Muitos anos antes da época evangélica o povo judeu era escravo no Egito. Então Deus, através de Moisés, o livrou da escravidão e o levou à “terra prometida”. Moisés, assim como Davi, Abraão, Jacó, foram líderes que conduziram seu povo. Foram chefes políticos, que ajudaram a fundar e a estruturar a consciência judaica. Foram líderes de um povo, de uma nação.
A maioria dos profetas do Velho Testamento descreveu este mesmo caminho. A palavra comum (ao analisar o Messias que viria) era um líder triunfante, um chefe. Ele conduziria seu povo à liberdade e derrotaria seus dominadores.
Isaías foi um profeta que descreveu o Messias sem a “roupagem” do poder e do triunfo político. Ele descrevia um Messias místico, que falava e vivia o sentido mais profundo e atemporal de Deus. Um Messias que sofreria por causa da ignorância dos homens.
Quando Jesus nasceu a Palestina estava sob o domínio do império romano. O povo judeu desejava ardentemente a liberdade. Muitas revoltas já haviam acontecido e iriam acontecer nesta província. Mais do que nunca a palavra Messias era associada à idéia de libertação das leis romanas. Um Messias verdadeiro seria um Messias guerreiro que iria libertar seu país e ser seu rei.
Aqueles que seguiam Jesus, que viam seus milagres e percebiam autoridade em Sua fala, não tardaram a confundi-Lo com esse Messias guerreiro/estadista. Eles sabiam que Ele tinha poder. O que restava era saber quando Ele iria assumir a liderança do Seu povo e tomar o poder. Mas isto Jesus não fez. E muitos foram os que se decepcionaram.
Estes, que se decepcionaram, não queriam que Jesus fosse Ele mesmo, que seguisse Seu Sagrado Caminho. Eles queriam que Jesus fizesse o que o povo esperava que fosse feito pelo “verdadeiro” Messias. Mas Jesus não se desviou do Seu caminho, não permitiu que o orgulho, a vaidade e a sede de poder O dominassem. Ele disse: “Eu vim para servir.”
Muitos, milhares, chegaram a acreditar que Jesus pudesse ser o rei-libertador da pátria. No domingo anterior à Páscoa Jesus entrou em Jerusalém com a multidão em êxtase. Eles O receberam de braços abertos, gritaram e idolatraram-No. Mas estes milhares não queriam seguir o caminho de Deus. Apenas queriam que Jesus realizasse a vontade deles mesmos: que fosse criado um novo reino Judeu soberano. Jesus deveria cumprir a vontade de quem? Do povo ou de Deus? Jesus sabia que o Caminho a ser escolhido deveria servir para todos os povos, em todos os tempos.
Em vez de criar um reino que logo se corromperia e seria tão opressor como os outros, Jesus preferiu nos deixar Sua história, palavras e exemplos como testamento. Sua vida serviria de Luz para guiar a humanidade. Não só um povo, mas todos os povos, em todas as épocas.
Jesus pagou um preço por não ter feito o que os homens queriam. A idolatria se transformou em raiva ou em frieza do coração. Assim, apenas os mais próximos e os amigos choraram sua morte. A cidade assistiu o drama da crucificação entre indiferente e hostil.
Comentário: apesar de todos os problemas é nos países cristãos que encontramos o maior nível de respeito aos direitos humanos, à democracia, à liberdade de pensamento. É também nos países cristãos que encontramos os maiores movimentos ecológicos, a maior quantidade de ONGs para ajudar aos próximos. É nestes países que a luta contra o despotismo, corrupção e discriminação às mulheres estão mais desenvolvidas. Isto é um dos frutos das palavras e do exemplo do Mestre Jesus.
2006-10-06 09:09:25
·
answer #1
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Eles estão esperando até hoje, não sabia não?
2006-10-06 09:54:31
·
answer #2
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Jesus Cristo
2006-10-06 09:45:44
·
answer #3
·
answered by Mirian 2
·
0⤊
0⤋
Simplesmente um guerreio lutador, mas foram presenteados com um homemDeus humilde e servidor, por isso nao O aceitam.
2006-10-06 09:24:27
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Muito antes desta era, D'us enviará Mashiach para preparar o mundo para este momento. Será um homem de carne e osso, descendente do rei David, grande estudioso e profundo conhecedor de Torá. Um homem de grande influência, cuja missão será aproximar todos os judeus para o estudo de Torá e cumprimento de mitsvot; e terá êxito. Construirá o Terceiro Templo sagrado em Jerusalém, trazendo a paz e reunirá todo o povo judeu na Terra Santa.
A palavra Mashiach significa "ungido". Antigamente, quando um rei subia ao trono, ele era ungido com óleo. Assim também, haverá um tempo no futuro em que um judeu que seja instruído e descendente do Rei David será ungido como rei e construirá um Templo em Jerusalém, e reunirá todos os judeus em Israel. este Rei é Mashiach.
Nos dias de Mashiach, não haverá guerras nem fome, e todos terão tudo que desejam. Os judeus poderão sentar e estudar Torá em paz e o mundo inteiro estará repleto do conhecimento de D'us. A geração que estamos vivendo é a geração anterior à chegada de Mashiach, e esperamos ansiosamente sua chegada todos os dias. Também cumprimos muitas mitsvot para apressar sua vinda.
2006-10-06 09:23:17
·
answer #5
·
answered by Lestat de Lioncourt Ť 2
·
0⤊
0⤋
Os judeus, na Idade Antiga, sempre viveram oprimidos por impérios poderosos, mas sempre acreditaram que seu deus lhes daria o domínio do mundo.
O messias judeu deveria ser um rei poderoso, capaz de destruir os grande impérios que oprimiam aquele povo, conquistar a terra e submeter a humanidade aos caprichos dos hebreus, conforme seus fundamentalismos religiosos e despóticos.
Hoje encontraram este messias em George Bush
2006-10-06 09:15:38
·
answer #6
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Esperava não... espera....
Eles esperam até hoje...
Com certeza alguém com poder político, para reinar, alguém como o rei Davi...
Mas Yeshua a uns 2006 anos atrás chegou como um cordeiro.
O resto vc já sabe...
2006-10-06 09:06:26
·
answer #7
·
answered by Ari C 1
·
0⤊
0⤋
era um tal de campo mourão , não me lembro o nome
2006-10-06 09:05:08
·
answer #8
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
Alguém para unificar e liderar os judeus contra os seus opressores, como o Império Romano.
2006-10-06 09:01:17
·
answer #9
·
answered by Jeanioz 5
·
0⤊
0⤋
nao tenho certeza acho q e maomeh tbm nao sei se e assim q se escreve
2006-10-06 08:57:21
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