English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Passes
O socorro, através de passes, aos que sofrem do corpo e da alma, é instituição de alcance fraternal que remonta aos mais recuados tempos.
O Novo Testamento, para referir-nos apenas ao movimento evangélico, é valioso repositório de fatos nos quais Jesus e os apóstolos aparecem dispensando, pela imposição das mãos ou pelo influxo da palavra, recursos magnéticos curadores.
Nos tempos atuais tem cabido ao Espiritismo, na sua feição de Consolador Prometido, conservar e difundir largamente essa modalidade de socorro espiritual, embora as crônicas registrem semelhante atividade no seio da própria Igreja, através de virtuosos sacerdotes.
Os centros espíritas convertem-se, assim, numa espécie de refúgio para aqueles que não encontram na terapêutica da Terra o almejado lenitivo para os seus males físicos e mentais.
André Luiz não esqueceu de, no seu livro, preparar interessante capitulo, a que denominou «Serviço de passes», no qual se nos deparam oportunos e sábios esclarecimentos quanto à conduta do passista e daquele que procura beneficiar-se com o socorro magnético.
Neste capítulo, referir-nos-emos ao trabalho do médium passista, ou seja, aos requisitos indispensáveis aos que neste setor colaboram.
Existem dois tipos de passes, assim discriminados:
Passe ministrado com os recursos magnéticos do próprio médium;
Passe ministrado com recursos magnéticos hauridos, no momento, do Plano Divino.
Convém lembrarmos que, em qualquer dessas modalidades, o passe procede sempre de Deus.
Esta certeza deve contribuir para que o médium seja uma criatura humilde, cultivando sempre a idéia de que é um simples intermediário do Supremo Poder, não lhe sendo licito, portanto, atribuir a si mesmo qualquer mérito no trabalho.
Qualquer expressão de vaidade, além de constituir insensatez, significará começo de queda.
Além da humildade, deve o passista cultivar as seguintes qualidades:
Boa vontade e fé;
Prece e mente pura;
Elevação de sentimentos e amor.
Àquele que mais tem, mais lhe será dado», afirmou Jesus.
Nas palavras do Senhor encontramos valioso estimulo a todos os continuadores de sua obra, inclusive aos que viriam depois, à conquista dos bens divinos, a se expressarem pela multiplicação dos recursos de ajudar e servir em seu nome.
As qualidades ora enumeradas constituem fatores positivos para o médium passista.
A prece, especialmente, representa elemento indispensável para que a alma do passista estabeleça comunhão direta com as forças do Bem, favorecendo, assim, a canalização, através da mente, dos recursos magnéticos das esferas elevadas.
A oração é prodigioso banho de forças, tal a vigorosa corrente mental que atrai.
Por ela, consegue o passista duas coisas importantes e que asseguram o êxito de sua tarefa:
Expulsar do próprio mundo interior os som brios pensamentos remanescentes da atividade comum, durante o dia de lutas materiais;
Sorver do plano espiritual as substâncias renovadoras de que se repleta, a fim de conseguir operar com eficiência, a favor do próximo.
Através dessa preparação em que , para, limpo, melhor servir, consegue o médium, simultaneamente, ajudar e ser ajudado.
Receber e dar ao mesmo tempo.
Quanto mais se renova para o Bem, quanto mais se moraliza e se engrandece, espiritualizando-se, maiores possibilidades de servir adquire o companheiro que serve ao Espiritismo Cristão no setor de passes.
