As pessoas experimentam a depressão clínica de maneiras muito diferentes. Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Se alguém apresenta, por um período maior que duas semanas cinco ou mais dos sintomas da lista abaixo ou se os sintomas são tão severos que interferem em sua vida diária, afirmamos que ela apresenta uma depressão clínica.
Sintomas de depressão clínica
- Tristeza prolongada, ´´sensação de vazio`` e ataques de choro sem explicação.
- Dormir muito pouco ou dormir demasiado.
02
- Perda de apetite e de peso ou aumento de apetite e de peso.
- Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas.
- Inquietação ou irritabilidade.
- Sintomas físicos persistentes que não respondem ao tratamento (como dor de cabeça, dor crônica, prisão-de-ventre e outras alterações digestivas).
- Dificuldades para concentrar-se, recordar ou tomar decisões.
- Fadiga ou perda de energia.
- Sentimento de culpa, de desesperança ou inutilidade.
- Pensamentos recorrentes sobre a morte ou suícidio.
O primeiro passo na jornada da recuperação de uma pessoa que apresenta os sintomas de depressão clínica é entrar em contato com um profissional de saúde mental. Somente um profissional com treinamento poderá estabelecer um diagnóstico, diferenciar outras condições que podem estar determinando a depressão, como o uso de alguns medicamentos, doenças clínicas, etc., e indicar as melhores opções de tratamento na comunidade.
Devemos lembrar que quanto antes isto for feito, melhor. A depressão traz um risco de suicídio muito elevado. É uma condição que necessita de um tratamento vigoroso.
Muitas causas podem contribuir para que uma pessoa tenha uma depressão clínica. Em algumas pessoas um só fator parece estar envolvido. Outras ficam deprimidas sem nenhuma causa aparente. Independente da causa ou causas da depressão clínica, ela precisa ser diagnosticada e tratada.
Os fatores mais comumente implicados são:
. Biológicos - As pessoas com depressão clínica podem ter excesso ou falta de algumas substâncias no cérebro, os chamados ´´neurotransmissores``. As mudanças nestas substâncias podem causar ou contribuir para a depressão.
03
. Cognitivos - Pessoas que tem um padrão negativo de pensamento - pessoas que são pessimistas, que se preocupam excessivamente, que tem uma auto-estima baixa ou sentem que tem pouco controle sobre os acontecimentos da vida - são mais passíveis de desenvolver uma depressão.
. Fatores ligados ao sexo - as mulheres têm o dobro de possibilidade de desenvolver uma depressão que os homens. Isto pode estar ligado tanto aos fatores biológicos (hormonais) quanto aos culturais ( o papel da mulher na nossa sociedade).
. Medicamentos -
Alguns medicamentos podem causar depressão e este é um fator muito importante no nosso país onde a auto-medicação é uma prática rotineira.
. Genética - Os componentes genéticos da depressão ficam visíveis em familias onde a depressão ocorre com uma frequência elevada.
. Situacionais - Dificuldades na vida, incluindo problemas financeiros, divórcio, morte de pessoas amadas, mudanças ou qualquer perda significativa pode contribuir para a depressão clínica.
. Co-ocorrência - A depressão clínica frequentemente ocorre junto com certas doenças como derrame, doença cardíaca, câncer, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, diabetes e transtornos hormonais. Esta depressão é chamada de co-ocorrente e é importante que ela seja tratada ao mesmo tempo que a doença física.
- A depressão clínica pode ´´co-ocorrer`` em pessoas com outros transtornos mentais tais como transtornos alimentares, transtornos de ansiedade incluindo a síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e síndrome de estresse-pós-traumático.
- No esforço para tentar lidar com a dor emocional ocasionada pela depressão clínica algumas pessoas tentam se ´´auto-medicar`` com o abuso de bebidas alcoólicas e drogas ilegais. Portanto, a depressão clínica pode ´´co-ocorrer`` com o abuso de drogas ilegais e de bebidas alcoólicas.
2006-10-05 04:11:22
·
answer #1
·
answered by -=|Å£ßÅ|=- 3
·
1⤊
0⤋
me ajuda,eu preciso de alguem que queira me dar atenção.
ninguem consegue me entender
2006-10-08 21:33:40
·
answer #2
·
answered by ray 1
·
0⤊
0⤋
eu ach q a melhor forma é falando q ela pode contar com vc , mas não fica dando lição de moral, pq se a pessoa ta triste não é pq quer, mas pq não consegue se sentir de outra forma.incentive-a a se tratar.antes eu queria só q fizessem isso por mim, mas ninguém percebeu como eu estava ferido de morte por dentro.tive q me virar sozinho e enfrentar sozinho a pior de todas as doenças.mas a solidão foi pior q qq tristeza...abraço...
2006-10-06 10:32:14
·
answer #3
·
answered by 14 bis 1
·
0⤊
0⤋
Olá! Sim, há um produto fantástico com 150 nutrientes diferentes que normalmente dá bons resultados nessa área. Você pode saber mais lendo este livrinho: http://www.noni-is-good.com/tni/1970603/pdf/livrononi.pdf
Para adquirir este produto, visite este site: http://www.tni.com/1970603
Para se cadastrar como consultor desta empresa faça seu registro aqui:
https://www.tahitiannoni.com/brazil/br_portuguese/retail/application/application.html?ID=1970603
Para assistir a uma palestra sobre este produto instale este software:
http://sala-do-seminario.pt.vu/
Entre com o nick: Luis Vitor - (Seu nome)
2006-10-05 11:39:44
·
answer #4
·
answered by MCCS Network 1
·
0⤊
0⤋
Olá Senna!
Não entendi a sua pergunta, mas deduzo que seja do seu interesse ajudar pessoas depressivas.
Entre em contato comigo, talvez eu tenha a resposta...
Um abraço e boa sorte!
2006-10-05 11:35:16
·
answer #5
·
answered by João Batista M 1
·
0⤊
0⤋
Como Médico que sou,a melhor ajuda que uma pessoa que sofre de depressão é ser o mais rápidamente ser seguida por um Médico Psiquiatra.
Se quer ajudar sua amiga leve-a lá e fique satisfeita consigo mesma porque lhe deu a melhor ajuda que lhe podia dar.
Vai ver que um dia ela não vai mais esquecer a prova de amizade que tem por ela.
Valeu?
Beijinhos e boa ajuda para a sua amiga.
2006-10-05 11:16:32
·
answer #6
·
answered by Costa 7
·
0⤊
0⤋
OLÁ.
Ai amiga é tão bom ajudar.
Comece mostrando a essa pessoa o quanto a AMA, o quanto a quer bem, o quanto ela VALE pra você, isso fará a pessoa se sentir valorizada, isso dá vida a pessoa...
Leia em voz alta coisas positivas, animadoras, questione com ela, a faça pensar no LADO BOM DA VIDA...
Fale sobre Deus, seja ela o nome que tiver na sua religião, Deus dá a saúde, você ajuda a mantê-la.
Cante, sorria mais perto desta pessoa, o sorriso contagia, envolve, aquece, afaga e salva, o sorriso tem o poder de curar...
A alegria é cicatrizante.
Ame , ame muito, dê esse amor em forma de agradecimento, de música, convide a pessoa a plantar ...
NEGA LÍ
2006-10-05 11:16:01
·
answer #7
·
answered by NEGA LÍ 3
·
0⤊
0⤋
Se for alguém próximo, procure ser amigo e entendê-la. Dar seu apoio e compreensão. Peça a Deus para dar forças a ela e o mais importante: aconselhe a procurar um acompanhamento médico. Se puder, procure motivá-la a procurar um sentido para sua vida.
2006-10-05 11:15:51
·
answer #8
·
answered by abpr42 3
·
0⤊
0⤋
Acredito que as pessoas que entram em depressão devem sempre procurar ajuda médica, um psicólogo. Pois só ele irá poder avaliar o "grau" da depressão, desenvolver uma terapia adequada e até mesmo (quando preciso) receitar algum anti-depressivo ao paciente.
2006-10-05 11:13:33
·
answer #9
·
answered by Lais 2
·
0⤊
0⤋