Os magos só são mencionados em apenas um dos quatro evangelhos, o de Mateus. Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica o número deles. Sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural – e não há nenhuma menção de que eram reis. “Não há evidência histórica da existência dessas pessoas”, diz André Chevitaresse, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “São personagens criados pelo evangelista Mateus para simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos.”
De qualquer forma, a tradição permaneceu viva e foi apenas no século III que eles receberam o título de reis – provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”. Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
Quem hoje for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos reis magos. De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer. Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia. “Não sei quem está enterrado lá, mas com certeza não são eles”, diz o teólogo Jaldemir Vitório, do Centro de Estudo Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte. “Mas isso não diminui a beleza da simbologia do Evangelho de Mateus ao narrar o nascimento de Cristo.” Afinal, devemos aos magos até a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antigüidade, ouro era o presente para um rei. Incenso, para um religioso. E mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a mortalidade).
2006-10-06 09:07:20
·
answer #1
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Onde que na Bíblia esta escrito que era 3 os reis magos?? ñ esta dizendo quanto eram os reis magos.... Da mesma forma onde na Bíblia diz que Eva deu maçã para Adão comer? Poderia ter sido uma jaca ou melancia..... na Bíblia só diz q foi um fruto..... BJIM
2006-10-06 21:46:56
·
answer #2
·
answered by Baixinha_Invokda 2
·
0⤊
0⤋
eram astrólogos ou seja jesus foi abençoado por "pagãos".
2006-10-06 17:14:37
·
answer #3
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
Deve fazer parte da tradição, realmente na Bíblia são citados alguns magos.
"As referências bíblicas são vagas e o episódio quase passa despercebido dos evangelistas, mas as contribuições da tradição patriática são muitas e, como elas têm força de fé e verdade, nelas devemos buscar grande parte das coisas que se contam dos santos Belchior, Gaspar e Baltazar já referidos pelos profetas do Velho Testamento, que vaticinavam a homenagem dos Reis ao humilde filho de Davi que deveria nascer em Belém.
De onde vieram e o que buscavam, pouca gente sabe. Vinham do Oriente e Baltazar, o mago negro talvez viesse de Sabá (terra misteriosa que seria o sul da Península Arábica ou, como querem os etíopes, a Abissínia). Simbolizam também as três unicas raças bíblicas, isso é, os semitas, jafetitas e camitas. Uma homenagem, pois, de todos os homens da Terra ao Rei dos Reis.
Eram magos, isto é, astrólogos e não feiticeiros. Naquele tempo a palavra mago tinha esse sentido, confundindo-se também com os termos sábio e filósofo. Eles prescrutavam o firmamento e sentiram-se chocados com a presença de um novo astro e, cada um deles, deixando suas terras depois de consultar seus pergaminhos e papiros cheios de palavras mágicas e fórmulas secretas, teve a revelação de que havia nascido o novo Rei de Judá e, que ele, como soberano, deveria, também, prestar seu preito ao menino que seria o monarca de todos os povos, embora o seu Reino não fosse deste mundo."
2006-10-06 16:06:56
·
answer #4
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Ãndia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
Mais informações no link abaixo:
2006-10-06 16:02:48
·
answer #5
·
answered by Malukinho©® 4
·
0⤊
0⤋
Baltasar, Gaspar e Belchior
2006-10-06 15:57:57
·
answer #6
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
0⤊
0⤋
Tudo bem,eu respondo,foi o número um,o número dois e finalmente....Baltasar ! eeeeeelasqueira!
2006-10-06 15:56:29
·
answer #7
·
answered by Nostradamus 4
·
0⤊
0⤋
Eu sei que o nome dum deles é Baltazar mas os outros eu não faço a minima idéia...
2006-10-06 15:56:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiramente você precisa ler a Bíblia, pois em lugar algum menciona que eram TRÊS, os Reis Magos.
2006-10-06 15:56:08
·
answer #9
·
answered by Mafele 2
·
0⤊
0⤋
Merlin, Harry Potter e Gandalf...
2006-10-06 15:55:15
·
answer #10
·
answered by Makoto 6
·
0⤊
0⤋