English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

Durante séculos, famosos eruditos bíblicos e clérigos viram um conflito entre a doutrina da imortalidade da alma e a da ressurreição. Entre eles estava o tradutor da Bíblia, William Tyndale, que disse: “Ao colocar as almas dos falecidos no céu, no inferno ou no purgatório, destruíram os argumentos com os quais Cristo e Paulo provaram a ressurreição . . . Se a alma está no céu, então me diga que motivo há para a ressurreição?” Tyndale notou também que a doutrina da imortalidade da alma se originou dos “filósofos pagãos”.

De modo similar, o monsenhor católico romano Ray T. Bosler escreveu numa coluna jornalística, publicada na metade do segundo semestre de 1974: “O Novo Testamento não fala duma alma imortal como distinta do corpo. . . . Quando o Novo Testamento usa a palavra alma, ela se refere ao verdadeiro eu — corpo e alma — que entra com a ressurreição numa nova vida. . . . Nossos teólogos discordam entre si sobre exatamente como é a existência dos santos até a ressurreição final. . . . Os teólogos especulam nisso sobre o desconhecido; por isso, não podemos esperar muita ajuda deles.”

A Enciclopédia Judaica, publicada em inglês, comenta: “A crença de que a alma continua a existir após a dissolução do corpo é mais um assunto de especulação filosófica ou teológica, do que um de simples fé, e, por conseguinte, em parte alguma é expressamente ensinada na Escritura Sagrada.”

A primeira menção da alma humana na Bíblia ocorre em Gênesis 2:7, que diz: “E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” Queira notar que o homem não recebeu uma alma, mas veio a ser uma alma vivente. A alma é a pessoa inteira, não uma parte invisível dela. Sabia disso? Veja mais algumas declarações bíblicas no mesmo sentido:

“E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, foram duas almas.” (Gen. 46:27) “Ora, caso alguma alma apresente como oferta uma oferta de cereais a Jeová . . . ” (Lev. 2:1) “Caso uma alma peque por engano . . . ” (Lev. 4:2) “Nenhuma alma vossa deve comer sangue.” (Lev. 17:12) “Sobre cada alma começou a cair temor.” (Atos 2:43) “Ora, ao todo éramos no barco cerca de duzentas e setenta e seis almas.” — Atos 27:37.

2006-10-08 07:23:03 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

Lucas 9:56 Por que o Filho do homem nao veio pra condenar as almas dos homens(humanos), mas para salvá-las. Que Deus(Jesus Cristo)lhe abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-10-08 13:06:17 · answer #2 · answered by Nick 5 · 0 0

O verso bíblico diz: " A pessoa que pecar é que morrerá".

Olhe lá que Ezequiel está explicando palavras anteriores; um dito popular em Isreal. Em outras palavras, os pais erravam e os filhos sofriam. Agora será diferente: "A pessoa que pecar é que morrerá". Olhe o vocábulo hebraico. É alma ou pessoa?
Além disso, o que você pergunta é sobre a ressurreição, uma doutrina dos cristãos confirmada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

2006-10-08 07:24:04 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

No exílio de Babilônia o povo estava sendo escravizado e diziam que estava pagando os enumeras erros gerações passada O profeta vai contra essa concepção,e de mostra que cada pessoa e geração e responsável por sua conduta.A vida eterna é para os te mentes a Deus que confiam em sua misericórdia. procurando sempre fazer o bem.A morte é para os pecador.

2006-10-08 06:54:51 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Caro amigo,
Gostaria que você desse uma olhada em, pelo menos, grande parte do capitulo de Ezequiel.
1.CAPÍTULO 18
2.4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
3.5 Sendo, pois, o homem justo, e praticando juízo e justiça,
4.17 Desviar do pobre a sua mão, não receber usura e juros, cumprir os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente viverá.
5.18 Seu pai, porque praticou a extorsão, roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá pela sua iniqüidade.
6.19 Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá.
7.20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
8.21 Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.
9.23 Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
10.24 Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.
11.25 Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?
12.26 Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na iniqüidade, que cometeu, morrerá.
13.27 Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.
14.32 Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

Fiz um resumo do que você falou do livro de Ezequiel no capitulo 18. So olhando os versículos assinalados pode-se perceber que alma aqui refere-se a própria pessoa em relação a Deus. Ou seja: se a pessoa se arrependeu do mal que fez não morrerá, a alma será conservada em vida. Ter vida é ter uma alma viva para Deus. Ser morto é ter uma alma morta em relação a Deus.
De forma alguma os versículos induzem a que se pense em morte de alma.

2006-10-08 06:49:39 · answer #5 · answered by Bandeirante 2 · 0 0

e porque muitas pessoas levaram uma lavagem celebral, outros a prenderam assim e se torna muito difícil tirar essa idéia quando aprende algo errado. .se a alma não merece, jesus seria mentiroso quando ele disse que os mortos vão ressuscitar joão ;5,28,29 prezaria alguém ressuscitar se não morreu? ECLESIASTES 9 ;5,6,7,10 notaram? tirem essa idéia da cabeça por favor em quanto e tempo.

2006-10-08 06:33:34 · answer #6 · answered by Felipe 4 · 0 0

A biblia não responde todas as questões da vida,alias nem mesmo muitas,é mais um codigo de conduta,que leva esse livro ao pé da letra,vai se perder mais cedo ou mais tarde.

2006-10-08 06:30:46 · answer #7 · answered by tron horenseb 6 · 0 0

para diminuir seu grau de pecado

2006-10-08 06:22:48 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

ma o ensinamento da alma imortal...............é de uma religião..total mente diferente.........................ñ tem nada ver o ** com as auças..........

2006-10-08 06:16:06 · answer #9 · answered by wellingthon_jorge 2 · 0 0

Se o homem n~ entende bem das coisas terrestres piorou a das celestiais.

2006-10-08 06:15:34 · answer #10 · answered by Servo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers