minha resposta vai ficar grande se prepara!
-Anomalias fetal diagnosticada
-Crescimento fetal retardado
-Oligoamnio – polidrâmnio
-Gravidez múltipla
-Antecedentes de doenças hereditárias
-Idade materna avançada
-Consangüinidade
-Exposição e drogas e RX
-Infecções pré-natais
-Pré-requisito em procedimento invasivo fetal
-O crescimento e desenvolvimento fetal está em grande parte na dependência da passagem de oxigênio e nutrientes da mãe para o feto, pela circulação umbílico-placentária durante a gestação.
-A avaliação clínica da circulação fetal e materna tornou-se possível nos últimos anos com o desenvolvimento da tecnologia Döppler. Esta avaliação pode ser realizada tanto de maneira qualitativa como quantitativa, utilizando método não invasivo, ou seja, sem risco a paciente.
-A análise dopplervelocimétrica tem-se mostrado de valor no estudo do crescimento e desenvolvimento fetal, bem como indica as alterações que o feto passe em mães com hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas e estados infecciosos e nas incompatibilidades sangüíneas ao fator RH.
-Outra aplicação do método diz respeito às gestações múltiplas, crescimento fetal retardado, mal formação fetal.
Os procedimentos invasivos mais frequentemente utilizados são a embrioscopia, a fetoscopia, a biopsia das vilosidades coriônicas, a amniocentese e cordocentese.
-A embrioscopia serve para a visualização fetal e detecta anomalias fetais no primeiro trimestre da gestação, com ajuda da ultrassonografia.
-A fetoscopia é um método específico e de grande valia para a avaliação do feto, e geralmente utilizada no segundo trimestre da gravidez, e serve para que se obtenha amostras de sangue e pele para exames, por exemplo.
A biópsia das vilosidades coriônicas é realizada entre a 9º e 12º semana de gestação, embora possa ser realizada até perto do nascimento. A técnica, de preferência na maioria dos serviços europeus, é transabdominal. A paciente é submetida a anestesia local, e uma agulha é introduzida através da parede abdominal materna até alcançar a placenta. O exame é realizado sob vigilância da ultrassonografia.
-A biópsia vilo corial pode ser realizada desde o primeiro trimestre de gestação, e por isto muitas patologias podem ser diagnosticadas precocemente. Entre as principais indicações desta técnica temos: o diagnóstico de doenças metabólicas hereditárias e pesquisa de cromossomopatias, como por exemplo a Síndrome de Down.
-A amniocentese é um procedimento que visa avaliar o líquido amniótico que envolve o feto. O volume obtido varia de 15 a 30 ml. O período ideal para realizar a amniocentese para pesquisa de alterações genéticas é entre 16º a 18º semana, podendo, no entanto, ser executada até o final de gestação, com o propósito de pesquisa a maturidade fetal.
A amniocentese tem indicação que varia de acordo com a idade gestacional. No início da gestação, sua finalidade é para avaliação genética, enquanto que em fases mais avançadas, é dirigida para avaliação de maturidade pulmonar fetal e para controle de fetos com risco de isoimunização RH, e problemas de incompatibilidade sangüínea entre a mãe e o feto.
A cordocentese é o método de obtenção do sangue do feto para estudo. O sangue é retirado diretamente da veia do cordão umbilical sob vigilância da ultrassonografia.
Assim, hoje a medicina fetal, além de uma especialidade, que ganhou o seu espaço, vem a cada dia demonstrando progressos no sentido de propiciar e reduzir os riscos de uma gestação.
coloquei outras situações nessa resposta mas para qualquer terapia acima citada é necessário fazer a ultrassonografia primeiramente.
espero ter ajudado.
2006-10-06 14:50:16
·
answer #1
·
answered by Magrinha 3
·
0⤊
0⤋
Depende de quanto tempo de gravidez você esta, e qual a ultrasson você vai fazer, quando estava grávida fiz 2 comuns, 1 bem detalhada pra vê se o bebe era normal, órgãos e etc, e depois fiz uma 3D que e colorida e da pra vê o rostinho do bebe bem.
Converse com o seu medico.
bj
2006-10-06 21:28:26
·
answer #2
·
answered by Al 3
·
0⤊
0⤋
o principal é a medição da transluzência nucal que detecta se o bebê terá síndrome de down,se o feto está perfeito,peso e tamanho para passar uma nutrição adequada para a futura mamãe.Boa sorte para quem necessitou dessa resposta(não esqueça de avaliar a minha resposta)
2006-10-06 21:25:24
·
answer #3
·
answered by super danny 1
·
0⤊
0⤋