vou ser mais especifico e te explicar como funciona um motor turbinado, com detalhes ricos no processo de funcionamento da combustão por completo.
1 - Dentro do motor voce encontra o seguinte;
a. Girabrequin, pistoes, bielas, aneis e bronzinas, comando de valvulas, valvulas. (basicamente voce precisa saber disso).
2 - O Motor é dividido em 2 partes Parte de baixo, que vamos chamar de bloco e parte de cima que vamos chamar de cabeçote.
3 - Na parte de baixo, fica o girabrequin, bielas e pistoes
4 - Na parte de cima fica as valvulas, comando,
existem 2 correias no motor ' a famosa correia dentada, eh responsavel por girar o comando de valvulas e o girabrequin '
e existe a correia do motor de partida.
O Motor de partida fica acoplado ao motor, e eh eletrico, ligado diretamente na bateria.
Quando voce da a partida, varias coisas ao mesmo tempo acontece.
O Motor de partida eletrico, gira o girabrequin atraves da correia, as bielas que sao responsaveis pelo encaixe do pistao no girabrequin entram em movimento. Elas sobem e descem movimento os pistoes. Quando o girabrequin gira, o comando de valvulas tambem gira.
O Responsavel pela abertura das valvulas é o comando.
Entao funciona assim:
1. voce da a partida, o motor de partida movimenta o girabrequin, que movimenta o comando de valvulas, o comando abre as valvulas, o ar e combustivel (imagine um desodorante spray - eh mais ou menos assim que é a mistura) a mistura, eh empurrada para dentro dos cilindros atraves do processo de succao criado pelo descer dos pistoes. Quando a valvula eh fechada, e os pistoes estão subindo é criado um vacuo, e quando as valvulas abrem, os pistoes descem. Nesse momento, com as valvulas abertas, a mistura entra, permane na cabeça dos pistao, e quando a mistura esta lah no interior do cilindro, uma faisca eletrica conduzida pela vela, aciona a explosão. a faisca eh gerada no ponto certinho, ou seja, quando o pistão ja esta lá em cima novamente. A explosao faz com que o pistao desça rapidamente.
A queima não é 100% perfeita, e o respiro, ou ar que não é aproveitado, é encaminhado para o coletor de escape ..., e é descartado.
A Turbina entra ai. Entre o coletor de escape, e coletor de admissão. Ela reaproveita essa mistura que não foi queimada, e como ela eh espelida com um pouquinho de pressão, é o suficiente para girar as pas da turbina. Conforme as pas de admissao da turbina é acionada, o ar eh armazenado no compressor, o ar eh comprimido, e volta para dentro do carburador ficando preso na tampa de compressão. junto com a valvula de prioridade. A valvula de prioridade é a responsavel pelo famoso espirro.
Logo, o que acontece ... como o ar chega comprimido dentro do carburador, se as borboletas do carburador estiver aberta, o comando ta girando, abrindo e fechando valvulas, as valvulas estao admitindo um ar muito mais comprimido, e quando fechadas, a explosão é muito mais forte devido a compressao.
quando não existe mais aceleração, as borboletas do carburador se fecham automaticamente, e aquele ar q esta ali comprimido dentro da tampa de compressao q fica por cima do carburador, eh aliviada pela valvula de prioridade para nao explodir... eh quando ouvimos o espirro.
é assim que funciona :)
hahauahua
que texto :P
2006-10-06 07:52:44
·
answer #1
·
answered by zoidez 5
·
0⤊
0⤋
Um motor a combustão, funciona com base na liberação de energia quando ocorre a queima de combustível e oxigênio. Durante a explosão da combustão o ar tende a se expandir com força e é esta força que é usada para colocar as partes do motor em movimento.
Dentro de um cilindro, existe um pistão que sobe e desce o tempo todo. O movimento é semelhante ao movimento de uma seringa.
A maioria dos motores utiliza 4 movimentos ou 4 tempos para este processo.
1o.) Admissão: Uma das válvulas é aberta para trazer ar e combustível e o pistão desce aspirando esta mistura.
2o.) Compressão: A válvula é fechada e o pistão sobe.
3o.) Explosão: A válvula continua fechada e devido a expansão da explosão o pistão é empurrado para baixo. É esta energia que é transmitida para o motor.
4o.) Expulsão: Uma outra válvula ligada ao escapamento é aberta e o pistão sobe, empurrando para fora os gases queimados.
Geralmente os motores possuem 4 cilindros. Os quatro cilindros estão cada um em uma fase. Assim, sempre há um cilindro diferente na fase da explosão transferindo energia para o motor.
2006-10-05 04:29:49
·
answer #2
·
answered by Eduardo Costa 4
·
1⤊
0⤋
O motor é constituído de pistões , válvulas e uma espécie de eixo.
A queima se dá nas velas do carro, que por sua vez movimenta os pistões fazendo com que esse movimente as válvulas, o eixo e assim o carro ande.
2006-10-05 04:10:13
·
answer #4
·
answered by Jason S 3
·
0⤊
0⤋