A renovação mental é como se fosse um processo de desobstrução de um canal comum, a fim de que, por ele, fluam incessantemente as águas.
A nossa mente é um canal.
Mente purificada é canal desobstruído. Mencionados os fatores positivos, é mister enumeremos, agora, os negativos.
Relacionemos, assim, aqueles que reduzem as possibilidades do seareiro invigilante.
Especifiquemos as qualidades que lhe não permitem dar quanto e como devia.
Ei-las, em síntese:
Mágoas excessivas e paixões;
Alimentos inadequados e alcoólicos;
Desequilíbrio nervoso e inquietude.
Sendo o passista, naturalmente, um medianeiro da Espiritualidade Superior, deve cuidar da sua saúde física e mental.
Alimentação excessiva favorece a vampirização da criatura por entidades infelizes, o mesmo ocorrendo com os alcoólicos em demasia.
O equilíbrio do sistema nervoso e a ausência de paixões obsidentes propiciam um estado receptivo favorável à transmissão do passe.
Não podemos esquecer que o passe é «transfusão de energias psicofísicas.
E o veículo dessa transfusão deve, sem dúvida, ser bem cuidado.
Aconselha Emmanuel que a higiene, a temperança, a medicina preventiva e a disciplina jamais deverão ser esquecidas.
Adverte, ainda, que tudo na vida é afinidade e comunhão sob as leis magnéticas que lhe presidem os fenômenos e
Doentes afinam-se com doentes.
O médium receberá sempre de acordo com as atitudes que adotar perante a vida.>
Naturalmente nenhum de nós, nem passista algum, terá a pretensão de obter, nos serviços a que se consagra, os sublimes resultados alcançados por Jesus, em todos os lances do seu apostolado de luz, e pelos apóstolos em numerosas ocasiões; entretanto, educar-nos mentalmente e curar-nos fisicamente, a fim de melhor podermos servir ao próximo, afiguram-se-nos impositivos a que nos não devemos subtrair.
O médium precisa afeiçoar-se à instrução, ao conhecimento, ao preparo e ê melhoria de si mesmo, a fim de filtrar para a vida e para os homens o que signifique luz e paz.
Não devemos concluir o presente capitulo, dedicado de coração aos passistas do nosso abençoado movimento espiritista, sem que lembremos outros requisitos não menos importantes para os que operam no setor de passes em instituições.
São os seguintes:
Horário
Confiança
Harmonia interior
Respeito.
O problema da pontualidade é fundamental em qualquer atividade humana, mormente se essa atividade se relaciona e se desenvolve em função e na dependência da Esfera Espiritual.
Nem um minuto a mais, nem a menos, para início dos trabalhos.
Recordemos que os supervisores de centros e de grupos mediúnicos não esperam, indefinidamente, que, com a nossa clássica displicência, resolvamos iniciar as tarefas.
Se insistimos na indisciplina, eles passarão adiante à procura de núcleos e companheiros que tenham em melhor apreço a noção de responsabilidade
O passista que não confia no Alto limita, também, a sua capacidade receptiva.
Fecha as portas da , obstando o acesso dos recursos magnéticos.
Secundando a confiança, o fator harmonia interior se apresenta também imprescindível a um excelente processo de filtragem dos fluidos salutares.
E, por fim, o respeito ante a tarefa assistencial que se realiza através do passe.
Respeito ao Pai Celestial, aos instrutores espirituais e àqueles que lhe buscam o concurso.
Pontualidade, confiança, harmonia interior e respeito são, evidentemente, virtudes ou qualidades de que não pode prescindir o médium passista.
Na hora do passe...
