra mestrual ela fazendo os exames com o acompanhamento do médico tem seu resultado se é gravidez ou não.
2006-10-08 09:15:14
·
answer #8
·
answered by Márcio J 1
·
0⤊
0⤋
É uma questão de querer ser mãe ou não.
Você quer? ou não?
seu companheiro, o que pensa?
Não deixe que a sociedade, a família interfira na sua decisão. Ela é sua e de seu companheiro.
2006-10-08 09:11:20
·
answer #9
·
answered by tania h 2
·
0⤊
0⤋
só a própria mulher deve saber e decidir a hora certa de engravidar. se está em dúvida, pense para que não se arrependa.
2006-10-08 09:07:57
·
answer #10
·
answered by Bruno Barreto 2
·
0⤊
0⤋