Conheça o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)
A função básica de um sistema de pagamentos é transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para praticamente todos os agentes atuantes na economia brasileira, como pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras.
O novo sistema visa reduzir o número de pagamentos, riscos de crédito e liquidez, e aumentar a eficiência do sistema de pagamentos.
Atualmente, o Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis (Compe) recebe diariamente milhares de cheques, ordens de pagamento, boletos e Documentos de Crédito (DOCs). Todos esses documentos chegam até tarde da noite no sistema. Só na manhã seguinte, a informação de quanto cada banco gastou e recebeu naquele dia é enviada ao Banco Central. O BC verifica o saldo em uma espécie de conta corrente que os bancos têm na instituição - chamada de conta reserva - e descobre se alguma instituição ficou no vermelho.
O SPB introduz a Transferência Eletrônica Disponível (TED), uma operação de transferência online. A TED é uma forma de transferência de recursos entre contas mantidas em diferentes bancos, lançada pelo novo SPB em 22 de Abril de 2002, para dar mais agilidade e segurança às transações bancárias.
No início, as transferências com TED eram disponíveis somente para valores acima de R$5 milhões. Atualmente, este valor foi modificado, porém continuam restritos a pagamentos com valores superiores a R$ 5 mil.
As trocas financeiras acontecem apenas no momento em que o Banco Central tiver a certeza dos recursos financeiros existentes. Desta maneira, o favorecido terá o valor depositado em sua conta, no exato momento que pagamento for realizado.
Pessoas, empresas, governo e instituições financeiras poderão transferir dinheiro para pagamentos, cobertura de saldos, aplicações e outras finalidades com muito mais segurança e sem a espera necessária ao processamento de cheques ou DOC´s no sistema de compensação tradicional.
Os resgates de grandes volumes deverão ser agendados para garantir a disponibilidade imediata de recursos, uma vez que os bancos também não poderão mais operar junto ao Banco CentraL, com suas contas negativas.
2006-10-06 15:31:21
·
answer #1
·
answered by luan 4
·
1⤊
0⤋
Ás 18:00 horas, após isso a meia-noite e após as 6:00 da manhã, mas não é regra, existem bancos que atualizam seus extratos em horários diferentes, mas mesmo assim, com intervalos de tempo, para reduzirem custos.
2006-10-06 15:09:52
·
answer #2
·
answered by Clelio Medeiros 4
·
1⤊
0⤋