Estudemos a questão dos passes:
Podemos dizer que o tratamento mediante passes pode ser feito diretamente, com o enfermo presente aos trabalhos, ou através de irradiações magnéticas, com o enfermo a distância.
No passe direto, depois de orar silenciosamente, o médium é inteiramente envolvido pelos fluidos curadores hauridos no Plano Superior e que se canalizam para o organismo do doente; no passe a distância, que é uma modalidade de irradiação, o médium, sintonizando-se com o necessitado, a distância, para ele canaliza igualmente fluidos salutares e benéficos.
Nas chamadas , os doentes são beneficiados a distância, não somente em virtude dos fluidos dirigidos conscientemente pelos encarnados, como pelas energias extraídas dos presentes, pelos cooperadores espirituais, e conduzidas ao local onde se encontra o irmão enfermo.
Há criaturas que oferecem extraordinária receptividade aos fluidos magnéticos. São aquelas que possuem fé robusta e sincera, recolhimento e respeito ante o trabalho que, a seu e a favor de outrem, se realiza
Na criatura de fé, no momento em que recebe o passe, a sua mente e o seu coração funcionam à maneira de poderoso Imã, atraindo e aglutinando as forças curativas.
Já com o descrente, o irônico e o duro de coração o fenômeno é naturalmente oposto.
Repele ele os jorros de fluidos que o médium canaliza para o seu organismo.
E' aconselhável, a nosso ver, ore o indivíduo, em silêncio, enquanto recebe o passe, a fim de que a sua organização psicofísicas incorpore e assimile, integral mente, as energias projetadas pelo passista.
Tal atitude criará, indubitavelmente, franca receptividade ante o socorro magnético.
Para mais completa elucidação do assunto, vamos transcrever alguns trechos do capítulo "Serviço de passes", relativos a estas considerações:
"Alinhando apontamentos, começamos a reparar que alguns enfermos não alcançavam a mais leve melhoria
As irradiações magnéticas não lhes penetravam o veículo orgânico.
Registrando o fenômeno, a pergunta de Hilário não se fez esperar:
Porquê?
Falta-lhes o estado de confiança esclareceu o orientador.
Será, então, indispensável a fé para que registrem o socorro de que necessitam?
Ah! sim. Em fotografia precisamos da chapa impressionável para deter a imagem, tanto quanto em eletricidade carecemos do fio sensível para a transmissão da luz. No terreno das vantagens espirituais, é imprescindível que o candidato apresente uma certa tensão favorável"
E, mais adiante:
"Sem recolhimento e respeito na receptividade, não conseguimos fixar os recursos imponderáveis que funcionam em nosso favor, porque o escárnio e a dureza de coração podem ser comparados a ESPESSAS CAMADAS DE GELO sobre o templo da alma.
Referindo-nos ao passe a distância, comum nas sessões de irradiação, ouçamos novos esclarecimentos:
"E pode, acaso, ser dispensado a distância? Sim, desde que haja sintonia entre aquele que o administra e aquele que o recebe. Nesse caso, diversos companheiros espirituais se ajustam no trabalho do auxílio, favorecendo a realização, e a prece silenciosa será o melhor veículo da força curadora."
Sintetizando os nossos apontamentos, temos, então, dois tipos de passes:
Passes diretos (enfermo presente);
Passes a distância (enfermo ausente).
E no tocante à receptividade ou refratariedade das pessoas, no momento do passe, temos:
Fé, mais recolhimento, mais respeito, somam RECEPTIVIDADE;
Ironia, mais descrença, mais dureza de coração, somam REFRATARIEDADE.

