Fugindo de Deus
O livro de Jonas relata uma história fascinante, com uma mensagem pode-rosa. Deus disse a Jonas para ir à ímpia cidade de Nínive para adverti-la contra a destruição iminente. O profeta temia e desprezava os ninivitas tanto, que tentou fugir de Deus e da sua responsabilidade dada por Deus.
Jonas não en-tendeu que não há lugar para se esca-par de Deus. Ele encontrou um barco que podia levá-lo a milhares de quilômetros para longe de Nínive, mas ele não podia esconder-se de Deus. Jonas achou-se no meio do mar e depois na barriga de uma baleia, porém nunca achou um lugar onde Deus não o pudesse ver.
Depois de quase morrer dentro da baleia, Jonas se arrependeu e obedeceu a ordem do Senhor. Ele pregou aos ninivitas e Deus poupou a cidade. Jonas, que ainda desprezava o povo daquela grande cidade, queixava-se da misericórdia e compaixão de Deus. Ele não entendia que a mesma misericórdia que o salvou do ventre da baleia também deveria salvar os ninivitas da ira de Deus.
Deus é muito maior do que esse profeta relutante reconhecia. Ele vê tudo (Hebreus 4:12-13). Ele quer salvar a todos (2 Pedro 3:9). Sua misericórdia e amor ultrapassam a nossa capacidade de entender (Efésios 3:17-21). Um tal grande e poderoso Deus merece nossa completa submissão e nossa contínua adoração.
por Dennis Allan
L
2006-10-07 12:32:54
·
answer #1
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋
JONAS, natural da Galiléia, foi um dos primeiros profetas, 2Rs 14:25.
Ao ser enviado como missionário a Nínive a fim de admoestar os inimigos de seu país, ele obedeceu com muita relutância.
Esta narrativa tem sido ridicularizada como mito pelos incrédulos e é vista por alguns eruditos como lenda ou parábola.
Os judeus a aceitaram como histórica.
Jesus Cristo assegurou a veracidade de Jonas, Mt 12:39-41; Lc 11:29-30.
CARÁTER DE JONAS.
(1) Consagrada em parte, uma estranha mistura de força e fraqueza.
(2) Obstinado,1:1-3.
(3) Piedoso, 1:19.
(4) Valoroso, 1:12.
(5) Dedicado à oração, 2:1-9.
(6) Obediente após o castigo, 3:3-4.
(7) Fanático e egoísta, decepcionado com o arrependimento dos ninivitas, 3:4-10;4:1.
(8) Demasiadamente preocupado com a sua própria reputação, 4:2-3.
SINOPSE
Cap.1. O profeta desobedece à ordem divina; sua fuga e castigo.
Cap.2. Sua oração e libertação.
Cap.3. Obedece à segunda comissão.
Cap.4. Sua queixa infantil; a grande revelação da misericórdia divina combinada com a repreensão ao profeta.
LIÇÕES ESPIRITUAIS
(1) O perigo de fugir ao dever.
(2) A tentação do patriotismo egoísta e do fanatismo religioso.
(3) Deus emprega homens imperfeitos como canais da verdade.
2006-10-07 19:42:06
·
answer #2
·
answered by firmiano 3
·
1⤊
0⤋
O livro de Jonas tem intenção de nos ensinar a não fugir de responsabilidades. Principalmente quando ela é conferida por Deus. Existe discussão técnica acerca da baleia. Na verdade O livro não diz que é ou não uma baleia, sim um peixe grande. Existe a possibilidade de se obter ar dentro de uma baleia sem ser engolida por ela. Na verdade, apesar de seu enorme tamanho a maioria delas se alimenta de pequenos peixes (do tamanho de um camarão ou um pouco maior) que é sugado por uma membrana que separa o espaço onde a baleia guarda sua reserva de ar de seu estômago. No entanto ela deve ser enorme para portar um ser humano.
2006-10-07 19:39:26
·
answer #3
·
answered by Sebastião O 1
·
1⤊
0⤋
Vamos lá (agora sua pergunta esta mais completa)
Jonas recebeu uma ordem de Deus pra pregar em Nínive; mas devido ao fato de odiar literalmente aquele povo, por sua imoralidade, maldade e idolatria; o Profeta resolvem dar um perdido em Deus, fugindo de sua obrigação.
O Então fugitivo Jonas, embarcou em uma viajem pra não sei lá onde, pra não ter que ir naquela maldita cidade, na verdade, ele queria que aquilo tudo virasse enchofre(como Sodoma e Gomorra)
Só que no meio de seu cruzeiro, quando uma fortíssima tempestade estava quase afundando o barco, um supersticioso resolveu botar a culpa em Deus e dizer que alguém no barco estava amaldiçoado.
A galera meio petista, fizeram uma reunião sindical e resolver fazer um sorteio; e por coincidência ou não, o coitado do Jonas, no meio de uns quinhentos outros foi o único sorteado.
... Jogaram o pobre no mar com ondas gigantescas e sem salva-vidas.
E como já sabemos, um peixe(que não foi uma baleia) o engoliu, vomitando o coitado três dias depois justamente na praia de Nínive.
Jonas arrependido pregou a mensagem de Deus naquela cidade, houve um arrependimento comunitário, e Deus poupou aquela cidade de um destino igual o de Sodoma e Gomorra.
César
2006-10-07 19:35:58
·
answer #4
·
answered by cesar l 2
·
0⤊
0⤋
relato breve: Deus por meio de sonhos disse a Jonas que fosse a Ninive para pregar o evangelho . Jonas por sua vez teve medo do povo que se revoltasse contra ele e desviou a sua viagem. o castigo de jonas foi ser engolido por um peixe e ficou ali sete noites e sete dias e depois foi vomitado em terra firme em Ninive certamente. isso explicado em minhas palavras ok?
2006-10-07 19:33:38
·
answer #5
·
answered by rogerio 3
·
0⤊
0⤋