Olá!!
Os excessos alimentares podem levar ao aumento dos níveis de ácido úrico no sangue. A homeopatia pode dar uma ajuda .grande para amenizar o problema.
A gota é um tipo de artrite aguda que se manifesta por dores agudas e inflamação nas articulações, sobretudo ao nível do dedo grande do pé. As dores podem ser de tal maneira fortes que impeçam qualquer movimento.
Cerca de 10% das purinas provêm da alimentação, sendo o restante sintetizado pelo nosso organismo.
As pessoas que sofrem desta doença devem evitar consumir alimentos muito ricos em purinas, na medida em que estas contribuem para o aumento do ácido úrico no sangue;
No paciente que elimina mal o ácido úrico pelo rim podem ser usados os uricosúricos que aumentam a excreção renal de uratos.
Um ponto fundamental do tratamento é manter o ácido úrico abaixo do normal por um tempo nunca inferior a 6 meses para que os uratos sejam desmobilizados dos tecidos e ossos, evitando a deposição dos cristais
A dieta é um item importante do tratamento do ácido úrico, mas não o único.
Os alimentos que devem ser "evitados "pelos pacientes são::
as carnes,
miúdos (fígado, coração, língua e rins),
peixes pequenos,
frutos do mar como as sardinhas, arenque, anchova, mexilhão, camarão e ovas de peixes.
Os caldos e ensopados devem ser evitados porque o ácido úrico é muito hidrossolúvel e quando qualquer tipo de carne é cozido em água, o ácido úrico se difunde e se concentra nos líquidos de cozimento.
Certos grãos como feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e grãos integrais têm muita purina e devem ser evitados.
Para finalizar, cabe dizer que toda a dieta, por melhor que seja, só pode reduzir em 25% os valores plasmáticos do ácido úrico. Isso ocorre em aproximadamente 10 dias após o início da dieta. Espero que esteja correto. Tchau, e até a próxima...
2006-10-06 20:28:55
·
answer #1
·
answered by jussylara 4
·
0⤊
0⤋
http://www.saudevidaonline.com.br/corre7m.htm
Até que ponto a taxa de ácido úrico no organismo influi na Pressão Arterial? Aliás o ácido úrico no organismo é gerado por que? Qual o melhor controle? Grato
Erardo
A taxa de ácido úrico no sangue não possui relação direta com a hipertensão arterial. O que deve ser lembrado é que alguns medicamentos antihipertensivos podem ter como efeito colateral o aumento dos nÃveis de ácido úrico.
O ácido úrico é proveniente do catabolismo celular através da metabolização de substâncias chamadas purinas, assim como da ingestão excessiva de alimentos que o contem.
O melhor controle para pacientes que possuem nÃveis elevados de ácido úrico no sangue (após avaliação por médico) é feita através da dieta e em alguns casos há a necessidade do uso de fármacos que inibem sua sÃntese ou aumentam sua excreção através dos rins.
http://www.dietnet.com.br/Doenca/urico.htm
IndivÃduos com esse distúrbio, têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteÃnas, principalmente de origem animal. Geralmente desenvolvem a gota úrica, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações.
Segue abaixo uma orientação dietética.
Alimentos a serem evitados:
- Miúdos em geral (miolo, fÃgado, rins, coração, moela)
- Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra, caranguejo
- Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galeto
- Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon
- Caldo de carne e molhos prontos
- Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, trigo
- Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache, avelã
- Presunto, banha, extrato de tomate, chocolate, pão de centeio
- Alho porró, aspargo, brócolos, cogumelo, espinafre
- Todos os grãos e sementes
Alimentos restringidos:
- Carnes magras (patinho, coxão duro)
- Peito de frango, filé de peixe (pescada branca)
"2 porções pequenas por dia"
Alimentos permitidos:
- Leite e iogurte desnatados, queijos brancos
- Ovos
- Vegetais (exceto os acima)
- Pães brancos e biscoitos de água e sal
- Frutas em geral
- Macarrão e arroz
- Batata
- Ãleos vegetais (girassol, canola), em quantidade moderada
Recomendações Importantes:
- Utilizar preparações com carnes cozidas desprezando a água do cozimento
- Carnes assadas não devem ser tostadas
- Não utilizar preparações ou alimentos ricos em gorduras
- Não ingerir bebidas alcoólicas
- Ingerir 2 a 3 litros de água por dia
Gota
http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=77
Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. à este depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária que tanto incomodam seus portadores.
à importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) serão portadoras de gota (somente 20% dos hiperucêmicos desenvolverão a doença). A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos.
Causas
·Ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue;
·Produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático. Neste caso, a pessoa produz uma grande quantidade de ácido úrico e os rins não conseguem eliminá-la. Esta causa é menos comum.
·Alguns medicamentos como diuréticos e o ácido acetil salicÃlico podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.
Sintomas
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este perÃodo o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata.
Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações. Geralmente as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, mas pode haver comprometimento de qualquer articulação.
Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade a aumentar.
O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.
Diagnóstico
Só é possÃvel fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de ácido úrico no lÃquido aspirado da articulação. Caso contrário, não é possÃvel definir o diagnóstico antes de descartar outras causas possÃveis. Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita do desenvolvimento da doença, o médico deverá indicar uma nova dosagem dentro de 2 semanas.
Um exame de raio-X pode ajudar a definir o quadro.
Tratamento
Não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontecem devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo.
Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, conseqüentemente, evitar as crises de gota.
Recomendações
·Quando em tratamento, se os nÃveis estiverem normais, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser feito sem exagero;
·Não coma frutos do mar, miúdos, excesso de carne vermelha, quando os nÃveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero.
·Não abandone o tratamento porque o nÃvel de ácido úrico sobe novamente levando a deformidades das articulações.
2006-10-07 02:31:34
·
answer #2
·
answered by CIGANO 2
·
0⤊
0⤋