2006-10-08 07:33:03 · answer #1 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Olá !
O passe não é nada mais que a liberação de energia positiva sobre a pessoa.Isto ajuda a quem realmente busca uma espécie de ajuda, e acredita nesta energia que emana das mãos dos espiritas mais evoluidos. Posso garantir que tudo que é feito com a intenção de fazer o bem, com certeza mal não fará.
Um abraço !

2006-10-08 04:03:03 · answer #2 · answered by Vander texas 6 · 2 0

a força de nosso pensamento nos faz voar!!!!!!!!um passe é uma limpeza fluidica feita por pessoas que tem boas intenções em passar boas energias!!! mas temos que fazer a nossa parte!!!

2006-10-08 04:02:53 · answer #3 · answered by sandro m 4 · 2 0

para quem acredita talvez seja uma forma de purificação

2006-10-08 04:02:28 · answer #4 · answered by joao marco s 1 · 2 0

para quem acredita , com certeza ajuda, não acredito que ajude a arrumar namorado ou coisas do gênero, mas ajuda espiritual

2006-10-08 04:12:10 · answer #5 · answered by leonardo 6 · 1 0

É a mesma coisa que faz o católico na missa para com à hóstia e o crente que aceita jesus no culto.

2006-10-08 04:04:08 · answer #6 · answered by MAJO 2 · 1 0

Considerações Sobre o Passe

Há certos assuntos em torno dos quais vez por outra gosto de tecer considerações, nem que seja em forma de crônica ligeira, para melhor esclarecimento dos nossos leitores em geral. Não escrevo tais páginas (evidentemente?) pensando propositadamente em A ou em B; não endereço estas palavras a este ou àquele espírita desta ou daquela cidade em particular. Apenas ressalto situações encontradiças em nosso meio brasileiro e que creio devam ser analisadas desapaixonadamente para melhor rendimento de nossas atividades espirituais. Se erro em meu proceder, conto com o perdão dos caros leitores.

O passe está neste caso. Através dele, muitas bênçãos poderemos receber do Alto melhorando o físico, revitalizando células cansadas, fortalecendo órgãos doentes, tonificando o perispírito em descontrole, pacificando o estado psíquico e mental de criaturas que se sentem em alguma dificuldade constrangedora... Como que tomamos uma potente "injeção" dando-nos alento para encarar a vida e lutar por vencer, por superar as dificuldades de cada dia.

Eu mesmo já me vali várias vezes do passe para refazimento geral.

No entanto, para que o passe possa então cumprir com as suas finalidades aliviando nossos sofrimentos físicos e espirituais - é preciso que cada um de nós faça por onde merecer de fato tudo quanto ele nos pode conceder de acordo com a nossa fé e com o nosso merecimento individual. Assim sendo, não basta pedir. É necessário saber-se colocar na posição de receber...

Em primeiro lugar, atentemos bem para o que estamos esperando receber dos amigos da Espiritualidade... Quer dizer, toda atenção será pouca sobre o conteúdo das nossas rogativas... Há preces, como há tempos escreveu um trovador já desencarnado pelo lápis do Chico Xavier, há preces que não chegam sequer ao céu da bocal... De igual maneira, ao tomarmos um passe, com todo o fervor, com toda a devoção - muita atenção sobre os nossos pensamentos... Policiemos os propósitos que temos em nossa mente na forma de rogativa ao amigo que nos atende ao pedido?...

Há casos em que os propósitos indubitavelmente são os mais dignos... É fora de dúvida de que eles são os mais louváveis, admiráveis até... Por exemplo quando, através do passe queremos saúde para nosso organismo enfermo... Kardec fala a respeito dos passes tendo em vista a saúde... Ler O Livro dos Médiuns, capitulo 26. Mas... quantas vezes até mesmo nestes casos que respeito sinceramente de todo o coração - não somos impacientes e apressados querendo uma cura rápida, instantânea quase, para um mal antigo, para uma moléstia quase crônica?

Quantas vezes tomamos um remédio meses a fio, até mesmo durante anos, e não ficamos radicalmente curados? Mas na hora de tomar água fluidificada, desejamos curar órgãos como que num passe de mágica, num abrir-fechar de olhos, o que, evidentemente, não é possível na grande maioria das vezes... Não há de ser assim pois milagre não existe Se sofremos - há uma razão para isso. Ninguém sofre serra dever. O grande segredo é saber esperar e dar tempo ao próprio tempo para que o passe ou a água fluidificada, o remédio ou o tratamento possam reorganizar o corpo ou o perispírito que nós mesmos desorganizamos consciente ou inconscientemente.

Há ainda pessoas que, na hora de tornar o passe, estão de fato com o pensamento e o coração voltados para Deus, para Jesus, para os amigos da Espiritualidade no desejo mais forte e sincero de obter a graça. Entretanto, mal colocam o pé na rua ou dentro de suas casas, voltam logo aos hábitos antigos, ás vezes falando furiosamente mal da vida alheia, outras vezes por ninharias, por míseras bagatelas infernizando a vida de seus parentes, de seus filhos, de seus pais, de seus vizinhos, de seus chefes ou de seus subalternos, iludindo clientes e fregueses, desesperando os semelhantes em geral... Muitos companheiros nossos, embora compareçam aos centros espíritas, ávidos de alívio para seus males, pouco depois vão também aos terreiros de Umbanda como quem diz assim com os seus botões: Por via das dúvidas não me custa ter um olho na missa e outro no padre!...

Evidentemente não estou com estas palavras menosprezando a Umbanda ou subestimando os nossos diletos irmãos umbandistas. Longe de mim qualquer idéia neste sentido A Doutrina Espírita nos ensina respeitar todas as religiões existentes á face da Terra pois cada uma delas corresponde ao estado íntimo de cada grupo de religiosos. A Doutrina Espírita nos ensina sobretudo a amar os fiéis de todas as demais seitas do planeta em que vivemos. Assim, à Umbanda os nossos respeitos... Aos umbandistas o nosso amor cristão. Mas isso não impede que venha a declarar eu, nesta crônica ligeira, devamos ser coerentes em questão de fé.

Ou somos espíritas e procuramos seguir os postulados de Kardec ou somos umbandistas seguindo com dedicação e sinceridade tudo quanto se pratica com entusiasmo e respeito dentro dos terreiros de Umbanda... Os centros espíritas realizam as atividades mediúnicas após uma certa preleção evangélica, um certo estudo doutrinário para esclarecer as criaturas no que diz respeito às finalidades do Espiritismo cristão. Sim, porque o Espiritismo não encara o mediunismo como a sua maior finalidade, não. Segundo a Doutrina Espírita. o mediunismo é apenas um meio, um instrumento - para se atingir um objetivo muito maior que é o esclarecimento da mente humana, que é a redenção do espírito, que é a sua reforma moral, que é a sua renovação íntima. O passe - repito - é apenas um dos instrumentos de que se valem os espíritas para alcançar aquele fim...

Pois bem, se você chega sempre atrasado só para não escutar esta parte inicial de nossos trabalhos espirituais - sinceramente devo dizer-lhe que você está perdendo o seu valioso tempo enganando-se apenas a si mesmo... De nada vale tomar o passe para curar uma dor de cabeça hoje e uma cólica amanhã, se você não procura curar antes de tudo o espírito de muitas mazelas que todos nós (eu também, todos nós) temos desde épocas passadas até agora? Mazelas que carregamos em nossos corações como se fossem nossas próprias sombras. Aquela pregação inicial sobre um tema do Evangelho segundo o Espiritismo ou sobre um assunto do Livro dos Espíritos é realizada para iluminação das consciências, para abrandamento dos corações, aprimoramento de espíritos volvendo-os para Deus.. Assim sendo, constituem a melhor prece feita aos céus... Transformam-se outrossim no melhor dos passes pois durante tais minutos o Plano Espiritual pode perfeitamente trazer até ao nosso fígado desarranjado, até ao nosso coração arrítmico, até ao nosso estômago dispéptico, enfim, até ao nosso organismo enfermo eflúvios necessários para o seu refazimento integral.

Valorizemos pois o passe para que possamos desfrutar assim das bênçãos que ele nos pode conceder por permissão de Deus... Só assim é que haverá real proveito de nossas atividades nesse setor tão importante que é o da mediunidade curadora!...

Meu amigo, .sei que esta crônica ligeira está sendo escrita de um modo muito incisivo. Mas é preciso que assim seja... Mil vezes preferível uma verdade amarga a uma mentira doce...

Afirmou Jesus de um modo bem categórico de modo a não deixar qualquer dúvida: Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. Libertemo-nos das ilusões, dos enganos, das frioleiras que tanto nos têm feito sofrer na fileira de nossas passadas reencarnações...

2006-10-11 15:48:29 · answer #7 · answered by UALISON M 2 · 0 0

eu já vi algo assim, em uma parada de onibus um rapaz tomou um passe de um adolescente, e isso não ajudou em nada.

2006-10-10 14:57:41 · answer #8 · answered by Patricio carlos 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers